Dubai - A Disneylandia dos Emirados Árabes


  Dubai  29602 visualizações

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 1

De um deserto habitado por nômades até tornar a grande meca do consumo, Dubai passou por muitas transformações. O Petróleo descoberto em 1.966 mudou completamente o destino deste pequeno emirado.

Tudo em Dubai é grande, majestoso, as vezes exagerado. Com o pensamento de sempre ser "O maior do Mundo", suas construções desafiam o céu e são verdadeiro deleite para engenheiros, arquitetos e paisagistas. Sua localização estratégica facilita a conexão para países do bloco asiático e oriente médio. 

A visão do Sheik Mohammed bin Rashid Al-Maktoum colocou no mapa a cidade-estado dos Emirados Árabes como um dos principais destinos turísticos dos últimos 10 anos.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 2

COMO CHEGAR:

A melhor opção ainda é com a Emirates Airlines. Com voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, sua aeronaves são modernas, com servido de bordo impecável. Outra opção é a Etihad Airways que voa até Abu Dhabi e de lá você segue em um confortável ônibus (aprox. 01 hora de viagem) até Dubai.

O Aeroporto de Dubai é gigantesco!! A construção de mais um terminal o tornará (pasmem!) o Maior Aeroporto do Mundo. Apesar disto, é bem sinalizado, extremamente moderno e fácil de se locomover.

A Emirates ocupa somente ela 01 terminal inteiro! O tempo de voo na ida é de aproximadamente 14:25hrs e na volta 15:30hrs. 

FUSO HORÁRIO

Dubai está +7 horas em relação ao horário de Brasília

VISTO

Não existe uma representação consular no Brasil, portanto as formas de se conseguir o visto são:

1. Quem viajar com a Emirates pode solicitar o visto diretamente no site da cia. aérea

2. Hotéis - Os hotéis também podem intermediar a aquisição do visto, mas muito importante: NÃO SÃO TODOS OS HOTÉIS. Antes de reservar, verifique se o hotel está elegível para providenciar o visto.

4. Operadoras locais - Os operadores licenciados providenciam o visto, desde que você adquira os serviços com eles. 

Os documentos exigidos são:

- Passaporte com validade mínima de 06 meses a contar da data de retorno - COLORIDO e ESCANEDO (e for tirar foto com seu smartphone, não pode ter flash)

- 01 foto 5 x 7 COLORIDA e ESCANEADA (se for tirar foto com seu smartphone, não pode ter flash e não pode ser a própria foto do passaporte)

- Formulário de aplicação (no caso de ser pela Emirates, as informações são todas preenchidas online e você faz o upload dos demais documentos). Este formulário é fornecido pelo hotel/agência Brasil/operador local

Alguns pontos importantes:

- Não existe uma proibição "oficial" por parte do governo dos Emirados Árabes, porém é sabido que mulheres com menos de 30 anos viajando sozinhas podem ter dificuldade em conseguir o visto. Já tive passageiras minhas que foi negado a entrada em Dubai sem nenhuma explicação.

- Maiores de 80 anos também podem ter a mesma dificuldade. 

- Muitos ficam receosos de terem viajado para Israel ou terem sobrenome judeu e que portanto terão dificuldade em entrar nos Emirados Árabes. A verdade é que se você tiver passaporte de Israel não entra. Porém se seu passaporte é brasileiro, não há nenhum impedimento.

Como em todo caso de vistos, o critério para liberação ou não do visto fica ao cargo do país. 

O visto fornecido sempre será de 01 ENTRADA e com validade de 03 meses. Portanto tenha sempre muito cuidado. Algumas pessoas fazer em STOP em Dubai na ida e na volta de uma viagem mais longa (por exemplo o destino final será Japão), e imaginam que como o visto vale por 03 meses, poderá usar o mesmo. Não é verdade! Se você planeja fazer duas paradas em Dubai, precisará de 02 vistos, sendo que o segundo somente será emitido após a sua saída do país.

QUANDO VIAJAR

Eu diria que Dubai pode ser visitado durante todo o ano. 

O clima em Dubai é quente e árido. O verão em Dubai é muito seco, quente, e ventoso . A temperatura máxima média  durante o dia fica em torno dos 40ºC e durante a noite por volta dos 30 ºC. Praticamente não há chuva durante todo o ano. Ao contrário dos outros países, o verão é baixa temporada em Dubai.

