Guia para conhecer a cidade de Shakespeare em um fim de semana


  Inglaterra, Stratford-upon-Avon  6895 visualizações

No interior da Inglaterra, Stratford-upon-Avon tem histórias pra contar que não acabam mais. Não é por menos. Com ruelas cheias de casas antigas e ar medieval, essa linda cidade do interior da Inglaterra é a segunda mais visitada de todo o país e onde nasceu e viveu um dos artistas mais importantes da Inglaterra, e de toda literatura mundial: William Shakespeare (criador de Romeu e Julieta, de Hamlet, sabe?).

Por causa disso, a cidade tornou-se há séculos um centro literário e histórico, onde é possível entender toda a vida do artista e visitar a sua casa e a de seus familiares, por exemplo. Mas, a não ser que você seja um aficionado por literatura inglesa, um final de semana é mais do que suficiente para desbravar todos os pontos turísticos de lá e aproveitar tranquilamente os encantos do centrinho da cidade, cheio de lojas charmosas próximas ao rio Avon, que corta o destino e embeleza ainda mais o lugar.

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 1

Separei alguns lugares essenciais para desbravar a vida de Shakespeare e a linda e melancólica Stratford-upon-Avon:

CASA DE SHAKESPEARE

Em estilo Tudor, a casa onde o poeta nasceu foi inteiramente reconstruída no século 19. Mas parece que está lá desde que Shakespeare tomava seus chás à tarde no lugar. Logo na entrada, há um museu sobre a vida e as obras do escritor. Os rascunhos são interessantíssimos e mostram os traços e as linhas de criação do artista.

Quarto, sala, cozinha e todo o resto do espaço é recheado de detalhes, bem ao estilo de vida inglês do século 16. Durante o passeio, é possível escutar algumas músicas da época, tocadas por um artista que trabalha na casa. É um momento lindo.

A residência de Shakespeare fica bem no centro de Stratford. Sugiro começar o passeio justamente por lá, já que é onde se consegue compreender todo o contexto da vida e da obra do artista que revolucionou a literatura e a própria língua inglesa, o autor inventou um monte de palavras e expressões do idioma, algumas usadas até hoje, como “unconfortable” (desconfortável, em português), por exemplo. Legal, né?

O ticket de entrada para conhecer a casa do bardo dá direito de visitar outros lugares, como as casas de sua filha e sua esposa. O site a seguir mostra todos os tipos de entrada e preços:

https://www.shakespeare.org.uk/visit/plan-your-visit/annual-pass-prices/

 Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 2

CASA DE ANNE HATHAWAY

Anne Hathaway foi a esposa de William Shakespeare e nasceu e morou na casa de campo que até hoje está preservada na cidade. Construída em 1463, a “fazenda”, como é chamada por muitos, é um lugar lindo, um pouco afastado, mas que vale a visita.

O mobiliário original é uma das partes mais interessantes do passeio, principalmente a cama de Anne, que tem pilastras nos cantos do móvel e uma espécie de “telhadinho”, bem ao estilo vigente na época. O jardim também é estonteante, principalmente na primavera.

Para chegar até a casa de Anne, o ideal é pegar táxi ou ônibus. A entrada individual custa 10,25 libras (cerca de R$ 44) ou pode ser comprada em combo  com  as outras atrações.

Site de referência: https://www.shakespeare.org.uk/visit/plan-your-visit/annual-pass-prices/

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 3

HALL’S CROFT

A casa de Susanna, filha de Shakespeare, e de seu marido John é uma beleza medieval. Decorada com muito bom gosto pela jovem, com mobiliário e obras de arte, os aposentos são reflexo da vida próspera e rica que ambos tiveram. John Hall foi um médico de renome que investiu em tratamentos medicinais alternativos, feitos a partir de plantas, ervas, pedras preciosas e extrato de animais.

A casa dos Hall fica pertinho do centro e foi um dos lugares mais interessantes que visitei na cidade. Os arredores onde foi construída é super charmoso e vale a pena se perder por aqueles quarteirões .

O ticket de entrada  é o mesmo que você utilizou para entrar na casa de Shakespeare.

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 4

HOLY TRINITY CHURCH

Imponente igreja renascentista construída no século 13 às margens do rio Avon, é o prédio mais antigo da cidade e um espetáculo de detalhes seculares que reúnem muitas histórias. A casa recebe mais de 200 mil visitantes por ano e é o lugar de batismo de Shakespeare, além de ser o local onde ele está enterrado junto à sua família. 

A igreja fica um pouco afastada do centro, a cerca de 25 minutos a pé, que é a melhor forma de conhecê-la. O caminho até lá é cheio de casas e jardins encantadores, que fazem o trajeto em si ser um ponto turístico.

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 5

ROYAL SHAKESPEARE COMPANY

Desfrutar de uma apresentação neste tradicional teatro é o ponto forte de visitar Stratford. A Royal Shakespeare Company é um dos grupos de teatro mais importantes do Reino Unido.

Para se ter uma idéia, as grandes peças de teatro feitas por eles estreiam primeiro no teatro de Stratford e só depois seguem para Londres. Os tickets de entrada não são muito baratos, custam cerca de 40 libras (R$ 170,50), mas valem cada centavo. Mas lembre-se: é bom comprar com muita antecedência, pois são disputadíssimos.

Site oficial: https://www.rsc.org.uk/

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 6

OUTRAS ATRAÇÕES

A fazenda de Mary, mãe de Shakespeare, costumava estar aberta aos turistas, mas atualmente está fechada. Com reinauguração prevista para março de 2017, ela promete ser uma das construções mais preservadas abertas aos visitantes.

Conservação, aliás, é o que não falta em Stratford-upon-Avon, e é isso o que dá esse glamour poético à cidade, fazendo-a conhecida no mundo todo. Além do tour inspirado em Shakespeare, a cidade apresenta também uma gastronomia muito refinada, com restaurantes tradicionais maravilhosos como o The Vintner e o Lambs, ambos especializados em culinária britânica. Sugiro reservar mesas com antecedência, pois a cidade, além de receber turistas do mundo todo, é muito visitada por ingleses.

Se quiser fugir um pouco mais da vida shakesperiana, ainda há a Harvard House para conhecer. Erguida em 1596, esta foi a casa de Katherine Rogers, mãe de Jonh Harvard.  Em 1638, John, já morando nos EUA, doou sua propriedade para a criação do que veio a ser a Harvard University.

Para fechar o passeio com chave de ouro, sugiro caminhar sem direção pelo centrinho. Há uma infinidade de lojas para se aventurar e conhecer. Uma dica é terminar o dia às margens do rio Avon, assistindo ao cinematográfico pôr do sol inglês. É irresistível!

Camila Castanheira adicionou foto de Inglaterra,Stratford-upon-Avon Foto 7

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Mariana Ribas

Mariana Ribas comentou 7 anos atrás

Cidade linda!! Fiquei com vontade de conhecer :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Inglaterra, Stratford-upon-Avon,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.