10 atrações culturais de São Paulo


  São Paulo  18538 visualizações

São Paulo é uma das capitais mais ricas do Brasil quando se trata de cultura – além de ser muito marcante, está presente em sua arquitetura, gastronomia, arte e todas as milhões de atrações que abriga. Contando com diversos museus, parques, centros culturais, igrejas, feiras e incontáveis passeios que ocorrem todos os dias, esse é o destino ideal para qualquer pessoa que esteja procurando aprender e se deslumbrar com toda a diversidade que a cidade tem para oferecer. Para que você saiba para onde ir, nós reunimos as dez melhores atrações culturais que você pode encontrar na capital paulista.

1. Centro Cultural Banco do Brasil

É um dos principais centros culturais de São Paulo e ocupa um dos mais belos edifícios da cidade, construído em 1901, comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e restaurado pelo arquiteto Hippolyto Pujol em 1927, que manteve as características arquitetônicas do prédio do início do século com sua rica e marcante influência francesa, período da Belle Époque Paulista. Com uma área total de mais de quatro mil metros quadrados, abriga salas de exposições, cinema, teatro, auditório, loja, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e cafeteria e conta não apenas com uma ótima programação cultural, como também oferece oficinas e workshops. O centro fecha nas terças-feiras, mas fica aberto até às nove horas da noite em todos os outros dias.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 1

Foto: Café História

2. Theatro Municipal de São Paulo

Construído em 1903 e inaugurado em 1911, esse teatro ganha destaque especial por causa de sua incrível arquitetura, presente tanto na parte de fora quanto de dentro da casa, com seu estilo renascentista barroco inspirado na Ópera de Paris. Além de ser cartão-postal de São Paulo, é também considerado muito importante historicamente por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi o marco inicial do Modernismo no Brasil e quando se tornou referência cultural do século 20. Hoje em dia, o Theatro Municipal conta com exposições, espetáculos de vários corpos artísticos, como orquestras e balés mundiais, cursos de música e dança, e um museu com fotos, gravações, documentos e hemeroteca. A bilheteria funciona todos os dias, inclusive de finais de semana e feriados.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 2

Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

3. Memorial da América Latina

Projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento para a integração cultural, política, econômica e social da América Latina com a intenção de demonstrar solidariedade e união latino-americana em uma época que existiam muitas divergências de interesse entre o Brasil e os outros países. Em um amplo espaço de mais de 80 mil metros quadrados, abriga seis edifícios (o Salão de Atos, a Galeria Marta Traba, a biblioteca, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simon Bolívar e centro de estudos) que estão distribuídos por duas praças (a Cívica e da Sombra) unidas por uma passarela e que conta com várias obras de arte, esculturas, exposições, entre outros. A maioria das atrações, como o memorial e a galeria, estão abertas de terça a domingo, mas a biblioteca abre também de segunda-feira.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 3

Foto: Jefferson Tavares

4. Museu de Arte Contemporânea

Esse museu, também chamado apenas de MAC, foi criado quando a USP (Universidade de São Paulo) recebeu o acervo do antigo MAM (Museu de Arte Moderna), e, hoje, possui mais de dez mil obras, como pinturas, fotografias, arte conceitual, entre outros, e se tornou um nome de destaque em toda a América Latina. Apesar de estar ligado à pesquisa universitária, seu principal objetivo é tornar a cultura acessível para todos, portanto, oferece atividades e serviços como disciplinas optativas para graduação, cursos de extensão cultural, ateliês, biblioteca e loja, além de exposições temporárias ao longo do ano com obras de grandes nomes, como Picasso, Matisse, Tarsila do Amaral, etc. O museu fecha nas segundas-feiras, mas abre em todos os outros dias, inclusive de finais de semana e feriados.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 4

Foto: Vagas Para Moda

5. Instituto Tomie Ohtake

Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, esse moderno complexo possui arquitetura vanguardista com formas futuristas que chamam muita atenção. A área do instituto tem mais de sete mil metros quadrados e conta com salas de exposição, ateliês, áreas de documentação, a livraria Gaudí, teatro com capacidade para 720 pessoas, salas para seminários, cinema, restaurante, café e loja. Apesar de não abrigar um acervo permanente, o espaço recebe muitas exposições de arquitetura, artes plásticas e design tanto de nomes que já são referência como também de jovens artistas, além de sempre mostrar trabalhos da artista que dá nome ao lugar, a Tomie Ohtake. O instituto fecha apenas nas segundas-feiras, mas abre em todos os outros dias.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 5