O inverno em Dubai é um pouco mais fresco com a uma média das temperaturas  máximas de 23º C , e de 14ºC durante  a noite. É nesta época que a região recebe mais turistas e é melhor para fazer passeios

Em Setembro e Abril é o período onde as tempestades de areia podem acontecer, porém não é uma regra. As mesmas podem acontecer a qualquer momento. 

O período do Ramadã é onde os preços são mais baixos, porém não é a melhor época. Apesar de ser um país mais tolerante e moderno, o Ramadã é seguido de forma rigorosa pela maioria dos muçulmanos. Por 30 dias eles jejuam das 06 da manhã às 18 horas. Muitos locais fecham ou são colocados "tapumes" na frente de restaurantes e bares. Há muitas restrições para os turísticas, o que pode tornar a viagem mais complicada. Não existe uma data fixa para o Ramadã, pois o mesmo é calculado por um calendário lunar. Antes de viajar, sempre procure descobrir quando cairá o Ramadã. Este ano o Ramadã deve começar em 07 de junho por 30 dias ou mais (tem toda uma questão da lua estar no lugar certo, no momento certo para que seja oficialmente declarado o fim do Ramadã).

A semana que precede o Ramadã é considerada a mais cara para viajar para Dubai. É quando os países visinhos (principalmente Arábia Saudita) viajam em férias e para comemorar o fim do Ramadã. Os preços quase triplicam, portanto fuja desta época.

ONDE FICAR

Existem milhares de opções de hospedagem em Dubai desde hotéis estilo B&B até resorts e hotéis 7 estrelas. Onde ficar dependerá do tipo de atividades que você pretende fazer, se estará sozinho (a), com amigos, casal ou família. Alguns dos principais bairros de Dubai:

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 3

1. Deira

O norte de Dubai Creek, é uma das zonas mais antigas do Dubai e lar de muitos souks e mercados coloridos, tais como o souk do ouro, o souk das especiarias e o mercado de peixe de Deira. O Corniche percorre o seu caminho ao longo da margem e é um lugar maravilhoso para passear, assim como o labirinto de ruas estreitas que o leva até aos souks. Deira é onde se situam muitos centros de empresas modernos, centros comerciais e espaços de entretenimento.

2.  Bur Dubai

Considerado como detentor das mais antigas partes do Dubai, o Bur Dubai, no lado sul de Dubai Creek é a morada de muitos locais históricos, museus e edifícios antigos.

3. Jumeirah

Como a principal área de praia do Dubai, a Jumeirah é a casa de muitos hotéis e resorts de luxo da cidade, como por exemplo, Burj Al Arab e Madinat Jumeirah, e também de muitos maravilhosos restaurantes, centros comerciais e boutiques que atraem locais, estrangeiros e visitantes. As praias espalham-se ao longo de 15 km de costa, ao passo que, em terra, o Safa Park dispõe de uma vasta área de campos desportivos, jardins arranjados, áreas de recreio e relvados. O Wild Wadi Waterpark é um destino familiar popular.

4. Dubai World Center Center

Desde a sua criação, o Dubai World Trade Centre (DWTC) tem desempenhado um papel vital no estabelecimento e na cimentação da posição do Dubai como centro de comércio global. Além de uma vasta gama de ofertas de produtos, o DWTC fornece ainda um conjunto de benefícios como por exemplo, serviços de imprensa, publicidade, técnicos, engenharia e de segurança, tornando-se reputado como um dos destinos líderes de convenções do mundo.

5. Emirates Towers

Construídas na Sheikh Zayed Road, as Torres Emirates foram criadas para simbolizar a tecnologia do novo milénio, uma que se direciona para o futuro mas que se baseia nas raízes culturais do Dubai. As torres delgadas e triangulares são revestidas de cobre e vidro refletor de prata que captura a luz do sol do deserto e são dramaticamente iluminadas durante a noite. Com um hotel de cinco estrelas, grandes restaurantes e uma arcada de lojas de topo, as Torres Emirates estão entre os principais destinos de estilo da cidade.

