O que é a dor de ouvido que dá no avião (ainda pior quando se está gripado) e como amenizá-la


 Pelo Mundo     América, Europa, Ásia, África, Oceania, Brasil  28594 visualizações

O sentimento de andar de avião costuma ser oposto: há os que amam e os que odeiam. Mas um aspecto é comum aos dois casos: a dor de ouvido que pode aparecer. Pensando nisso, o “Fique Esperto” dessa semana explica o que é essa dor e como fazer para diminui-la.

Conhecido como barotrauma, ela é causada pela oscilação da pressão atmosférica no interior de um avião. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica - um voo chega a atingir 2.500 metros acima do mar. A diferença entre a pressão sentida pelo ouvido médio e a existente no ambiente exterior é que causa o barotrauma no avião - ela varia de pessoa para pessoa.

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania,Brasil Foto 1

A dor no ouvido é ainda pior para quem está com gripe ou tem sinusite. Isso porque o nariz entupido é sinal de obstrução no canal existente entre o fundo da garganta e o ouvido médio (caso alguém se recorde das aulas de biologia do ensino médio, são as chamadas trompas de Eustáquio).

A decolagem não causa tanta dor no ouvido, uma vez que a cabine está sub-pressurizada. Até para o passageiro com gripe, a pressão adicional que se impõe ao ouvido médio pode ser absorvida de um modo relativamente fácil pelo ouvido.

Já a aterrissagem do avião pode causar muita dor no ouvido, pois é durante o processo de descida que a pressão atmosférica da cabine aumenta e o ocorre um reajustamento natural às alterações de pressão. Se o passageiro estiver com gripe, as membranas mucosas estarão inchadas por causa do resfriado, e esse reajuste acaba não acontecendo. Na realidade, resulta numa pressão adicional sobre o ouvido médio, que vai causar uma dor grande, parecida com a de alguém com uma agulha perfurando o tímpano.

E como fazer para diminuir a sensação de dor provocada pelo barotrauma? A mais fácil é bastante natural: inspire, aperte o nariz, e, com a boca fechada, force a saída do ar para o fundo da garganta. Isto vai forçar a abertura das trompas de Eustáquio e permitir um reequilíbrio da pressão.

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania,Brasil Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

Para quem está resfriado, é altamente recomendado aplicar um descongestionante nasal, cerca de meia hora antes do avião iniciar a descida, para combater o entupimento do nariz. Isto irá facilitar a passagem interna de ar entre o nariz e o ouvido, permitindo o reequilíbrio entre a pressão sentida e a pressão exterior.

Outro método para aliviar a dor de ouvido no avião é mastigar chicletes. Bocejos constantes também ajudam o reequilíbrio da pressão. No caso da sinusite em específico, é recomendado que o viajante consulte o médico antes.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Gabi Uechi

Gabi Uechi comentou 8 anos atrás

Se estiver resfriado ou com sinusite eu não recomendo fazer isso: "inspire, aperte o nariz, e com a boca fechada, force a saída do ar para o fundo da garganta". Pois pode fazer força demais, o que prejudica a inflamação. Eu choro quase sempre que o avião está pousando de dor de ouvido, não é bacana, voar não é natural. MAS a dica do mascar chiclete sem parar é ótima! =) ameniza

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, Ásia, África, Oceania, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.