Ir a Itália para conseguir a cidadania Italiana


  Itália  6405 visualizações

Vilma Palomar adicionou foto de Itália Foto 1

Olá a todos,

Estava eu explorando o dubbi hoje, e resolvi pesquisar sobre a Itália. Ela é linda, magestosa, explendorosa, tudo de bom (especialmente o sorvete!!!) e apesar de não estar nos meus planos, possivelmente será meu próximo destino, para tirar a cidadania italiana do meu namorado. Já possuo a minha a 20 anos e como era muito novinha sei como foi feita, mas nunca tinha participado do processo em si, por isso resolvi escrever um pouco da minha atual experiência a respeito da cidadania italiana.

Vilma Palomar adicionou foto de Itália Foto 2

Em carater de explicações gerais, a história toda começou a 22 anos quando meus pais procuraram fazer a cidadania italiana minha e da minha irmã, meus tios já haviam feito as deles, dessa forma foi preciso transferir tudo do consulado de São Paulo, para Curitiba, incluir nossos documentos e pronto, 2 anos estavamos com nossos passaportes lindos. Eu com o meu e minha irmã (que na epoca era menor de 12 anos) no mesmo passaporte da minha mãe.

Esse conto de fadas rápido (se comparado aos 12 anos que se leva para conseguir fazer o mesmo procedimento hoje), aconteceu com a comprovação documental de direito da cidadania, então que pensa em fazer a cidadania, a primeira coisa que precisa fazer é saber se realmente tem direito. Para isso converse na sua familia, com tios, tias, primos, avos, etc e descubra quem eram, quando vieram, se alguem já fez isso antes... (isso pode poupar muito tempo e dinheiro de pesquisa).

"Não tenho os documentos, mas tenho uma noção de que vieram de x cidade", o que você deve fazer então é entrar em contato com o cartório ou a comune que possa ter o registro e os documentos que precisa. Por favor, não vá fazer brasileirisse e entrar em contato com a italia inteira pra ver quem responde com o que VOCÊ precisa, alem de gerar mais espera para todos, torna todos nós brasileiros mal vistos.

Ok! Tudo certo! Tenho direito, entao busque todos os documentos pedidos, de uma forma BEEEM resumida são:

  • DOCUMENTOS REFERENTES AO ASCENDENTE ITALIANO:Registro de Nascimento em original (Estratto dell’atto di nascita) do antepassado italiano que deu origem ao direito à cidadania, no qual conste filiação; Certidão Negativa de Naturalização, emitida pelo Ministério da Justiça brasileiro; Certidões de Casamento e Óbito
  • DOCUMENTOS REFERENTES A TODOS OS DESCENDENTES, DO ITALIANO AOS REQUERENTES: Todas as certidões de registro civil (nascimento, casamento, óbito)
  • DOCUMENTOS REFERENTES AOS REQUERENTES: Ficha de cadastro; Cópia simples da Carteira de Identidade (RG); comprovante de residência nominal e recente dos requerentes maiores de idade; Todas as certidões de registro civil (nascimento, casamento, óbito), em segunda via original e  em inteiro teor;Árvore genealógica.

Sempre siga a orientação do site do consulado. http://www.conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/cittadinanza 

Com isso você irá entrar em uma fila de espera, que no dia de hoje estão sendo chamadas pessoas que entraram para essa fila em 2005. 

Essa fila acontece por 2 motivos, o primeiro na minha opinião, foi por burocracias erroneamente feitas no inicio das analises de processo, ou seja, incialmente todos que entravam com pedido de reconhecimento de cidadania abriam uma "pasta" no consulado, que era enviada a Roma (independente da origem do seu antepassado) analizada e retornava ao país. Vale lembrar que muita coisa nao era informatizada o que deu uma atrapalhadinha também. Isso tornou o processo lento, e com o grande numero de pedidos, a coisa só foi piorando.

O segundo motivo é o que mais da raiva, uma vez que você foi reconhecido como cidadão italiano, também terá obrigações, portanto sempre que tiver alterações de dados (obito, nascimento, casamento, divorcio, endereço...) deve comunicar ao consulado. Acontece que muita gente não faz isso, os filhos nascem crescem e como nunca foi feito a inclusão de seus documentos, entram para encorpar o bolo na lista de espera, mas enfim...