6. Dubai International Financial Center

O Centro Financeiro Internacional do Dubai (DIFC) fica a sul do Dubai World Trade Centre na Sheikh Zayed Road. O local de 110 hectares é uma zona financeira livre com o seu próprio sistema legal separado do resto dos EAU e alberga instituições financeiras como o NASDAQ Dubai, e também alguns dos locais centrais de cultura e gastronomia da cidade. Tornou-se uma zona de arte importante com galerias respeitadas como, por exemplo, a XVA Gallery DIFC e a Art Sawa que abriram aqui. Além disso, alguns dos principais restaurantes da cidade, como por exemplo, o La Petite Maison e o Zuma, irão tentar fazer com que fique para uma refeição longa e descontraída.

7. Dubai Marina

Este é um dos distritos modernos melhor estabelecidos na cidade. Foi construído em volta da maior marina artificial do mundo e contém um vasto número de restaurantes de topo e também complexos de entretenimento e divertimento no exterior. As torres e residências que alojam os estrangeiros que para aqui voam são alguns do mais altos edifícios de apartamentos do mundo.

Irá encontrar muitas diversões agradáveis neste desenvolvimento perto da água, desde restaurantes, boutiques e mercados localizados ao longo dos sete quilómetros do Paredão da Marina do Dubai, até às viagens de barco e de dhow a partir do Dubai Marina Yacht Club. A linha vermelha do Metro do Dubai liga a marina à Baixa do Dubai e a outros locais centrais.

8. Palmeira Jumeirah

As espetaculares ilhas feitas pelo homem que fazem parte da Palm Jumeirah alargam a vida da cidade para águas marinhas do Golfo Árabe. Vistas de cima, parecem uma palmeira com 17 ramos, circundadas por uma ilha em forma crescente. Foi o primeiro desenvolvimento em alto mar deste tipo e foi originalmente indicado como a Oitava Maravilha do Mundo.

O marco mais famoso da Palm é o colossal resort Atlantis The Palm, com um parque aquático, praia privada e uma baía de golfinhos. Desfrute da paisagem do mar num iate ou vá a bordo do Palm Monorail que atravessa o resort Atlantis no crescente exterior do Palm.

9. Distritos Industriais

Os inúmeros distritos industriais e de negócios da cidade estendem-se desde o norte da cidade, além do aeroporto, até ao sul, passando os portos do Dubai. Estes incluem as áreas industriais de Ras Al Khor, Al Safa, Al Qusais, Al Quoz e Jebel Ali, o maior porto artificial do mundo. Os armazéns de Al Quoz são também morada de inúmeras galerias de arte modernas e cenários artísticos em expansão, ao passo que em Ras Al Khor é onde muitas empresas de construção armazenam os seus materiais e onde se situam os complexos de carros usados do Dubai.

Muitas zonas livres do Dubai têm setores específicos tais como o Dubai Media City, o Dubai Healthcare City e o Dubai Silicon Oasis. As autoridades dentro de cada zona emitem licenças para empresas dessa categoria específica.

 VIAJAR SOZINHA

Muitas pessoas perguntam se é possível viajar sozinha para Dubai. A resposta é sim. PORÉM.... 

alguns cuidados são necessários. Pense que você estará em um país islâmico, com todas as restrições e "visões" sobre a mulher que o islâmismo carrega há séculos. Por isto evite atitudes que para nós acidentais é normal (como usar roupas ousadas, falar alto, rir alto em público), flertar abertamente, ir a boates sozinha (muitas nem mesmo permite a entrada de mulheres desacompanhadas). Não esqueça sua segurança em primeiro lugar e respeito sempre aos costumes do país. Você é uma convidada.

IDIOMA

A lingua oficial é Árabe, mas por ser um enorme polo turístico, não haverá dificuldade em se comunicar em inglês. As placas de sinalização sempre estarão nas duas linguas. 

 RELIGIÃO

Muçulmana

VESTIMENTA

Não, você não terá que usar burca durante sua visita á Dubai. Mas algumas regras devem ser respeitadas. Evite roupas muito curtas ou muito decotadas. Nas piscinas e praia biquini são permitidos, mas fora destes ambientes, cubra-se. Para visitas as mesquitas você deve estar coberta (incluindo a cabeça). Homens podem andar de bermuda e camiseta sem problemas, mas a mesma regra se aplica para visita a mesquitas - neste caso pede-se usar calças.

MOEDA

A moeda oficial é o Dirham. Hoje 1USD equivale a 3,67AED. 