Foto: Ache

6. Centro Cultural São Paulo

Conhecido também como Centro Cultural Vergueiro, foi criado com o objetivo de expandir a Biblioteca Mário de Andrade (que tem um dos maiores acervos culturais do Brasil, com mais de três milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e materiais audiovisuais) e, hoje, é considerado um dos principais pontos culturais e de lazer de São Paulo. O espaço conta com um jardim suspenso, salas para apresentações de teatro e música, um conjunto de bibliotecas e ainda oferece atividades educativas, sociais e comunitárias, como shows, espaços para dança, salas de leitura, entre outras. Alguns dos espaços e os eventos organizados no local podem ter horários diferentes, mas o Centro Cultural está aberto todos os dias exceto nas segundas-feiras.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 6

Foto: Márcio de Assis / Wikipédia

7. Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo, ou apenas Catedral da Sé, é considerada como o quarto maior templo de estilo neogótico do mundo. Foi construída em 1913 após a demolição da primeira igreja matriz da cidade, mas só foi inaugurada em 1954, apresentando deslumbrantes ornamentos, como estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros. Além disso, a catedral abriga o maior órgão da América do Sul, uma cripta aberta à visitação com trinta câmaras mortuárias, e o Marco Zero de São Paulo, um pequeno monumento mostrando um mapa das estradas que partem da capital paulista com destino a outros estados. Fica aberta de segunda-feira à domingo e realiza missas em diferentes horários de cada dia.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 7

Foto: Comunitexto

8. Pinacoteca do Estado de São Paulo

O mesmo prédio da Pinacoteca foi lar do primeiro museu de artes de São Paulo, até que deu espaço para o museu que é hoje, considerado um dos mais importantes do Brasil e abrigando um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com cerca de dez mil obras dos séculos 19 e 20 até a contemporaneidade. Todas as suas peças, entre pinturas, gravuras, objetos de arte decorativa, esculturas e um distinto conjunto de imaginária do período colonial, estão distribuídas em dez salas de exposições, mas ela incorpora ainda a Estação Pinacoteca, um edifício que recebe suas exposições temporárias e conta também com o Memorial da Resistência de São Paulo. O espaço é fechado nas terças-feiras, mas está aberto durante todos os outros dias.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 8

Foto: Expedia

9. MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras com a mais abrangente coleção de arte ocidental da América do Sul. Foi fundada pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand em 1947 e tornou-se o primeiro museu moderno no país, sendo que hoje possui mais de oito mil obras, como pinturas, esculturas, fotografias e vestuário de diversos períodos e diferentes influências (europeia, africana, asiática e das Américas). Além de sua exposição permanente, o local ainda abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do Brasil e oferece exposições temporárias, cursos, palestras, apresentações de música, dança e teatro, entre outros. O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras e fecha apenas nas segundas-feiras.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 9

10. Feiras culturais

A diversidade cultural de São Paulo é surpreendente e pode ser vista nas feiras feitas nas ruas e que representam as várias nacionalidades que vivem na cidade. Além de serem gratuitas, é possível conhecer a rica história, gastronomia e cultura de centenas de diferentes países, onde são expostas obras de artes, antiguidades, artesanatos, bijuterias e comidas típicas, o que faz deste um ótimo programa para se fazer aos domingos. Algumas das melhores feiras são as Boliviana, Nórdica, Japonesa, Italiana, Chinesa, Árabe, entre outras internacionais e também algumas brasileiras, como as feiras Como Assim e a Benedito Calixto. A maioria delas são realizadas nos finais de semana, mas algumas funcionam durante a semana.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 10

Foto: Gabrielle Ideallii

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcello Cataldi

Marcello Cataldi comentou 7 anos atrás

Excelente, uma pena tão poucos likes ....... pobre cultura brasileira....

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Paulo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.