Vilma Palomar adicionou foto de Itália Foto 3

Vaticano - 2012

O que muita gente busca é a alternativa, o jeitinho brasileiro da coisa, que até existe realmente, mas que não é tão simples como parece. Ir a itália e resolver por lá.

Quem for a itália deve (indepentende de parentes terem ou não a cidadania) levar todos os documentos de família, como um processo novo, já carimbados pelo consulado italiano no brasil para que tenham validade lá fora indepentende de pasta existente no Brasil. Hoje com a apostila de Haia a coisa fica mais facil mas não tão mais barata em média são necessário 12 documentos (dependendo de alguns fatores e da distancia do descendente) pode-se gastar até 250 por documentos. Coloque na ponta do lapis todos os gastos e veja se tem real necessidade de fazer isso nesse momento, porque alem de gastar com documentos, passagens aéreas, hospedagem e alimentação, você precisa saber que não necessariamente será feito em 1 semana ou 1 mês.

O processo pela Itália pode ser mais rapido se comparado a espera brasileira, mas o fator hospedagem pode ser determinante para o sucesso da cidadania. Isso porque uma vez que você determinar para o consulado sua moradia, deverá levar uma carta do proprietário do lugar informando que é veridica sua residencia, e com isso em um dia x, não informado pelo consulado, um vigile irá até lá comprovar sua estada. Ao fazer essa carta o cidadão italiano poderá ser penalizado se for inveridica a informação, portanto não é tão simples consegui-la.

Vilma Palomar adicionou foto de Itália Foto 4

Milão - 2012

Aí vem o jeitinho brasileiro parte 2, muitas pessoas buscam consultorias ou advogados que auxiliem no processo, cuidado, nenhum deles pode garantir o sucesso do reconhecimento e nem determinar tempo, porque não se trata de algo simples, e caso você nao seja cauteloso poderá ter problemas judiciais, ser "roubado" ou enganado.

Eu mesma entrei em contato com muitas pessoas "consultoras" em busca de preço e informações. Os valores estão sempre entre 2,5mil a 7mil euros para dar suporte na itália com a cidadania. Tenho muitos conhecidos que fizeram e deu tudo certo e lindo, alguns não deu tão certo assim, mas nenhum conseguiu me explicar porque alguns exigem a ida a itália 2 vezes, outros uma unica vez, há quem diga que fez tudo em 15 dias e ja vi pessoas que levaram quase 6 meses.

Como sugestão busque pessoas confiaveis, documentos reais, seja cauteloso, meticuloso e precavido. Se puder esperar, espere, caso contrario informe-se sempre em orgãos oficiais para não ser enganado.

Caso resolva fazer tudo sozinho, é bacana ir desde ontem aprendendo um pouco te itáliano, além de não ser uma lingua muito complicada, será muito util para perceber que muitas vezes o que parece ser grosseria é apenas a expressão que se usa. Aproveite sua estada também para solicitar 3 documentos que na minha opinião são ótimos: RG, CPF e Cartão de saúde. Lá eles tem nomes diferentes logico, mas podem ser diferenciais para quem gosta de viajar.

O cartão de saúde, por exemplo, te da direito a ser atendido no "sus" de toda a comunidade europeia, tem validade de 10 anos e no caso italiano, possui um dos melhores atendimentos medicos do mundo.

Uma vez finalizado o processo de cidadania, solicite o passaporte italiano, busque os direitos e deveres que terá e descobrirá coisas fantasticas, além de abertura por acordos que esse país possui com o resto do mundo.

Quando conseguir aproveite seu passaporte Italiano com moderação, mentiraa!!! Se jogue no mundão lindo!! 

Espero ter ajudado com a minha história,

Beijocas

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

José Augusto Fermino

José Augusto Fermino comentou 7 anos atrás

Muito bem explicado, valeu

Tony Di Carlo

Tony Di Carlo comentou 3 anos atrás

Outro conteúdo muito informativo sobre os procedimentos para obter a Cidadania Italiana. Obrigado por postar ajudando a tornar a vida das pessoas mais fácil. Cordiali Saluti Team https://www.cidadaniaitalianaroma.com/

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.