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 4

COMPRAS

Dubai é sinonimo de compras. Hoje a cidade conta com "somente" 96 centros comerciais diferentes. A grande vantagem é que Dubai é Free tax, portanto, todos os itens são bem mais baratos. Aqui você encontrará desde lembrancinhas para a mamãe, a titia, a madrinha, até itens de alto padrão. Tudo dependerá de sua vontade de gastar. Mais do que centros comerciais, os shoppings de Dubai são por si uma atração turísticas. Ver as emiratis caminharem com suas abayas pretas, cobertas de jóias, sapatos de salto altíssimos, bolsas Chanel e os homens com suas batas branquíssimas que chega a doer os olhos por si é um espetáculo a parte. Além das lojas, praças de alimentação, etc, tão comuns a qualquer centro comercial no mundo, os shoppings de Dubai também abrigam aquários gigantescos e pistas de esqui. Mesmo que você não vá comprar nada, vale uma visita.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 5

 DUBAI MALL

O maior centro comercial do mundo, The Dubai Mall oferece de tudo para todos, incluindo uma pista de esqui e o aquário. Com mais de 1.000 lojas abriga algumas marcas famosas como Zara, Bloomingdale´s, Galerias Lafayette, além das marcas luxuosas como Chanes, Lanvin e Elie Saab.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 6

 Mall of Emirates

Aqui você encontrará a loja da Apple, Ski Dubai e muitas outras opções de lojas. 

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 7

Mercato Mall

reproduz o cenário e a sensação de uma aldeia italiana da época do Renascimento. Aqui fica a  Alison Nelson’s Chocolate Bar, para os apreciadores de um bom chocolate quente.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 8

 IBN Batutta

foi assim nomeado em honra ao explorador com o mesmo nome e os seis espaços  do centro comerciais são inspirados nas regiões pelas quais ele viajou: Andaluzia, Tunísia, Egito, Pérsia, Índia e China. A decoração no centro comercial inclui azulejos elaborados, um gigante elefante dourado, um teto alto pintado de forma a assemelhar-se ao céu azul e jardins de chá luxuosos no exterior.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 9

Wafi Mall

Com uma arquitetura egípcia antiga facilmente reconhecível, o icónico Wafi Mall continua com o mesmo tema no interior. Os visitantes podem mergulhar numa experiência de compras árabe com boutiques de moda do Médio Oriente que vendem os mais recentes kandoras, burqas e abayas. 

Foras estas opções você também deve visitar o Souk de Ouro, onde milhares de jóias reluzem a luz do sol. Nos souks você ainda pode aprender a arte da negociação. 

O QUE FAZER

O que conhecer dependerá do número de dias que você ficará na cidade. Abaixo listo algumas das principais atrações da cidade:

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 10

BURJ AL ARAB

A silhueta em forma de vela do Burj Al Arab é um símbolo icónico do Dubai moderno. Normalmente votado como o hotel mais luxuoso do mundo, o Burj Al Arab é um dos mais famosos marcos turísticos da região. Construído numa ilha artificial triangular, a estrutura tipo vela encontra-se a 321 metros acima do nível do mar e o átrio do hotel é o maior do mundo. A visita na parte interna do hotel somente é possível se você for almoçar o jantar no hotel. Prepare-se para gastar uma pequena fortuna.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 11

BURJ KHALIFA

Edifício mais alto do mundo atualmente, o Burj Khalifa representa a união da arte, engenharia e patrimônio. Possui espaço para escritórios, residências e abriga o luxuoso Hotel Armani. O Art de Top fica no 124º andar e a mais nova adição é o At the TopSKY, que quebrou (mais um) recorde, situado no 148º. O importante que o número de visitas é restrito, portanto necessário a compra com antecedência do ingresso.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 12

AQUARIO DE DUBAI

O tanque de 10 milhões de litros do Aquário do Dubai é um dos maiores do mundo, contendo mais de 33 mil animais aquáticos e a maior coleção de tubarões-touro do mundo. É possível passear de barco pelos túneis, além de nadar com tubarões.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 13

DUBAI FOUNTAIN

Uma atração gratuíta. localizada na base do Burj Khalifa. Com o maior sistema de fonte coreografado do mundo, este popular espetáculo son-et-lumière exibe jatos com mais de 80 mil litros de água, atingindo alturas de 150 metros. A dica é jantar em um dos restaurantes que tem terraço voltado para a fonte. O espetáculo é maravilhosso. Mas conseguir uma mesa as vezes requer paciência.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 14

