Qual é a mochila ideal para a minha viagem?


 viajando o mundo     América, África, Ásia, Europa, Oceania  8705 visualizações

Muito antes de fazer as malas, decidir para onde ir e colocar o pé na estrada, todo viajante tem pela frente uma decisão importante: qual é a melhor mochila para viajar?

Ela vai ser sua companheira por muito tempo. Uma boa mochila dura anos, por isso a importância de acertar na hora da compra. Pensando nisso, o Dubbi separou algumas dicas para escolher a melhor mochila para viajar.

DUBBI  adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 1

Foto: Divulgação/Shutterstock

Qual é a sua viagem?
Para saber qual a melhor mochila para viajar, primeiro é preciso conhecer exatamente que tipo de viajante você é. Tudo muda dependendo se o passeio é longo ou curto, se vai visitar uma cidade ou encarar trilhas, se o destino é no Brasil ou no exterior, ou se procura mochilas para viajar de mochileiro.

Se for acampar em uma praia, provavelmente levará barraca, saco de dormir e panelas. Opte pelas bolsas maiores, de costas, que podem guardar tudo isso em vários compartimentos e ainda deixam suas mãos livres. Se for um fim de semana em uma cidade próxima, com um roteiro mais urbano, uma mala menor basta.

O melhor a fazer é conseguir um modelo que sirva para vários tipos, assim você não precisa comprar mais de uma vez. Nisso se destaca a mochila de 40 litros, que possui um tamanho médio e consegue ser útil tanto para trips pequenas quanto para aventuras mais longas. Ela também é uma ótima mochila para viajar de avião, muitas vezes sem precisar despachar - apesar do limite de bagagem de 5 kg para voos domésticos, raramente isso é cobrado.

Não tenha pressa
A viagem se aproxima e ainda está em dúvida sobre qual a melhor mochila para viajar? Não teve tempo de pesquisar o suficiente? Não compre na pressa, pois o investimento pode ser alto, assim como o arrependimento. Peça emprestado de um amigo ou tente improvisar com sua mala antiga. A melhor mochila para viajar se torna uma extensão do corpo do viajante, por isso é imprescindível que seja comprada com calma.

Qual comprar?
A melhor marca de mochila é uma questão muito pessoal. Os viajantes do Dubbi recomendam as seguintes:

Deuter, importada pela Náutica
Curtlo, fabricada no Brasil
Trilhas & Rumos, também nacional
Nord, da Centauro
Quechua, da Decathlon
Kathmandu, da Bagaggio
DUBBI  adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 2

Atenção com a coluna
Verificar a regulagem das alças é de extrema importância para o viajante, pois a mochila pode ficar balançando enquanto você caminha. Isso pode gerar desconforto e até dores na coluna, dependendo da duração em que ela for utilizada. É ideal que a melhor mochila para viajar não ultrapasse a altura da cabeça e nem a linha dos quadris.

Por isso, pode parecer um pouco estranho, mas caminhe com a mochila nas costas na loja para ver se ela se encaixa bem ao seu corpo. Além disso, ao chegar em casa, antes de tirar a etiqueta, encha ela com peso e repita o procedimento de colocar nas costas e fazer uma caminhada para ver se está tudo ok. É preciso passar por vários testes para garantir que é a melhor mochila para viajar.

O Dubbi também dá outra dica, muitas vezes ignorada pelos viajantes. Evite carregar peso em excesso, isso pode causar lesões também nos ombros e joelhos. Você pode até ser um viajante que topa tudo, mas daqui alguns anos, seu corpo vai começar a reclamar. Portanto, se perceber, enquanto arruma a mala, que está ficando muito pesada, faça escolhas e deixe alguma coisa de fora. Não adianta nada ter a melhor mochila para viajar se não puder usá-la no futuro.

Sou mulher, tem diferença?
Existem modelos específicos de mochilas para mochilão feminina, anatomicamente desenhados para forçar menos a altura dos seios, por exemplo. Alguns modelos são unissex e se adaptam completamente com o corpo feminino. Em resumo, a melhor mochila para viajar entre as mulheres vai seguir a mesma regra que falamos acima: não abuse do peso.   

Modelos
Conheça os diferentes tipos e escolha a melhor mochila para viajar:

• De ataque (até 35 litros) – Ideal para trilhas e passeios curtos. Se for viajar com duas mochilas, carregue essa na frente e o mochilão nas costas
• Cargueiras pequenas (35 a 60 litros) – São mochilas médias, usadas principalmente em longas caminhadas
• Cargueiras grandes (acima de 60 litros) – Ideal para quem precisa levar muitos equipamentos ou roupas

Quanto vou gastar
O preço de uma mochila para mochilão varia muito e depende da marca e do tamanho, mas está situado em algo em torno de R$ 300 a R$ 800. Não é um valor baixo, mas, como dissemos, será um investimento por anos, então vale a pena preparar o cartão de crédito e parcelar em algumas vezes. 

DUBBI  adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 3

Foto: Divulgação/Shutterstock

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

janice  cavion

janice cavion comentou 8 anos atrás

posso levar para o interior do avião uma mochila e mais uma mala de bordo qual e o peso e medidas de cada uma

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, África, Ásia, Europa, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.