Mochila de viagem: como escolher a sua.


  Europa, Ásia, África, América, Oceania  3961 visualizações

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Escolher a mochila certa é uma parte importante de qualquer viagem. Pois se você optar por uma mochila muito grande, poderá ter peso extra e se escolher uma pequena, corre o risco de não ter espaço suficiente para tudo que precisa levar. Mas não é só o tamanho que deve ser levado em conta, existem outros detalhes que são muito importantes também e que farão toda a diferença na hora de escolher a sua mais nova companheira: a sua mochila de viagem! ♥

Barbara Moraes adicionou foto de Europa,Ásia,África,América,Oceania Foto 1O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO?

  • Tamanho: esse será o maior dilema, sem sombra de dúvidas. Você precisa entender quanto tempo irá durar sua viagem e o que irá levar. Depois disso será possível definir quantos litros  deverá ter sua mochila. Mas já adianto, seja o mais prático possível!

Até 29 litros: são consideradas mochilas minimalistas. O bom de uma mochila destas é que você estará dentro das restrições aéreas (7/8 kg).

De 30 a 55 litros: a vantagem destas mochilas é que você evita taxa de bagagem em algumas companhias aéreas.

60 litros ou mais: a principal vantagem de ter uma mochila maior é que você pode carregar mais itens, mas deve se atentar se aguenta carregar isso. Você pode tentar optar por uma de 50 litros e uma mochila extra de 15 litros.

Barbara Moraes adicionou foto de Europa,Ásia,África,América,Oceania Foto 2
                                                                                                                Foto © Google
  • Material resistente à água: se você não vai para Mawsynram, Monte Emei ou Puu Kukui (três dos lugares que mais chovem no mundo), você não precisará de uma mochila 100% impermeável, mas seria interessante buscar por um material semi-impermeável para ao menos não permitir que molhe tudo caso você seja pego de surpresa. Tente entender também se esse material seca com facilidade, caso contrário corre risco de ter suas coisas cheirando a mofo. Se não souber distinguir o tipo do material, pergunte a algum vendedor. Aproveite para verificar se tem capa de chuva embutida.
  • Zíppers: o ideal é buscar por mochilas com dois zíperes para que você possa usar um cadeado. Desse modo, você evita com que alguém coloque ou tire algo com facilidade da sua mochila. Verifique também a qualidade do zípper, tanto do feixe quanto do puxador.
  • Compartimentos/bolsos: quanto mais, melhor! Sabe por que? Desse modo você consegue distribuir melhor os seus pertences na mochila e encontrá-los com maior facilidade também, economizando tempo e mantendo suas coisas mais organizadas. Existem cargueiras com bolsos acolchoados para você guardar seus produtor tecnológicos, verifique se essa não é uma necessidade sua. Como exemplo: eu coloquei os sapatos no fundo do compartimento principal, as minhas roupas no principal e itens de higiene e acessórios nas laterais.
  • Peso: opte por mochilas com acessórios que amenizam o peso. Um deles é a barrigueira, que estabiliza e compensa o peso carregado, ajudando a distribuir o peso dos ombos para a região do quadril, o que diminui o desconforto e aumenta a mobilidade.
  • Alças: prefira as acolchoadas. Elas ajudam a diminuir a pressão sobre os ombros e da parte inferior das costas. Se preferir, experimente a mochila e veja se você se adapta a espessura da alça.

Além dessas características importantes, o que eu aconselho é que leia com atenção todas as informações do produto disponíveis nos websites. Se tiver dúvidas, pergunte nos grupos de facebook, procure por relatos, encontre pessoas que adquiriram o produto. Sempre ajuda!

No meu caso, quando eu fui escolher a minha mochila, eu fiz muita pesquisa online. Não contente, anotei algumas opções e fui em algumas lojas de São Paulo conferir tamanho, peso, material pessoalmente. Mesmo tendo encontrado algumas críticas em sites especializados optei pela Mochila Cargueira da Nord de 45 litros. No início, cheguei a achar ela pequena, mas depois entendi que ela era perfeita para meus 1,65 cm de altura e na época meus 55 kilos. Se eu tivesse optado por algo maior, eu não sei o que teria sido de mim. Por fim, ela foi a melhor escolha que poderia ter feito e tenho um carinho imenso pra ela que se encontra praticamente nova! E acreditem, ela sofreu: chuva, vários bagageiros de ônibus, chão de rodoviária, bagageiro de jipe no deserto. Ela foi forte, tadinha.

Espero que de algum modo eu tenha ajudado. Se você ainda assim tiver dúvidas e precisar de ajuda pode deixar nos comentários. =)

Obrigada pela visita.
Até mais.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 7 anos atrás

Excelente!! Vou seguir todas as suas dicas quando for comprar a minha próxima mochila :)

Carla Patrícia

Carla Patrícia  comentou 7 anos atrás

Mochila da Nord não tem durabilidade (fiquei na mão na segunda vez que a usei na Ásia). Sabe qual o lance? Você fecha o zíper e ela começa a rasgar ali ao redor, pois o material não tem qualidade. Marca nacional: Trilhas e Rumos. Internacional: Deuter e North Face. Infelizmente em questão de mochilas o barato sai caro.

Elimar Soares

Elimar Soares comentou 7 anos atrás

Que interessante! Valeu! Seguirei ruas dicas!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Ásia, África, América, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.