MESQUITA DE JUMEIRAH

Nenhuma visita a um país islâmico está completo sem a visita a uma mesquita. Um dos mais belos marcos do Dubai, a Mesquita de Jumeirah, abriga até 1200 fiéis, e é a única na cidade aberta para visitantes não mulçumanos. Mas se você incluir Abu Dhabi na sua visita, deixe para visitar a Mesquita local, que é algo assombrosamente belo e uma das maiores do mundo.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 15

MADINAT JUMEIRAH

Inspirado numa antiga cidadela árabe, este resort é um tributo ao património árabe do Dubai. O Madinat Jumeirah, que significa Cidade de Jumeirah, alberga dois hotéis de luxo, enclaves privados construídos em estilo tradicional, o Talise Spa reconhecido mundialmente, o Madinat Souk, um teatro de 442 lugares e 44 restaurantes e bares. Quando estive em Dubai, almocei em um dos resorts. A comida era de excelente qualidade e muito vasta. Os preços são salgados. 

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 16

PALMEIRA JUMEIRAH

Dubai é conhecidA pelos seus "primeiros" do mundo. Um exemplo excelente disso é a série de arquipélagos artificiais na águas verde esmeralda do Golfo Pérsico. O Palm Jumeirah, que parece uma palmeira estilizada vista de cima, foi o primeiro empreendimento offshore deste tipo e foi originalmente indicado como a Oitava Maravilha do Mundo.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 17

SKI DUBAI

Uma das excentricidades de Dubai. O parque de neve de 3000 metros quadrados é um grande divertimento para a família, com grutas de neve, colinas de tobogã e tubos. O café alpino é ideal para beber um chocolate quente a temperaturas de menos quatro graus ou ver a marcha diária da colónia de pinguins imperador.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 18

DUBAI CREEK

O Dubai Creek flui entre o  Bur Dubai e Deira e é o ponto central histórico do Dubai, o que significa o local onde o comércio com o mundo exterior começou há mais de um século atrás. Aqui você pode fazer um passeio nos famosos táxis aquáticos, conhecido como Abra.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 19

SOUK DE ESPECIARIAS

Respire fundo quando entrar nas estreitas ruelas do Souk de Especiarias, situado em Deira. Aui você encontrará especiarias, incenso, pétalas de rosa e produtos medicinais tradicionais, empilhados do lado de fora de cada banca. Aqui não é costumeiro o uso de cartões. O pagamento é feito em dinheiro.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 20

SAFARI NO DESERTO DE DUBAI

Um passeio divertidíssimo em veículos 4 x 4. Os veículos acomodam até 05 pessoas + o motorista. A saída é na parte da tarde, seguindo para o deserto, onde manobras de dar frio no estomago são feitas nas dunas. Aqui você vai assistir a um dos mais belos por do sol do mundo. A noite termina em um acampamento beduíno, onde é servido um jantar com apresentação de dança de ventre.

ALIMENTAÇÃO

A comida árabe é conhecida pelos brasileiros, mas não é a única opção na cidade. Alguns dos mais renomados chefs possuem restaurantes em Dubai, além de bares, cafés, padarias e mercados de rua. Há opções para todos os gostos e bolsos.

TRANSPORTE

Dubai conta com metrô e ônibus de bastante qualidade. Além disto, você pode se locomover de táxi (que tem tarifas bem acessíveis).

QUANTO VOU GASTAR 

Esta é a pergunta mais difícil de se responder. Primeiro você tem que se perguntar o que quero comer, o que quero comprar. Há aquela lenda de que tudo em Dubai é muito caro. Mas não podemos esquecer que a cidade é habitada mais por trabalhadores de toda parte do mundo, do que por locais. Por isto existe uma gama enorme de opções. O custo de vida pode ser comparado com a de São Paulo, alto mas não absurdo. Aqui peguei a dica de uma pessoa que mora na cidade e passou alguns custos básicos:

Café da manhã (Capuccino + baguete com manteiga e geleia) em padaria francesa: AED 36 (R$ 31)

Água (500ml): AED 4 (R$ 3,50)

Combo no McDonald’s: AED 22 (R$ 19)

Refeição em restaurante barato: AED 30 (R$ 26,08)

Refeição em restaurante médio, com três etapas: AED 125 (R$ 108,50)

Prato em restaurante estrelado (100 melhores do mundo): AED 145 (R$ 124,47)

