Como garantir um turismo de aventura seguro


  Machu Picchu, Brotas  3264 visualizações

Rafting, trilhas, cachoeiras. O turismo de aventura é um dos preferidos pelos viajantes. Não sem motivo: é muito gostoso passar o dia em contato direto com a natureza. O turismo de aventura no Brasil é muito forte e possui lugares incríveis como Bonito, Pantanal, Amazônia e toda a costa do litoral. O turismo de aventura no mundo também é repleto de opções, como Austrália, África do Sul, Estados Unidos, Peru, dentre outros países. No turismo de aventura em SP destacam-se dois lugares: Brotas e Socorro

Mas é claro que o turismo de aventura requer alguns cuidados extras. É isso que a seção “Fique Esperto” dessa semana traz aos viajantes Dubbi.

DUBBI  adicionou foto de Machu Picchu,Brotas Foto 1

Referências
Parece uma dica óbvia, mas ainda é muito comum as pessoas acabarem não seguindo à risca. O turismo de aventura não precisa ser com emoção além da conta. Contrate agências e guias confiáveis. E como saber a procedência? Um primeiro passo é jogar o nome no Google e ver se a empresa tem site, CNPJ, endereço. Procure a página no Facebook e leia os comentários - se houver muitas críticas, é melhor pensar em uma alternativa.

Ficou sabendo em cima da hora e não tem tempo (ou internet disponível) de pesquisar sobre determinado passeio? Pergunte a um viajante que encontrar pelo caminho se já ouviu falar da empresa que presta o serviço de turismo de aventura. Se não encontrar nenhum, tire a dúvida com um morador local - eles sempre possuem informações privilegiadas.

Por conta própria
Em lugares muito arriscados ou passeios de alta complexidade (pular de paraquedas, por exemplo) é meio óbvio que só dá para fazer contratando uma agência especializada em turismo de aventura. No entanto, a vantagem do turismo ecológico é que ele também permite certa liberdade ao viajante de ir sozinho, como, por exemplo, em trilhas para cachoeiras.    

A recomendação nessas ocasiões é pesquisar bastante sobre o lugar antes, pois os problemas do turismo de aventura podem ser dos mais diferentes: desde uma trilha que passou a ficar perigosa por aumentar o número de assaltos na região, até situações em que o viajante atravessa uma ilha na maré baixa, mas a maré fica alta no final da tarde, sendo a travessia de volta perigosa.

Seja prevenido
Por menos radical que seja o seu turismo de aventura (uma simples banana boat na praia, por exemplo) verifique o colete salva-vidas mais de uma vez e seja crítico caso observe qualquer sinal de problema no equipamento - em uma descida em correnteza dentro de um barco nem um segundo pode ser desperdiçado em uma emergência.

DUBBI  adicionou foto de Machu Picchu,Brotas Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

Vai fazer uma trilha e leu que a sua dificuldade é leve? Mesmo assim, leve um kit básico de primeiros socorros (um band-aid e um spray antisséptico). A trilha pode ser fácil, mas você pode acidentalmente esbarrar num tronco no caminho e se machucar. Outra situação comum entre os turistas aventureiros é a chuva dos dias anteriores tornar difícil algo fácil, e aí a precaução terá sido vantajosa mais uma vez.

E conheça as particularidades da região para a qual está indo fazer turismo de aventura. Ir até as trilhas de Machu Picchu, no Peru, sem conhecer o soroche (mal-estar de altitude) e como faz para minimizar seus efeitos é pedir para passsar mal.

Luz do sol
Não importa o tipo de turismo de aventura que pretenda praticar, faça sempre de dia. Além de conseguir enxergar o que é feito, o viajante ainda tem a garantia da luz solar se acontecer alguma ocorrência. E aqui vai o conselho de mãe: não esqueça do protetor solar. No meio da natureza muitas vezes não notamos que estamos expostos ao sol (ou ao famoso mormaço) e ao final da aventura o estrago na pele pode ser grande.

Riscos
A regra básica para o turismo de aventura é nuncar dar uma de valentão, Não faça nada que está além de sua experiência. A natureza é imperdoável, por isso nunca a subestime. E por mais gabaritado que seja no assunto, avise sempre alguém para onde você está indo e qual é seu prazo de volta.

DUBBI  adicionou foto de Machu Picchu,Brotas Foto 3

Foto: Divulgação/Shutterstock

Se estiver incluído no seu pacote acampar em algum lugar, confira mais dicas aqui.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Machu Picchu, Brotas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.