5 trilhas que você pode fazer com as crianças em Florianópolis


  Florianópolis, Santa Catarina  33200 visualizações

As férias de verão são uma ótima oportunidade de explorar lugares que ainda não conhecemos perto de casa, estar contato com a natureza e aprender um pouco mais da história da nossa cidade.
 

Para fugir um pouco do circuito de praias e fazer um passeio diferente, selecionamos 5 trilhas ecológicas em Floripa para adultos e crianças se sentirem em uma aventura!
 

Preparem-se!
Envolva as crianças no planejamento do passeio, eles adoram! Cada um pode ficar responsável por parte da preparação... É necessário, além de roupas de banho, vestir roupas leves e proteção solar (boné e filtro solar), tênis e meias (previnem escorregões e protegem de pedras e pequenos insetos), garrafinhas de água mineral (para hidratação durante o percurso) e um lanche leve e saudável (frutas, barrinhas, biscoitos e sanduíches estão valendo). Lembrem-se de trazer todo o seu lixinho de volta... Tudo pronto, é hora da aventura!
 

1 - Trilha da Barra da Lagoa para a Prainha 

A prainha da Barra da Lagoa também é conhecida como Prainha do Leste. Vá até a Barra da Lagoa e atrevesse a ponte pênsil do canal da Barra, então siga pela trilha cerca de 15 minutos até a Prainha. A faixa de areia tem cerca de 70 metros e o mar é de ondas brandas. É recomendado levar água e lanche, pois os restaurantes ficam próximos a ponte pênsil que dá acesso a trilha.

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 1

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 2

2 - Trilha ecológica do Parque Estadual do Rio Vermelho


As visitas ao parque são orientadas e os guias contam a histórias do parque e dos animais que vivem ali. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h ás 17h, com horários de saída a cada 30 minutos. Para agendamento entre em contato pelo telefone (48) 3665-4492 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações: Parque Estadual do Rio Vermelho.

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 3

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 4

3 - Trilha da Lagoa do Peri


A Lagoa do Peri, maior lagoa de água doce de Santa Catarina, está localizada próximo ao Morro das Pedras, na beira da rodovia que dá acesso à Praia da Armação. Lá tem área para piquenique e churrasco, parquinho, lanchonete e ainda é possível alugar caiaques e pranchas de stand up. A trilha se chama Caminho da Gurita, tem cerca de 3 Km de extensão, intensidade leve para mediano, com riachos e pequenas cachoeiras. Se achar que a trilha é muito longa para as crianças pequenas, você pode percorrer apenas uma parte do percurso.
 

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 5

 Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 6

  

4 - Trilha do Gravatá


Vizinha da Praia Mole e pouco conhecida, a Praia do Gravatá tem uma pequena extensão de areia e o acesso se dá apenas pela trilha que começa na placa da escola Parapente Sul, na subida do morro que vai para a Praia Mole.
A caminhada tem uma subida logo no início, mas é de intensidade leve e dura cerca de 30 minutos. Durante a trilha, no alto do morro, fica a rampa utilizada para os saltos de parapente, a partir daí é só descer até a praia de onde podemos avistar a movimentação da Praia Mole. Vá preparado, nesta praia não há estrutura de bares ou restaurantes, leve bastante água e um lanche para o passeio.
 


Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 7

Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 8

5 - Trilha de Naufragados


A trilha para a Praia de Naufragados encontra-se no extremo sul da ilha e leva esse nome porque em 1753 duas embarcações portuguesas naufragaram bem ali. Para chegar lá de carro vamos pelo Ribeirão da Ilha até o final da Caeira da Barra do Sul, onde há estacionamentos. A partir daí seguimos a pé pela trilha por cerca de 1,2 Km. Mantenha-se na trilha principal, ela é bem marcada e arborizada, com pequenos riachos onde podemos nos refrescar. A praia fica em área de preservação. mas há alguns restaurantes que servem especialmente frutos do mar. Fique atendo ao horário de retorno, antes do fim da tarde, lembre-se que terá que voltar pelo mesmo caminho.


Elisa Moreira - Leve na bagagem adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina Foto 9 

E então, qual delas você se animou a fazer? Chame as crianças para ajudar a escolher, certamente elas sempre se lembrarão dessas férias diferentes!!

Confira mais dicas em > Leve na bagagem

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Florianópolis, Santa Catarina,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.