América,Ásia,África,Europa,Antartida: Qual foi o seu maior perrengue de viagem?

Moisés Cona

São Paulo

Meu maio perrenque foi um belo susto que deve ter durado uns 30 minutos, enquanto eu fazia uma conexão na Cidade do Panamá , indo para o México.

Embarquei em São Paulo normalmente e desembarquei no Panamá normalmente. Depois de verificar em qual portão sairia meu voo para a Cidade do México, fui até o portão e, 2 minutos depois, um oficial da polícia panamenha me abordou, pedindo para ver meu passaporte.

Entreguei meu passaporte e, após dar uma olhada, ele começou a chamar outros colegas deles, alguns uniformizados, outros não, e meu passaporte começou a passar de mão em mão, e muitas perguntas vieram. Para onde eu iria. Onde eu morava. O que eu fazia no Brasil. Até que o primeiro oficial perguntou se eu tinha como provar que aquele passaporte era meu.

Oi?? Nessa altura, todo mundo perto do portão estava olhando a situação já...

Perguntei se havia alguns problema, e o cara me mostrou um e-mail/relatório da Interpol (!!!), que o Panamá havia recebido no momento em que embarquei no Brasil, na qual se encontravam meu nome completo, minha data de nascimento e o número de meu passaporte, dizendo que ele estava invalidado por ter sido roubado. 

Ai o desespero bateu, porque eu tinha uma viagem para o México e Cuba totalmente planejada e com muitas coisas paga, e a única coisa que eu não iria precisar era ser deportado para o Brasil.

Eu fiquei sem reação. Disse que eu nunca tinha tido o passaporte roubado e que, inclusive, havia acabado de sair do Brasil há 5 ou 6 horas, e a Polícia Federal não tinha dito nada. Por sorte, eu tinha comigo meu RG, carteira de habilitação, carteira de estudante, cartões de visita do meu trabalho.

Todos os documentos tinham fotos, nome completo, então tiraram foto de tudo para mandar de volta a Interpol, dizendo que eu era eu mesmo. Não sei se isso seria bom ou ruim, mas me liberaram.

Então voei para o México com um medo terrível de novamente ser parado lá, mas felizmente nada aconteceu.

Quando voltei para o Brasil, passando na imigração, avisei a pessoa da PF do ocorrido e ela nem conseguiu dar a minha entrada no país de novo hahaha.

Enfim, tirei outro passaporte e descobri que não é legal ser procurado pela Interpol...

A Cidade do Panamá

Cidade do Panamá, Panamá