Garrafa de vinho em restaurante estrelado (100 melhores do mundo): AED 200 (R$ 174)

Pint (quase 500ml) de cerveja belga: AED 40 (R$ 35)

Suco de laranja: AED 24 (R$ 21)

Taça de vinho: AED 40 (cerca de R$ 34)

Expresso: AED 17 (R$ 15)

Tíquete de metrô: AED 5 (R$ 4,34) + primeira tarifa de AED 2 (R$ 1,6) pelo cartão

Tarifa de táxi: tarifa inicial de AED 5 (R$ 4,34) + AED 2 por quilômetro (R$ 10,43 + R$ 1,74 ). O mínimo cobrado é AED 12 (R$ 10,50)

Táxi do aeroporto até região do Burj Khalifa: AED 60 (R$ 52)

Sky Bus, ônibus que liga aeroporto aos principais hotéis: AED 15 (R$ 13)

Ingresso para o Aquário do The Dubai Mall: AED 70 (R$ 61)

COMO USAR O TRAM E O METRO DE DUBAI

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 21

Dubai tem várias opções eficientes e baratas de deslocamento coletivo – até por via marítima – e recomendamos a todos explorá-las ao máximo.

O metrô, claro, é um dos meios mais práticos: as duas linhas passam próximo às maiores atrações turísticas e as instalações são melhores que de muitos países europeus.  Para acabar com qualquer hesitação de vez, desvendamos o passo a passo do uso do metrô para você:

1 – Compra do bilhete

Você vai encontrar 5 tipos de bilhetes, conhecidos como NOL card, que podem ser adquiridos em cartão ou em papel. A venda acontece em máquinas automáticas ou com o funcionário, que fica em uma cabine entre os bloqueios da estação.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 22

VOCÊ PODE ADQUIRIR OU RECARREGAR O SEU BILHETE NAS MÁQUINAS

Para visitantes, o melhor é adquirir o Red NOL Card de papel, que custa AED2 (regular) ou AED 6 (Gold). Válido por 90 dias, o ticket poder ser recarregado com até 10 viagens no total ou 5 passes diários. É uma ótima alternativa, já que o mesmo bilhete pode ser usado também no tram (monotrilho), ônibus e abras.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 23

COMPARE: GOLD NOLCARD E UM RED NOLCARD!

O daily pass fornece número ilimitado de viagens durante um único dia e as passagens variam entre AED 20 (regular) ou AED 40 (Gold), mais AED 2 pelo ticket.

Fique atento, pois, diferente do que estamos acostumados no Brasil, lá a tarifa é cobrada por trechos. Dubai é dividida em 5 zonas e se locomover dentro de uma mesma zona significa tarifa mais barata, mas a partir de duas ou mais áreas diferentes, o preço muda.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 24

SE VOCÊ FICAR EM DÚVIDA, VÁ ATÉ A CABINE E FALE COM UM FUNCIONÁRIO PARA ADQUIRIR O MELHOR TIPO DE BILHETE PARA A SUA VIAGEM

Confira abaixo o mapa da linhas, mas não deixe de baixar o guia de bolso do metrô de Dubai para saber mais sobre zonas, estações e bilhetes.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 25

Os turistas que chegam a Dubai contam com mais um serviço para facilitar a sua locomoção na cidade: o Sky Bus. Operados pela Roads and Transportation Authority (RTA), o órgão que coordena o trânsito e o transporte público aqui, os ônibus ligam o aeroporto aos principais hotéis do emirado. O Sky Bus já está disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, nos três terminais do Aeroporto Internacional de Dubai. Os veículos partem a cada 30 minutos para 12 rotas (veja abaixo), que levam a 110 hotéis. 

O valor cobrado pelo serviço (AED 15, ou cerca de R$ 11)  é o maior atrativo, já que uma corrida do aeroporto até o Burj Khalifa, por exemplo, sai próximo dos AED 60 (R$ 43). Mas o serviço surpreende ao incluir lanches, bebidas e Wi-Fi gratuito, além de espaço abundante para as bagagens.

É importante lembrar que os passageiros precisam adquirir um cartão Nol antes de embarcar, já que pagamentos em dinheiro e/ou cartão não serão aceitos. O cartão Nol pode ser comprado nos próprios terminais e deve ser carregado com saldo suficiente para arcar com a viagem (crianças menores de 6 anos de idade estão isentas da tarifa). O retorno pode ser reservado pelo telefone 800 9090.

