Conheça uma das principais e mais curiosas atrações dos pacotes para o Jalapão: os fervedouros!


  Tocantins  2219 visualizações

O Jalapão, situado no estado do Tocantins, é um dos destinos de ecoturismo e turismo de aventura mais famosos de todo o Brasil, apesar de ainda ser pouco visitado e estar crescendo mais e mais a cada ano. E, mesmo sendo um local um tanto isolado e pequeno, trata-se de um verdadeiro oásis, repleto de cachoeiras de águas extremamente cristalinas, curiosas formações rochosas, rios, mirantes, serras e imensas dunas de areias alaranjadas, o clássico cartão-postal da região. Ou seja, é um paraíso para quem quer presenciar a natureza em seu estado mais preservado e espetacular possível!

Entre tantas belezas naturais que pode-se conhecer com os pacotes para o Jalapão, existe um tipo de atração que é simplesmente imperdível e inigualável – os fervedouros. Tratam-se de pequenas piscinas naturais de águas mornas e totalmente transparentes, formadas de nascentes de um rio subterrâneo que possuem gases submersos, cuja pressão pode ser tão grande a ponto de não permitirem que as pessoas afundem e apenas boiem, semelhante ao Mar Morto, em Israel.

Por causa disso, os fervedouros se tornaram verdadeiros fenômenos misteriosos da natureza e, consequentemente, são alguns dos atrativos mais requisitados dos pacotes para o Jalapão. Além de formarem um cenário deslumbrante com o verde da vegetação que emoldura essas pequenas piscinas de tons azuis, são passeios muito divertidos e seguros até mesmo para quem não sabe nadar!

Pensando nisso, nós selecionamos os principais fervedouros para incluir no seu roteiro de pacotes para o Jalapão. Confira!


1. Fervedouro do Buritizinho

Apesar de ser pequeno, o Fervedouro do Buritizinho possui uma nascente mais profunda do que as de outros fervedouros e, por isso, a pressão dos gases submersos não é tão intensa, dando menos sensação de estar flutuando. No entanto, é considerado um dos mais bonitos dos pacotes para o Jalapão, com águas muito cristalinas e cujos tons são de um azul claro belíssimo, e, justamente por ser mais profundo, é possível praticar boia-cross.

Juliana Gomes adicionou foto de Tocantins Foto 1


2. Fervedouro dos Buritis

Esse é um dos melhores fervedouros para visitar com os pacotes para o Jalapão! Isso porque, além da beleza de suas águas, cujas cores variam de azul ao verde dependendo da luminosidade do sol, o local onde está localizado possui boa infraestrutura turística, com restaurante, bar, banheiros e estacionamento. Além disso, não chega a ser tão profundo quanto o Fervedouro do Buritizinho e, por isso, é perfeito para fazer flutuação e tirar muitas fotos impressionantes, principalmente com o contraste de cores das águas e das bananeiras e buritis (daí a origem do seu nome) ao redor.

Juliana Gomes adicionou foto de Tocantins Foto 2


3. Fervedouro do Ceiça

Por ser o primeiro fervedouro a ser “descoberto” pelo público, é também um dos mais famosos e visitados dos pacotes para o Jalapão e, por isso, pode ser bastante disputado, principalmente porque só é permitido dez pessoas dentro das águas ao mesmo tempo. O fervedouro não é grande, mas tem um formato bem arredondado e a pressão é bastante intensa, de modo que as pessoas conseguem flutuar com total facilidade – assim, tornou-se um dos fervedouros mais populares para garantir muito facilmente fotos espetaculares.

Juliana Gomes adicionou foto de Tocantins Foto 3


4. Fervedouro Bela Vista

Finalmente, o Bela Vista é outro fervedouro onde as pessoas simplesmente adoram tirar fotos, pois conta com uma pequena escada na beirada do poço para entrar nas águas e que acrescenta ainda mais charme ao cenário. Além disso, ele é o maior fervedouro dos pacotes para o Jalapão, com 15 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade, e as cores de suas águas estão, provavelmente, entre as mais intensas e hipnotizantes.

Juliana Gomes adicionou foto de Tocantins Foto 4


Para conhecer mais sobre o Jalapão, confira tudo sobre seus principais atrativos no blog do Instaviagem ou acesse o site do Desviantes para ver todos os pacotes de viagens!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Tocantins,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.