O que fazer em Curitiba


  Curitiba  3332 visualizações

Capital do estado do Paraná, Curitiba é uma das cidades mais prestigiadas e queridas do Brasil e os motivos que explicam isso são vários: é um dos lugares mais urbanamente desenvolvidos do país, tem um sistema de transporte que é referência internacional, é ecologicamente sustentável, oferece excelentes qualidade de vida e infraestrutura, e sem mencionar que são poucos os destinos brasileiros que são tão amigáveis para o turista quanto essa incrível metrópole. Hà muito o que fazer em Curitiba, e esse post conta tudo para você. 

É muito fácil se locomover na cidade para quem Curitiba, principalmente usando a Linha Turismo, ônibus turísticos de dois andares que rodam a cidade inteira e levam aos principais atrativos. Se você ainda tem pouco tempo para conhecer tudo, usar esse meio de transporte pode ser muito útil, e para garantir uma viagem completa e não deixar de conhecer os melhores pontos, o Dubbi, site feito especialmente para os viajantes, planejou o roteiro perfeito de três dias para você não perder absolutamente nada de importante para quem busca o que fazer em Curitiba.

 DUBBI  adicionou foto de Curitiba Foto 1

Foto: shutterstock

O que fazer em  Curitiba: 1º dia
Siga em direção à Praça Tiradentes para pegar o primeiro ônibus do dia; de lá, você irá passar por algumas das atrações no centro da cidade e arredores, como a Rua das Flores, a Rua 24 Horas, o Museu Ferroviário e o Paço da Liberdade, onde você pode optar por descer e conhecer a região, ou então seguir até o Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais de Curitiba e um dos pontos turísticos mais populares do país. O passeio por lá pode demorar um pouco, portanto, ao sair, nós sugerimos uma pausa para o almoço no restaurante Kharina.

Em seguida, volte para o ônibus e vá para outras duas importantíssimas atrações e símbolos da cidade – primeiro, o Museu Oscar Niemeyer, considerado um dos espaços mais bonitos de Curitiba, projetado pelo famoso arquiteto, com obras contemporâneas e mostras temporárias; depois, a alguns minutos de ônibus do museu, a Ópera de Arame, um teatro com estrutura metálica e paredes transparentes, erguido sobre um lago, que vale a visita apenas pelo seu visual deslumbrante, mesmo sem espetáculos em cartaz.

 DUBBI  adicionou foto de Curitiba Foto 2

Foto: shutterstock

O que fazer em Curitiba: 2º dia
Caso você não queira comprar ingresso da Linha Turismo novamente para o segundo dia, nosso conselho é utilizar o transporte público de Curitiba, pois é extremamente eficiente e fácil e leva a todos os atrativos. Para começar o dia, aproveite para passar a manhã no Largo da Ordem, espaço boêmio muito famoso por causa de suas feirinhas de artesanato e das construções do século 18, como a Casa Romário Martins, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, o Museu de Arte Sacra e o Palácio Garibaldi. Estenda o dia por lá até o horário do almoço para ir ao Bar do Alemão. Caso procure o que fazer em Curitiba no domingo, a famosa Feira do Largo da Ordem vai estar acontecendo e você pode comer nas barraquinhas, cada uma oferecendo um tipo de comida.

Já ali por perto, você pode ir à Torre Panorâmica para subir no deck observatório, a mais de cem metros de altura, para ter uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas de Curitiba. Antes do final da tarde, siga para o Parque Tanguá, que abriga uma das mais belas vistas da cidade, além de jardins, um lago, mirante, trilhas na mata e cachoeira artificial, e então termine o dia assistindo ao pôr-do-sol por lá.

 DUBBI  adicionou foto de Curitiba Foto 3

Foto: shutterstock

O que fazer em Curitiba: 3º dia
Para um último dia tranquilo, nossa dica é passar a manhã em Santa Felicidade, famoso bairro que surgiu com a chegada dos imigrantes italianos e muito importante não só por ser o principal eixo gastronômico de Curitiba, mas também pelo seu valor histórico e arquitetônico, que é refletido em algumas construções como as casas dos Gerânios, dos Painéis, das Arcadas e Culpi, e seu inédito panteão, constituído por 18 capelas em estilo neoclássico e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. É lá ainda que você achará o segundo maior restaurante do mundo, o Madalosso, local ideal para quem procura onde comer em Curitiba.

Para o resto do dia, há inúmeros parques na cidade que valem muito a pena conhecer. O Bosque Alemão, por exemplo, abriga uma sala de concertos em meio ao gramado, homenagem aos compositores clássicos alemães, como Bach, Mozart e Beethoven; o Oratório de Bach, réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico; a Casa da Bruxa (ou Casa de Contos), biblioteca infantil; entre muitas outras atrações. Já o Parque Barigui é um dos preferidos dos curitibanos para fazer caminhadas, piqueniques e passeios de pedalinho no lago, observar animais silvestres que aparecem por lá e visitar ainda o Museu do Automóvel. Entre outros parques populares estão também o Passeio Público, o Bosque do Papa e o Parque Tingui.

Se você preferir, pode ainda trocar os parques pelo centro histórico e passar o resto do seu dia passeando pelas charmosas ruas 24 Horas e das Flores e pelo Paço da Liberdade, caso não tenha feito a parada do ônibus no primeiro dia para conhecer essa região. 

Se você procura o que fazer em Curitiba à noite, o bairro Batel é o ideal, cheio de barzinhos e restaurantes um do lado do outro. 

 DUBBI  adicionou foto de Curitiba Foto 4

Foto: shutterstock

A região entre o centro histórico e o bairro Batel, área nobre da cidade, é a melhor opção para se hospedar em Curitiba, pois além de estar mais próximo das principais atrações e de shoppings, restaurantes e bares, é também onde se concentra o maior número de hotéis. Nós sugerimos o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Ibis Curitiba Batel, o Transamerica Prime Batel e o Mercure Sete de Setembro.

Em resumo, lugares para passear em Curitiba é o que não falta. Boa viagem!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Curitiba,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.