Passagens e Cias. aéreas,Índia: Dúvidas para primeira viagem internacional

Bruno Molinero

São Paulo

Oi, Madjara. A Índia realmente é um lugar fantástico, vale ser visitado. Vamos lá:

- Seu inglês é fraco e o dos indianos também, embora o idioma seja um dos oficiais do país. Sem crise, a gente sempre dá um jeito de se comunicar

- Não sei dizer se há data melhor para as passagens. A dica é sempre comprar com antecedência e pesquisar bem. Quando eu fui, em 2012, por exemplo, valia mais a pena comprar uma passagem para Madri e, de lá, pegar um voo para Nova Déli. Bizarro, mas é verdade.

- O país é muito barato. Muito. É possível achar quartos em hoteis simples por R$ 20. Não são nada luxuosos, às vezes rolam uns lençóis encardidos, mas são seguros e têm chuveiro, privada, papel higiênico (itens de luxo por lá) e café da manhã (não vá esperando nenhum manjar hehe). Fiquei um mês e, se não me falta a memória, gastei uns R$ 1.500, incluindo os passeios pelo Rajastão e pelo Himalaia. Tem várias cidades que têm ashram, uma espécie de templo em que você pode se hospedar de graça ou pagando um valor simbólico. É legal e ajuda na hora de segurar a grana.

- Sobre as roupas, é bom prestar um pouco de atenção. Os indianos têm sérios problemas com liberdade sexual e tendem a achar que toda ocidental está disposta a transar com eles. Não são raros os casos de estupros de turistas. O melhor é evitar roupas curtas e muito chamativas. Mas, ao mesmo tempo, elas precisam ser frescas. Lá é um país onde costantemente os termômetros registram temperaturas acima dos 40ºC em determinadas regiões.

- É difícil achar locais que aceitam cartão de crédito. Em Nova Déli ainda é possível. Mas esqueça se estiver no interior. O lance é levar dólares ou euros e trocar por lá.

- Não sei se vai sozinha. Mas, se for, fique de olho aberto. A Índia não é nenhuma Síria ou país em guerra civil, mas está longe de ser a Suíça.

- Eu viajei em julho, durante o período das monções, e foi tranquilo. Acredito que setembro seja melhor ainda.

Espero ter ajudado. Boa viagem!

A Rajastão

Rajastão, Índia