Amazônia Colombiana - Como Chegar, O Que Fazer, y Un Poquito Más
Por mais que eu #soufã da amazônia brasileira, sempre quis saber se os passeios ’do lado de lá’ em partes da floresta em outros países são iguais, ou se rola ver outros tipos de animais e tudo mais.
E foi aí que eu conehci o Juan. Ele é colombiano, de Calí, criado em Bogotá, e co-fundador da Large Minority, uma agência de turismo responsável, que faz um passeio/DESAFIO pela amazônia colombiana (além de desafios em outros países).
A agência faz "desafios" na floresta - tipo, rolê de sobrevivência! - então o Juan conhece muito sobre a região. Por minha curiosidade, decidi fazer uma entrevistinha com ele, e como ele passou umas dicas super bacanas, decidi compartilhar aqui com vocês do Dubbi!
Vamos lá -
Juan, o que você acha mais fascinante sobre a Amazônia Colombiana?
O fato dela ser exótica, cheia de aventura e contrastes, e extremamente exótica!
Quais são algumas das cidades principais da região?
Letícia é a cidade principal, onde os viajantes que chegam de avião desembarcam para conhecer esta parte da Amazônia. A segunda maior cidade é Puerto Narino, que fica mais ou menos uma hora e meia de lá de lancha.
Quais cidades você recomenda, para melhor conhecer a Amazônia Colombiana, e porque?
Você deve começar e terminar em Letícia. Do lado de Letícia, dá para visitar uma região que chama Los Kilometros, que é uma via principal de aproximadamente 18 km.
Ao longo desta via, existem diferentes aldeias para conhecer e trilhas para se fazer. Você também pode ficar hospedado em uma Maloca, como se fosse uma cabana tradicional, e passar um tempo com os membros mais antigos da tribo Huitoto, aprender sobre seus rituais, que incluem Mambe, Ambil, e Rapé.
Além disso, Letícia em si tem uma praça central, onde descem centenas de periquitos no por do sol! Letícia também fica na fronteira do Brasil! A cidade vizinha brasileira é Tabatinga, que fica 5 minutos de bicicleta. Então se tiver com saudades de caipirinha na sua viagem, você pode atravessar e tomar uma na beira do rio.
Puerto Narino é uma cidade pequena, onde não se passam carros. Então se você tiver procurando um lugar para descansar, é aqui que você vai encontrar a paz. Aqui você encontra pessoas das tribos Ticuna e Yagua. Tem algumas trilhas que dá para fazer de Puerto Narino para comunidades menores, como San Martin. Mas a atração principal lá são os lagos Tarapoto, onde se encontram os botos rosas.
Agora vamos ao que importa – onde que é o seu lugar favorito para comer nestas cidades?
Em Letícia, eu recomendo o Tierra Amazonicas e em Puerto Narino, um lugar que se chama Las Margaritas. Ambos oferecem deliciosos pratos locais, incluindo Mojojoy (minhoca!), e Piracuru (um peixe amazônico).
Qual a sua atividade preferida na região?
Definitivamente, pegar um barco, andando bem devagar ao longo do rio em um dia claro, só observando a natureza, os pássaros, e apreciando tudo isso. A melhor época para conhecer a região é de novembro à março, quando o rio está mais alto. Isso permite que você conheça bem a região em áreas inundadas, que não são alcançáveis na seca. Por conta disso, consegue-se encontrar mais fauna.
O que mais você acrescentaria?
Tente visitar os mercados locais em Letícia e Tabatinga, que vendem frutas tropicais, tipo cupuaçu e açaí, além de produtos de mandioca, tipo sua farinha ou um pão que chama casabe, e tucupi (um molho picante).
--
Obrigada Juan! :-) Se quiserem ver mais sobre o passeio que passa na Amazônia no Peru, Colômbia, e Brazil, no site da agência Large Minority: Amazon Challenge (em inglês). Ou na Viare Travel, Desafio da Amazônia (em português).
Alguém aqui já conhece a amazônia colombiana e tem dicas!?
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Sola no Mundo comentou 8 anos atrás
Ameiiii!!! Super faria!