O que fazer em Blumenau (SC)


  Blumenau  4369 visualizações

A cidade de Blumenau é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest, a maior festa alemã fora da Alemanha. Mas a cidade catarinense de mais de 300 mil habitantes pode receber turistas o ano inteiro, para saborear a deliciosa culinária alemã espalhada em seus bares e restaurantes. Sem contar a natureza em volta, também muito bonita.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 1

Quer saber o que fazer em Blumenau? Vem com o Dubbi!

Oktoberfest
O que fazer em Blumenau? Não tenha dúvidas que a resposta será a Festa da Cerveja, mais conhecida como Oktoberfest. É nada mais nada menos do que a segunda maior festa cervejeira depois da original de Munique (na qual se inspirou, aliás). A cerveja é o carro-chefe, mas é claro que o evento envolve muitas outras coisas: danças, música, culinária e tradições alemãs estão presentes todos os dias.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 2

Divulgação/Shutterstock

O viajante Julio Souza, de Guarulhos, escreveu um mini-guia essencial para todo viajante.

  1. Compre os ingressos antes! No dia tem uma fila enorme. Um amigo meu decidiu comprar na hora e demorou quase uma hora e meia para entrar.
  1. Se quer ver apresentação e algo mais cultural, vá durante a semana. No final de semana tem bastante turista e um pessoal mais jovem, vira quase uma micareta.
  1. Muita paciência porque tem fila para tudo (principalmente no sábado). Para ir ao banheiro, por exemplo, demora quase meia hora.
  1. Os shows são bem legais, é diversão garantida!

Este ano a Oktoberfest aconteceu de 5 a 23 de outubro, mas aproveite que ainda falta um ano para a próxima e já comece a organizar. Chame os amigos, reserve um final de semana do mês de outubro e bora tomar muita cerveja boa e conhecer gente legal!

Mirante do Parque Spitzkopf
Não é só de cerveja e casinhas enxaimel que vive a cidade catarinense. Há muito o que fazer em Blumenau em meio à sua natureza. Exemplo disso é o Parque Spitzkopf, um verdadeiro patrimônio ambiental. As trilhas por lá são em mata bastante fechada, com uma riqueza de biodiversidade. A mais desafiadora das caminhadas é a que leva até o mirante do Parque Spitzkopf. São cerca de duas horas e meia de subida em terreno íngreme. O topo dos mil metros, no entanto, com uma vista arrebatadora de toda a região, compensam.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 3

O parque está localizado em propriedade particular. Em 2014, mudaram os donos, que passaram a cobrar entrada (R$ 10) e limitaram-na aos finais de semana e feriado.   

Parque Municipal São Francisco de Assis
Continuando as dicas do que fazer em Blumenau na natureza, o Parque Municipal São Francisco de Assis é uma boa opção, principalmente se você não tem o fôlego todo que o anterior exige (ou se está no meio da semana, em que ele é fechado). É facinho de chegar, na área central da cidade, atrás do Shopping Neumarkt.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 4

Divulgação/Shutterstock

Sua reabertura, em 2014, foi motivo de comemoração para Blumenau, pois permaneceu seis anos fechado, desde a tragédia das chuvas de 2008, que deixou mais de 100 mortos no estado. O parque tem 23 hectares de Mata Atlântica preservada, reserva ótimas trilhas e é um bom ponto de encontro de moradores e turistas.

Parque Vila Germânica
É o centro de eventos mais famoso de Blumenau, que abriga os principais acontecimentos da cidade, como a Oktoberfest, a Osterdorf (baseado nas tradições pascais germânicas), Weihnachtsdorf  (baseado nas tradições natalinas alemãs), o Festival da Cerveja e a Festitália.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 5

Divulgação/Shutterstock

O que e onde comer
Depois de respondida a pergunta “o que fazer em Blumenau”, hora de se preocupar com o estômago, que já está roncando de fome. E os pratos típicos, muitos de origem alemã, cuja colonização é mais forte, estão presentes por toda a cidade. O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, fala com tamanha propriedade que até parece um local. “Não deixe de comer o strudel, que é um folhado de maçã muito gostoso. O marreco assado é um clássico. Um doce muito famoso por lá é a cuca, um bolo alemão com uma massa coberta de farofa feita basicamente com farinha, manteiga e açúcar, que acompanham diferentes cobertura de frutas, castanhas, caldas e recheios”, explica.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 6

Divulgação/Shutterstock

O viajante ainda cita outras três opções. “O rollmops, que lá é feito com filé de sardinha em conserva, o hackepeter, um prato típico alemão a base de carne crua e com temperos fortes, e a batata recheada, que são realmente muito bons”, completa.

Quem pensa que as dicas do Dennis sobre o que fazer em Blumenau acabaram, está enganado. Ele ainda indica lugares para comer e beber. “Para tomar um bom chope, vá a Bierland, ao Wunder Bier, ao Basement English Pub e ao Don Pub”, diz. Em todos eles, as melhores cervejas artesanais, em um ambiente agradável. Para forrar o estômago, mais uma preciosa lista de Dennis: Estação Eisenbahn, Alemão Batata, Bier Vila, Restaurante Moinho do Vale, Cafehaus Glória e Abendbrothaus.

DUBBI  adicionou foto de Blumenau Foto 7

Divulgação/Shutterstock

Aos cervejeiros de plantão
Já demos dicas de vários lugares onde é possível beber uma boa cervejinha. Mas quem tem um grau a mais na paixão pela cevada (e para os curiosos de plantão) é interessante a visita à fábrica da Eisenbahn, cervejaria surgida em 2002, que em pouco tempo consolidou-se como uma da mais importantes do Brasil, criando produtos refinados com um preço acessível. O local conta com um bar, em que é possível provar todos os sabores da marca. A de trigo costuma agradar a muitos paladares, por isso tem alta saída.

Onde ficar
A viajante Laís, de Florianópolis, recomenda três hotéis: Plaza Blumenau, Hotel Glória e Ibis (o básico de sempre). “Só fiquem atentos se a viagem for em época de Oktoberfest, pois os hotéis esgotam bem antes”, diz.

Bate-volta
Como é de praxe nos textos do Dubbi, indicamos sempre um lugar para fazer bate-volta. Quem quiser passar parte de um dia fora de Blumenau, siga novamente as dicas da Laís: Pomerode, a apenas 30 km. “É a cidade mais alemã do Brasil. É bem pequena, mas tem um zoo legal e várias padarias que servem delícias alemãs”, afirma.

Tem mais dicas do que fazer em Blumenau? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Blumenau,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.