Viajar de carona pode ser mais fácil do que imagina; veja dicas e cuidados


 Pelo Mundo     América, Europa, Ásia, África, Oceania  12260 visualizações

Pegar carona é uma das maneiras mais legais de viajar. Primeiro porque é de graça. Segundo porque você faz amigos pelo caminho. Mas, se tem vários pontos positivos, são os aspectos negativos que muitas vezes afastam os viajantes. Afinal, como confiar em uma pessoa que você acabou de conhecer?

A seção “Fique Esperto” dessa semana traz dicas para viajar de carona e assim sobrar uma grana a mais para tomar aquela cerveja no seu destino - quem sabe com seu novo amigo que te cedeu o lugar no carro? 

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 1
Foto: Divulgação/Shutterstock

Meio termo
O modo de vestir importa bastante é uma boa dica para viajar de carona. Não seja “viajante ostentação”, para não correr o risco de alguém querer te assaltar na hora que encostar o carro. Estar em uma estrada mais deserta com o seu iPhone à mostra é pedir para passar alguém com má intenção.

Ao mesmo tempo, não seja aquele viajante totalmente desleixado, com as roupas sujas ao extremo, porque aí diminuem bastante as chances de conseguir uma carona fácil. Até os caminhões estão cada vez mais modernos, com bancos de couros e ar condicionado.

Carisma é tudo
Vamos supor que só existam pessoas boas oferecendo carona e que sua única preocupação é conseguir alguém que te leve. Não está conseguindo? O problema pode estar na sua abordagem na hora de pedir carona. Sorriso no rosto e boa conversa são fundamentais. Mostre quem é você e a que veio.

Numeralha
Para saber como viajar de carona, leve em conta quantas pessoas estão na aventura. Aqui vale a regra do quanto menos, melhor. Sozinho, suas chances aumentam consideravelmente de ganhar uma carona, enquanto em três já é bastante difícil. Em dois, principalmente se estiver em casal, você pode conseguir fácil. As pessoas costumam se sentir seguras com casais.

Esquema tático
Você tem que ter o olhar do Tite para saber onde se posicionar melhor e aumentar suas chances de conseguir carona. Tente ficar em um local em que o motorista consiga avistá-lo de longe e com um acostamento fácil de entrar. Outra dica para viajar de carona é parar em postos de gasolina e restaurantes de beira de estradas, por serem lugares movimentados. Além disso, é possível ter um contato um pouco maior com o motorista e ver se ele passa confiança. 

Leia mais: Tudo o que você sempre quis saber sobre viajar de carona e ninguém nunca te contou

Mulher sozinha
Infelizmente, qualquer tópico que tenha “mulher viajando sozinha” requer maiores atenções. E para uma menina conseguir carona segura não é diferente. Muita gente recomenda: se é mulher, nem tente. Não é bem assim, existem diversos relatos de mulheres que viajaram o Brasil ou o mundo de caronas e foi tranquilo.

A questão é redobrar o cuidado, pedir carona em um posto de gasolina conhecido, examinar por um tempo (sem encarar, para a pessoa não perceber) quem você vai chamar, para ver se aparenta ser uma pessoa confiável.

Ah, e deixe claro o seu objetivo: viajar de carona. Se você não falar, pode levar a mal entendidos.

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 2

Crie uma rede de contatos
Parece papo de RH, mas funciona se você quer aprender a viajar de carona. Saber o nome das pessoas pelo caminho, principalmente quando são trajetos que você costuma fazer sempre, ajudam a estabelecer uma relação de confiança com elas, como por exemplo com frentistas de postos, que poderão indicá-lo para bons caminhoneiros, por exemplo.

Prestatividade
Pegar carona é uma mão na roda para você, portanto aja como alguém que tem gratidão. Seja prestativo, ofereça carregar malas, cozinhar, pegar água, o que quer que apareça de oportunidade de trabalho. Aumentam as chances de você se dar bem e ganhar indicações para novas caronas.

Fé na humanidade
Pode parecer um papo autoajuda, mas ter fé na humanidade pode deixá-lo com menos medo de viajar de carona. Pense, por exemplo, que somos em 200 milhões de habitantes só no Brasil, e que o número de bandidos é infinitamente menor do que isso.

Mais
Agora que você já sabe como viajar de carona, dá para começar a programar um mochilão de carona, por que não? Se não toda a trip, pelo menos alguns trechos, que sejam difíceis de encontrar ônibus ou alugar um carro. 

Os viajantes também tem usado muito grupos de carona pelo Brasil, como os que existem no Facebook ou WhatsApp, que assim você já combina antes o horário e o local que sairão. Apps de carona também não param de surgir, como o Bla Bla Car, que chegou ao Brasil no final de 2015. 

Se vai para o exterior, é importante conhecer a palavra hitchhiking, ou carona em inglês. Lá fora, a tradição de dar e pegar carona é ainda mais comum do que no Brasil.  

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 3

Foto: Divulgação/Shutterstock

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, Ásia, África, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.