POSSO BEBER EM DUBAI?

Sem desespero, por favor. Embora os muçulmanos realmente não sejam adeptos do álcool, bebidas alcoólicas em Dubai são permitidas, mesmo que sejam mais restritas do que no Brasil. Mas tenha moderação! Se você for pego bebendo na rua ou alcolizado poderá ser preso.

GORJETAS

Em alguns locais, a gorjeta é um agrado extra por um trabalho excepcional. Em outros, os trabalhadores dependem dela para compor seus salários. Apesar de nós brasileiros ainda não termos este hábito, fora daqui é algo quase comum. Mas quanto dar??? Em via de regra para restaurantes acrescentar 10%. 

Táxi: arredonde o valor da corrida para cima. Se deu AED 12, deixe AED 15. Se deu AED 18, entregue AED 20;

Bares: como no caso do táxi, arredonde o total para cima;

Hotéis: entregue de 5 a 10 AED (cerca de R$ 3,50 a R$ 7) a carregadores de mala, manobristas e porteiros, cada vez que eles te prestarem alguma ajuda. Para as camareiras, você pode deixar de 20 a 30 AED (próximo de R$ 14 a R$ 20) no final da estadia. 

Guias turísticos 10% do valor do serviço.

FICAR CONECTADO

A não ser que você vá ficar poucos dias, a melhor sugestão é comprar um chip local. Você pode contar com duas operadoras: Etisalat e Du. Ambas oferecem pacotes bem vantajosos para manter o seu smartphone sempre conectado enquanto você estiver por lá

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 26

O “Etisalat Visitor Line” oferece um chip pré-pago no valor de AED 35 (cerca de R$23). Com ele, além do número local, você recebe 25 minutos de ligação local e internacional, 25 SMS grátis para qualquer destino e 100 MB de dados. Os benefícios e o chip são válidos por 30 dias a partir da ativação.

Se você for como eu, que vive com o telefone grudado no ouvido e acaba com o pacote de serviços antes do prazo, pode recarregar o chip facilmente em um dos inúmeros pontos de venda da Etisalat espalhados pela cidade.

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 27

Já a Du oferece ao visitante o “Visitor Mobile Line”. São 20 minutos de ligação para qualquer localidade, 25 SMS nacionais e internacionais e um pacote de dados de 200 MB ao custo de AED 35 também. A diferença, fundamental, é que os benefícios expiram após sete dias, contados a partir da ativação.

Como o SIM card continua válido por 30 dias, você poder fazer recargas. Basta adquirir um cartão WOW, no valor de AED 20, 50, 100 ou 200 (aproximadamente R$ 13, 33, 67 e 134).

Em ambas as operadoras, a tarifação é feita por segundos e seus cartões podem ser encontrados em todos os terminais do Aeroporto Internacional de Dubai e nos dois principais shoppings da cidade, o Mall of Emirates e o Dubai Mall. A Etisalat terá loja própria, mas a Du conta com a revenda nas lojas Virgins MegaStores.

Para adquirir a linha é necessário apresentar uma forma válida de identificação, então não se esqueça do seu passaporte com visto quando for pegar o seu chip novo!

Se a ideia é economizar mesmo, Dubai tem diversos pontos de conexão wi-fi, tais como shopping centers, hotéis, restaurantes e cafés. Vale usar o Skype e o Whatsapp nesses pontos.

VOLTAGEM E TOMADA

Patricia Ramos adicionou foto de Dubai Foto 28

A tomada em Dubai é um modelo tipo G, composta de três pinos em forma de retângulos que formam o desenho de um triângulo. A voltagem é de 220V

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

DUBBI

DUBBI  comentou 7 anos atrás

Sensacionaaaaal!!!! Quando eu for não vou precisar consultar mais nada :)

Patricia Ramos

Patricia Ramos comentou 7 anos atrás

Obrigada! que bom que ajudei :)

Malu Almeida

Malu Almeida comentou 7 anos atrás

Ameeeei!!! Já tenho até outra visão do lugar...!!

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Incrível, Patricia! Adoro seus textos! :)

Thais Mariano

Thais Mariano comentou 6 anos atrás

Sensacional seu blog. Estou indo para Dubai em Outubro e adorei suas dicas. Parabéns pelo excelente trabalho. Thais hajaviagem.com

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Dubai,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.