Melhores roteiros de bike no Espírito Santo


  Espírito Santo  13181 visualizações

O Brasil ainda engatinha no cicloturismo se comparado a países da Europa e aos Estados Unidos. Mesmo assim, 450 mil estrangeiros vieram ao país em 2014 com suas bicicletas embaixo do braço para curtir as diferentes estradas, trilhas, paisagens e atrativos naturais, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

Aos amantes de uma magrela, uma boa notícia. O Espírito Santo é repleto de lugares bacanas para pedalar, seja em parques, rodovias ou na cidade. E ainda pouco explorado.

DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 1

Foto: @jefinhoexpedicoes 

Confira abaixo algumas das melhores opções.

Rodovia do Sol
Saindo de Vitória e indo até a divisa com o Rio de Janeiro, a ES-060 (também conhecida como Rodovia do Sol) tem cerca de 150 km de estrada com boas ciclovias e acostamentos para os ciclistas pedalarem. Claro que é preciso tomar o máximo de cuidado, principalmente com veículos de grande porte, mas a paisagem compensa. O destaque está nos trechos próximos a Vila Velha, Guarapari e Anchieta, onde a paisagem, com belas praias, é ainda mais encantadora.


Parque Estadual Paulo César Vinha
O parque, localizado em Guarapari, a 45 km de Vitória, é um dos paraísos do Espírito Santo. E um ótimo local para quem está de bike explorar. A trilha pode ser feita em cima da magrela, desde que não sejam desrespeitadas as sinalizações de áreas proibidas --o acesso pode prejudicar a fauna e a flora local.

DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 2

Foto: @jefinhoexpedicoes

Dunas de Itaúnas
Nem só de forró pé-de-serra é feita Itaúnas, a 265 km de Vitória. A região tem as conhecidas dunas e uma área de vegetação preservada que é muito utilizada pelos amantes de trilhas de bike. O trecho mais famoso fica entre a ES-010 e a costa do litoral, com 23 km de extensão por entre as dunas. Apesar da aparente dificuldade, é um trecho considerado de nível fácil.


Morro do Moreno
Para essa trilha, o viajante nem precisa sair da Grande Vitória. Em Vila Velha, o Morro do Moreno oferece uma vista privilegiada da baía de Vitória, das imponentes pontes e do morro onde fica o cartão postal do Convento da Penha. A trilha até seu topo é frequentada por pessoas a pé e de bike, mas lembre-se que a subida é íngreme, portanto exige um bom preparo físico.


Cachoeira da Fumaça
No município de Alegre, a 201 km de Vitória, está aquela que é considerada a mais impressionante queda d´água do Espírito Santo: a cachoeira da Fumaça, no parque estadual homônimo. A trilha do centro de Alegre até a cascata tem 33 km e pode ser feita de bike, em uma estrada pavimentada com paralelepípedo. Durante todo o trajeto, o ciclista precisa tomar cuidado: a vista é tão estonteante que é perigoso não prestar atenção por onde está guiando e gerar um acidente.

DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 3

Foto: @jefinhoexpedicoes

Iracema e Iraceminha
Duas cachoeiras de Matilde e Carolina (distritos de Alfredo Chaves, a 87 km de Vitória) atraem amantes de bikes. São elas Iracema e Iraceminha, que têm quedas de mais de 30 metros de altura. O circuito entre os dois destinos, passando pelas cachoeiras, é de aproximadamente 30 km e a dificuldade não é alta.


Domingos Martins
O município de Domingos Martins, a 51 km de Vitória, é mais conhecido por abrigar a Pedra Azul, um imponente paredão rochoso de mais de 600 metros de altura. Existem duas trilhas por lá. A Rota do Lagarto é a mais famosa, que circunda a Pedra Azul e de onde se avista a Pedra do Lagarto. Também é possível explorar o Caminho das Flores. Ali, aluga-se a magrela na entrada do parque --estão disponíveis tanto modelos convencionais quanto elétricos, para quem não quer ficar muito cansado.


Ainda em Domingos Martins, outra opção é fazer a Rota Imperial de bike. Indicada a ciclistas mais experientes por causa da alta dificuldade, trata-se de um caminho que corta trechos rurais e liga essa zona até a região litorânea. No percurso, passa-se por paisagens naturais, históricas, vilarejos e comerciantes.

 DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 4

Foto: @jefinhoexpedicoes 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Os grupos de Bike tem crescido de forma bem bacana no ES, em Vitória muitos deles se encontram na Praia de Camburi para iniciarem o pedal. E minha SUGESTÃO é essa ande em grupos, no minimo trios. E aproveite o ES, no ultimo dia 1º teve um evento maravilhoso saindo da cidade de Santa Leopoldina para a cidade de Santa Teresa. Muitos ciclistas e num percurso lindo demais!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Espírito Santo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.