10 praias imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro


  Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Paraty, Angra dos Reis, Niterói  6203 visualizações

Nem só de Copacabana e Ipanema vive o Rio de Janeiro. O estado tem praias lindíssimas ao longo de todo seu litoral. Aproveitando que estamos no verão, selecionei as praias mais incríveis e que valem a visita pra quem vem passar pelo menos dois dias aqui no “errejota”. E quem mora no estado e ainda não conhece essas praias, não sabe o que está perdendo.

1 – Praia do Forte – Cabo Frio

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 1

A praia do Forte é o cartão postal da cidade de Cabo Frio. Apesar dos seus 7,5km de extensão, lota facilmente no verão.  Com areias branquíssimas e mar azul claro, a praia do Forte encanta por sua beleza paradisíaca. Leva esse nome devido ao forte de São Mateus, construído no séc XVII, que fica no final da praia no lado esquerdo. Aliás esse cantinho da praia, que apesar não ter tanta infraestrutura quanto a parte que fica no centro da cidade, é bem disputado pelos turistas. Além de visitar o forte São Mateus e ter uma bela vista de toda a praia, no final da rua no lado esquerdo, um caminho leva a um mirante de onde se pode ver o canal do Itajuru e a Ilha do Japonês. No faixa que fica no centro, a praia lota em frente aos bares e hotéis. Pra quem não curte tumulto, a praia é perfeita mesmo fora da temporada, entre março e junho, quando ainda tem dias bem quentes.

2 – Praia do Pontal do Atalaia – Arraial do cabo

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 2

As prainhas do Pontal do Atalaia são realmente paradisíacas. Não existem casas no local, pois está inserido também no Parque Estadual da Costa do Sol e pra chegar  é preciso encarar uma escadaria de madeira de 150m e com 225 degraus. E como diz aquele ditado “pra baixo todo santo ajuda”, então nem pense na volta rsrs  A primeira vez em que fui lá ainda não havia escada, logo o acesso está bem melhor agora. Mas o sacrifício é recompensado pela tranquilidade das águas turquesas mais lindas que já vi. É bom chegar cedo pois apesar do fácil acesso, no verão a praia que não é muito extensa, costuma lotar. Recomendo levar lanches, na praia não existe estrutura de quiosques, apenas alguns ambulantes que montam barracas e os preços podem não ser muito amigáveis. Há também passeios de barco que fazem parada na praia.

3 – Praia do Meio – Trindade

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 3

Uma das praias mais bonitas de Paraty. Existem alguns bares, mas no geral a praia não conta com infra estrutura turística. Um pequeno rio deságua na praia, deixando a paisagem mais bela. É na praia do Meio que tem início a trilha para a praia e piscina natural do Cachadaço e algumas cachoeiras. Está dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Para saber mais sobre a região de Paraty acesse esse post que fiz: Paraty – um roteiro para 5 dias.

4 – Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 4

Uma das praias que mais curti na Ilha Grande, Lopes Mendes é um paraíso. Quilômetros de praia semi-deserta de areia fofa e branca e mar de águas azuis. Essa praia é acessível somente por uma pequena trilha e não deve ficar de fora de um roteiro de quem vai à Ilha Grande. Para saber mais sobre ela confira esse post aqui: Ilha Grande – Roteiro de 4 dias – Praia de Lopes Mendes – Dia 3.

5 – Praia da Reserva – Rio de Janeiro

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 5

Minha praia preferida na cidade do Rio de Janeiro, a praia da Reserva fica na zona oeste. Apesar de possuir mar agitado, ela é ideal pra quem quer fugir da muvuca das praias da zona sul e ainda assim curtir um belo visual da cidade. Possui quiosques em toda a sua orla e ambulantes. Acesse esse post e saiba mais sobre ela: Rock in Rio: 10 passeios quase de graça no Rio de Janeiro.

6 – Praia Secreta e do Laboratório – Angra dos Reis

Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 6

Praia do Laboratório

Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 7
Praia Secreta


Essas praias foram um achado na última viagem que fiz a Angra dos Reis (Praias de Angra dos Reis: muito além de Ilha Grande). Estão bem afastadas do centro de Angra e não possuem um acesso tão fácil, mas são lindas e tranquilas. Ótima pra ir com crianças pois o mar é muito calmo e as águas mornas. Se você curte snorkeling vai se encantar com a visibilidade da água. Encontrei muitos peixes na praia Secreta e tartarugas na praia do Laboratório. As duas possuem lugar pra comer, mas ainda assim recomendo levar comida pois são poucas as opções.

7 – Praia de Itacoatiara – Niterói

Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 8

Praia de Itacoatiara vista do Costão


A praia de Itacoatiara é uma das mais badaladas de Niterói, fica num bairro nobre da cidade. Nela acontecem alguns campeonatos de surf e também tem a trilha pro Costão de Itacoatiara que oferece um belíssimo visual de parte da cidade Niterói e do Rio de Janeiro (dá pra ver o Pão de Açúcar de lá) e de Maricá. Está dentro do Parque Estadual da Serra de Tiririca, que abrange parte de Maricá também. A praia conta com quiosques na orla.

8 – Praia de João Fernandes – Búzios

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 9

A praia de João Fernandes tem uma faixa de areia pequena e estreita. Ela é muito bonita com sua água azul esverdeada e mar calmo onde é possível encontrar peixinhos a cada mergulho. O único porém é que pelo tamanho da faixa de areia ser pequeno e bares e hotéis colocarem suas cadeiras tomando quase todo o lugar, a praia lota rapidamente e conforme a maré sobe fica todo mundo amontoado. O ideal é chegar bem cedo. Dali da pra pegar uma pequena trilha e chegar na praia de João Fernandinho, logo ao lado.

9 – Praia do Perigoso – Rio de Janeiro

Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 10

Praia do Perigoso vista da Pedra da Tartaruga


Apesar do nome de Perigosa essa praia não tem nada. Situada em Barra de Guaratiba na zona oeste da cidade e é acessível por trilha. Essa praia fica aos pés da pedra da Tartaruga, famoso point de rapel da cidade. Então a dica é: faça o rapel e depois se delicie nas águas deliciosas do Perigoso.

10 – Praia Vermelha – Rio de Janeiro

 Juh Oliveira adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo,Cabo Frio,Paraty,Angra dos Reis,Niterói Foto 11

A Praia Vermelha fica ao lado de um dos cartões postais mais famosos da cidade: o Pão de Açúcar. De águas calmas e verde esmeralda a praia é ideal pra curtir com a família e amigos. Alguns ambulantes ficam pela praia e oferecem inclusive Stand up. A praia não é muito extensa e pode lotar rapidamente no verão. Pra quem tiver fôlego, no canto esquerdo tem início a trilha para o morro da Urca. Veja mais dicas de como chegar lá nesse post: Trilha do Morro da Urca.

*todas as imagens desse post são de minha autoria

Gostou das dicas? Visite também o blog http://boradescobrir.com.br/ e siga também o IG @boradescobrir

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Ohana Silva

Ohana Silva comentou 6 anos atrás

Ótimas dicas, obrigada!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Paraty, Angra dos Reis, Niterói,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.