Aventura,Mochilão,Bolívia,Chile,San Pedro de Atacama,Potosí: Deserto atacama

Alexandre Pitta

Gaby, o Salar de Atacama é realmente incrível. Fui até ele de bicicleta partindo da rua principal de San Pedro de Atacama. São mais ou menos 20 km de distância saindo do centro. É legal levar água doce para se lavar após a sua permanência pois o seu corpo fica coberto de (muito) sal. Não é recomendado mergulhar lá. A vista é incrível e é possível avistar a distância alguns vulcões.

Você pode visitar os geisers pois é algo que não temos aqui no Brasil e vale muito pelo visual e pela sensação. Apesar de muito frio, mesmo com sol, você pode se banhar nas águas quentes, aquecida pela atividade dos vulcões. No retorno é possível parar em vilas andinas e se aventurar em um churrasco de lhama. Não é recomendado tirar foto dos habitantes destes locais, pois eles acreditam que suas almas sejam roubadas a partir das fotos.

Tem a reserva dos flamincos onde se pode avistar estes animais em seu habitat natural. É legal entender o motivo pelo qual eles ficam ligeiramente vermelho. Vão contar esta história para você lá.

O vale de la luna é um lugar incrível e com um pouco de imaginação dá para pensar que está mesmo na lua. Tem um local onde é possível tirar fotos deslumbrantes em uma pedra típica do desenho do papa léguas. Os guias sempre param neste local.

Se tiver pique, fôlego e tempo, é possível fazer passeios para subir nos vulcões da região. 

No centro de San Pedro de Atacama há um passeio noturno promovido por algumas agências que permite que você vislumbre a linda via láctea. A agência recomendada é de um francês. O Chile é um país referência em astronomia.

No mais, boa viagem e divirta-se!

A Salar de Atacama

Salar de Atacama San Pedro de Atacama El Loa

B San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama San Pedro de Atacama El Loa