20 dicas para mulheres viajarem sozinhas em segurança


  Europa, Ásia, Brasil, América, África, Oceania  24603 visualizações

Cada vez mais mulheres viajam sozinhas. E isso não é apenas uma constatação entre nós viajantes. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo de 2016, 17% das entrevistadas afirmaram que pretendem fazer as próximas viagens sozinhas, enquanto apenas 13,5% dos homens planejam fazer o mesmo.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 1


E se homens sozinhos já têm que ter uma precaução grande, com mulheres há ainda mais cuidados a se tomarem, infelizmente. Por isso que nós, em parceria com o NoStress, separamos 20 dicas que ajudarão as nossas viajantes e terem uma trip mais tranquila e segura ;)

1. Conheça os padrões culturais de cada país ou região para a qual está viajando, para se sentir mais segura do que pode ou não fazer e não desrespeitar ou ser desrespeitada na viagem.

2. Reforçando o item anterior, a mulher precisa conhecer os costumes de gênero do local e, na medida do possível,  segui-los para ter uma viagem mais tranquila. Por exemplo, tentar se vestir como os locais é uma boa alternativa.

3. Não ache que é só em lugares exóticos que ouvirá comentários do tipo “mas você é mulher e está viajando sozinha?”. Isso é muito comum inclusive em países tradicionais da Europa. Mais do que não se irritar com isso, é preciso ter orgulho e encher o peito na hora de falar que é mulher e está viajando sozinha.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 2


4. Antes de viajar tente fazer amizade com alguém que more no local para o qual está indo através das redes sociais ou indicações dos seus próprios amigos. Isso será muito útil para esclarecer dúvidas quanto aos hábitos e costumes locais, como também para arranjar companhia para sair à noite ou mesmo conhecer algum local, caso esteja insegura em fazer absolutamente tudo sozinha.

5. Mas como fazer amizade a distância? Simples, em sites como The Travelettes, Go Girl Travel Network e Pink Pangea.

6. Contrate um seguro viagem, mesmo em países que não são obrigatórios (no comparador No Stress é possível ver qual o plano melhor encaixa às suas necessidades). Mulheres viajando sozinhas já tem um milhão de preocupação, não acumule mais uma. A um preço acessível, você consegue uma boa cobertura para inúmeras situações de estresse, como necessidade de ir a um hospital, mala extraviada, cancelamento de voo, apoio jurídico, etc.   

7. Não deu para fazer amizade antes? Não tem problema, você pode arranjar amigos no hostel ou na casa em que for se hospedar no CouchSurfing. Ter um telefone de contato em mãos em caso de alguma emergência é de bom tom.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 3

8. A liberdade é ótima. Fazer o que quiser, quando quiser, como quiser. Mas, além de ter um seguro viagem, caso aconteça algum imprevisto, dê seu paradeiro e seu roteiro pelo menos para uma amiga confidencial, mesmo que ela esteja no Brasil, e avise sempre quando será a próxima vez que entrará em contato com ela.

9. Tenha sempre uma maneira de entrar em contato com pessoas, ou seja, um celular com bateria e acesso à internet. O plano de celular para conseguir fazer ligações pode sair caro, mas se tiver no seu orçamento melhor ainda.

10. Essa dica serve para mulheres, homens, jovens, velhos. Não aceite bebidas de estranhos, em nenhuma ocasião. Dê preferência a garrafas long necks a copos, pois, mesmo você cuidando do copo o tempo inteiro, alguém mal intencionado pode colocar algo em uma mínima distraída sua. Na garrafa isso é mais difícil. Ah, e nunca beba a ponto de não lembrar do que aconteceu. Respeite seus limites alcoólicos.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 4

11. Mas a pessoa é muito legal, está sendo muito gentil comigo, e não tem cara nenhuma de estar planejando uma maldade. De fato, muita gente boa aparece pelo caminho, o problema é distinguir quem não é de boa índole. Por isso, de maneira educada, diga que vai pegar a própria bebida e, se a pessoa insistir, seja um pouco mais firme. Se ela quer ser sua amiga mesmo, não é isso que vai abalar a amizade.

12. Pesquise sobre tudo. Vai fazer uma trilha? Veja no Dubbi, leia os reviews, pergunte ao taxista se já ouviu falar dela, questione a recepcionista do hostel. É comum algo decair a qualidade ou ficar inseguro depois de um tempo, por isso quanto mais relatos cruzados obtiver para tomar uma decisão, melhor. E, falando em segurança, sempre confira um seguro viagem de acordo com a atividade que fará na viagem (veja ferramenta para comparar seguro viagem).

13. Seja muito seletiva na sua mala. Quanto menor, mais fácil será o seu deslocamento e menos atenção você chamará. Para fazer uma mala menor, uma dica é, ao invés de levar um pote inteiro de shampoo, condicionador, cremes, comprar aqueles potinhos portáteis e transferir somente uma quantidade.

14. Aprenda a dobrar roupas de maneira que sobre mais espaço na mala. Ao invés de dobrá as roupas, tente enrolá-las. Isso pode aumentar o espaço dentro da mala, e não amassa tanto assim. Saber o modelo da mochila (de ataque, cargueiras, etc) também é recomendável.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 5

15. Tenha cópias de segurança de todos os seus documentos. De preferência, deixe-os em ambientes separados, no caso de perder um ainda ter o segundo de reserva. Ah, tenha também cópia de todos na nuvem, seja o Google Drive ou outro local de armazenamento que utilize.

16. O mesmo vale para dinheiro e cartões. Guarde cédulas em locais separados e tenha um cartão reserva em ambiente seguro.   

17. Alugou um carro? Sempre que atingir o meio tanque, encha-o. Isso evita surpresas desagradáveis caso esteja indo para um lugar novo/mais afastado.

18. Tenha camisinha e um remédio contraceptivo em mãos, mesmo que você não esteja pensando em ter atividades sexuais durante a viagem. O mundo é imprevisível e a vontade pode aparecer. O problema é que eles não são de fácil acesso em todos os países.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Ásia,Brasil,América,África,Oceania Foto 6

19. Não tenha medo de dizer não, não só para bebida, mas para qualquer tipo de situação. Em situações suspeitas, não revele que você está sozinha e tente sempre usar um “we” na conversa, para dar ideia de que está acompanhada. Caso esteja perdida ou achou o local um pouco ameaçador, tenha sempre na mão uma cota de “táxi da salvação”, para levá-la a um lugar mais seguro.

20. Ainda está em dúvida? Consulte o Dubbi. Aqui você tem dicas e relatos de mulheres que viajaram sozinhas para Índia, Tailândia, Europa, dentre outros, e também pode fazer sua pergunta, que em pouco tempo viajantes irão responder solucionando suas dúvidas.

Em uma viagem sozinha, é muito importante ver o melhor seguro viagem para você. Nós recomendamos a NoStress, ferramenta para comparar a melhor opção de seguro!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

PH Loureiro

PH Loureiro comentou 6 anos atrás

Muito bom!!!

Tania Cruz

Tania Cruz comentou 6 anos atrás

Artigo excelente!

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 6 anos atrás

Adorei!!

Aline Almeida

Aline Almeida comentou 5 anos atrás

Muito útil! Agradecida!

Adrar Tours

Adrar Tours comentou 2 anos atrás

GREAT ARTICLE!!

francys neia

francys neia comentou 2 meses atrás

Adoro viajar sozinho procurar ,bons restaurantes e não pode faltar uma academia na gringa veja tambem ,como treinar na gringa https://sejaatleta.com/peck-deck-como-fazer/

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Ásia, Brasil, América, África, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.