10 destinos para saltar de paraglider no Brasil


  Brasil  37711 visualizações

O paraglider, mais conhecido no Brasil como parapente, é um esporte radical muito popular, semelhante ao paraquedismo, pois também consiste em saltar de um ponto alto com o auxílio de um paraquedas que se abre e permite ao praticante ficar planando no ar. Mas ao contrário do paraquedista, que tem um voo mais agressivo durante sua maior parte, o parapentista pode aproveitar de um voo mais dinâmico e calmo, apreciando a beleza da paisagem, mas sem perder a emoção e a adrenalina da atividade. Para você saber onde praticar o paraglider, o Dubbi preparou uma lista com os dez melhores destinos brasileiros.

1. Governador Valadares (MG)

Essa cidade do interior de Minas Gerais é considerada o paraíso do voo livre, já tendo sido palco de alguns campeonatos, como o mundial de parapente. O melhor ponto da região para praticar a atividade é o Pico do Ibituruna, a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, pois além de contar com mais de dez rampas naturais e de madeiras para os saltos, permite também voar mais alto e a longas distâncias por mais tempo graças à formação de térmicas duráveis.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 1

2. Areia Branca (RN)

O mesmo vento forte e constante responsável por movimentar centenas de palas e gerar energia elétrica no município de Areia Branca também é o motivo que faz deste um dos melhores lugares para praticar os voos de paraglider. A praia de Ponta do Mel é o ponto mais procurado da região, pois além das condições boas para a atividade, você também poderá apreciar uma incrível paisagem das dunas e do mar do oceano atlântico se encontrando com o sertão e a caatinga (é a única praia do mundo onde isso ocorre).

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 2

Foto: Aloha_Ent.

3. Castelo (ES)

Castelo já foi quatro vezes palco da Copa Mundial de Parapente, portanto, não é exagero dizer que é um dos melhores lugares para praticar o esporte. A rampa mais famosa da cidade é a de Ubá, a cerca de 950 metros de altitude, que ganhou popularidade pelo mundo inteiro pelas boas condições de voo, permitindo decolagens simultâneas, e pela belíssima paisagem que proporciona, onde você irá sobrevoar montanhas, precipícios, cachoeiras e todas as suas atrações naturais.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 3

Foto: Prefeitura Municipal de Castelo

4. Balneário Camboriú (SC)

Em meio a tantas belas praias, parques, cachoeiras, entre muitos outros pontos turísticos da região, o voo de parapente pode não ser a atividade mais óbvia e famosa, mas para quem procura aventura ou gostaria de experimentar o esporte pela primeira vez, não se arrependerá. A partir do Morro do Careca, o principal ponto para a prática do esporte, localizado na divisa de Balneário e Itajaí, a mais de cem metros acima do nível do mar, você poderá observar todos os atrativos da cidade de um ângulo privilegiado.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 4

Foto: Gilberto Luis DalMas

5. João Pessoa (PB)

Os ventos paraibanos são fortes e ideais para os voos de paraglider, mas para praticar o esporte em alguns dos melhores pontos do estado inteiro, deve-se ir para João Pessoa. Há ao menos três excelentes rampas na cidade para os saltos, onde é possível sobrevoar com segurança a mais de mil metros de altitude pelos mirantes, coqueiros, mar e pelas famosas falésias coloridas, cartões-postais da Paraíba. A rampa da Praia do Sol está entre as mais visitadas e é um ótimo ponto para iniciantes.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 5

Foto: Guia 4 Ventos

6. Socorro (SP)

A Estância de Socorro é um dos destinos brasileiros que mais atrai os aventureiros, pois oferece um amplo leque de opções de esportes radicais. A prática de paraglider é, sem dúvidas, uma de suas atividades mais procuradas, feito ou no Mirante da Pedra Bela Vista, ponto mais alto da cidade, com cerca de 1.250 metros de altitude, ideal para todos os tipos de praticantes, sejam experientes ou iniciantes, ou então no Pico da Cascavel, com um pouco mais de 500 metros, o que pode dificultar um pouco mais o voo.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 6

Foto: Jackson Blaine / YouTube

7. Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa é provavelmente o destino mais popular do país e até do mundo para praticar o voo de paraglider, sendo referência mundial em qualquer modalidade de voo livre. Existem várias excelentes rampas espalhadas pela região, mas a mais famosa delas é a da Pedra Bonita, com aproximadamente 600 metros de altitude e localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, de onde você poderá observar alguns dos principais pontos turísticos do Rio, como a Pedra da Gávea, o morro dos Dois irmãos e o Corcovado.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 7

8. Formosa (GO)

Em uma região com belas cachoeiras e quedas d’água, que completam a experiência do voo de parapente, Formosa é um dos melhores destinos brasileiros para a prática desse esporte, contando com ventos fortes e constantes e permitindo decolagens simultâneas. O Vale do Paranã é um dos principais picos para saltos, com 1.300 metros de altitude, mas não é recomendado para iniciantes, pois os voos são geralmente mais rápidos, longos e técnicos, resultando em pousos mais turbulentos.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 8

Foto: G1

9. Nova Petrópolis (RS)

Conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, essa região é protegida por montanhas, morros e picos, o que faz dela um dos locais mais populares do país para saltar de paraglider. O melhor ponto para essa atividade é o Ninho das Águias, que possui rampas gramadas e de concreto e ótimas condições, possibilitando voos que podem alcançar até três mil metros de altitude e lhe permite observar uma belíssima vista de toda a região e da natureza da Serra.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 9

Foto: Ninho das Águias

10. Atibaia (SP)

Atibaia é um grande polo de turismo de aventura no Brasil e uma de suas principais atividades é o voo de paraglider sobre a Serra de Itapetinga. O salto é feito de seu principal pico, a Pedra Grande, a 1.450 metros de altitude, localizada em uma área rochosa de mais de 600 milhões de anos e que conta com uma rampa natural e excelentes condições para a prática do esporte durante o ano inteiro, possibilitando assim várias decolagens simultâneas e voos a longas distâncias.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 10

Foto: Fica a Dica

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.