As cavernas de mármore no Chile


  Chile  3669 visualizações

Uma viagem pode te revelar coisas incríveis, desde que você esteja aberto a elas. Sabe quando você sonha em conhecer um lugar que um dia viu em uma publicação  mas não  encontra muita informação e mesmo assim você vai, nem que seja simplesmente “pra ver no que vai dar”. Isso aconteceu varias vezes comigo durante o meu mochilão, em uma delas acabei indo parar em um povoadinho de umas 200 pessoas no Chile, em um dos lugares mais fascinantes que ja estive.

 Quando decidi que queria conhecer este lugar fora da rota comum de mochileiros, não tinha idéia de todas as coisas incríveis que poderiam acontecer comigo no caminho. Estava saindo da cidade de El Chalten, onde tinha feito trekkings em uma reserva ambiental belissíma. Embasbacada por aquele lugar, decidi que queria viver mais de toda aquela aventura que tinha vivido nos últimos dias. Eu tinha pouquíssimas informações sobre o tal povoadinho, mas mesmo assim fui. Após alguns dias viajando por 3 cidadezinhas tinha chegado o grande dia de conhecer as cavernas de mármore. As surpresas começaram logo no início da viagem com paisagens incríveis no caminho entre Chile Chico e Puerto Rio Tranquilo. Isto, por que fomos bordeando o lago Gral Carrera, um lago gigante cujas aguas banham Argentina e Chile. A cada curva, paisagens espetaculares se revelavam e isso não fazia parte do "passeio", era só um transporte para chegar ao povoado.

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 1
Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 2
Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 3

 Além disso a van em que eu estava com mais umas 14 pessoas quebrou, o que por ironia do destino acabou sendo muito bom, por que ficamos mais de duas horas esperando ela ser consertada e neste tempo fiz amizade com um ciclo viajante que me contou sobre sua experiência de viagem em uma bicicleta pela América do Sul. Naquele dia tive a certeza de que aquilo não tinha acontecido por acaso, pois há anos a ideia de uma ciclo expedição rondava meus pensamentos, e defini que a minha próxima grande viagem seria uma ciclo expedição longa (que vou realizar a partir de 2019). Seguimos viagem, parando de pouco em pouco para colocar mais agua no radiador. Ao chegarmos no povoadinho já era final do dia, tínhamos duas opções: ver as cavernas naquela tarde, mas sem a luz da manhã que dizem deixar o lugar ainda mais surreal e partir no outro dia pela manhã, ou ver as cavernas na próxima manhã e partir dois dias depois, já que não tinha ônibus todos os dias. Naquele momento os 15 ilustres desconhecidos que embarcaram na van pela manhã,  já tinham se tornado um grupo de amigos. Decidimos tomar o barco naquele momento e partimos para o lago, divididos em duas embarcações.

 Pude ver de perto esta formação natural surreal, que pelo que sei não existe em outras partes do mundo. São muitas cavernas por parte da costa do lago e tambem as chamadas capelas, como a da foto abaixo, que sao ilhas de mármore.  Foi uma emoção sem tamanho estar naquele lugar e poder ver de pertinho estas cavernas que se formaram pelo movimento das aguas que esculpiu o mármore durante muitos anos até chegarem a esta formação. 

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 4

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 5

Pedimos uma volta "com emoção" e o condutor do barco nos mostrou que andar em um lago pode ser tão divertido quanto andar em uma montanha russa. Pra fechar o dia vimos o sol desaparecer, sentados na beira do lago ao som de um violão,  com algumas garrafas de vinho e conversas animadas em 4 idiomas diferentes.

Dados úteis:

*Cidade base: Puerto Rio Tranquilo – Chile

*Localização: Mapa

*O povoado tem 11 quarteirões, é só perguntar pra qualquer pessoa na rua que você acha hospedagem (pagamos CLP12,000 para cama em quarto compartilhado em uma casa).

*O passeio de barco dura mais ou menos duas horas e custa de CLP 8.000 a CLP10.000 (de 40 a 50 reais).

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile Foto 6

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 6 anos atrás

Que incríveeel!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chile,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.