América,Ásia,África,Europa,Antartida: Qual foi o seu maior perrengue de viagem?

Mateus Souza

São Paulo

O meu foi um perrengue digno de cena de filme!

Estava em Manaus e iria, de lancha pelo Solimões, para Tabatinga , na tríplice fronteira com Peru e Colômbia. A viagem levaria uns dois dias. 

A lancha partiria por volta das 9h. Eu e um amigo tínhamos deixado reservado nossos lugares há mais de 10 dias. Estávamos em um hostel próximo ao porto de Manaus, de onde ela sairia. 

Tudo parecia tranquilo. Mas dormimos um pouco além do que devíamos e mesmo assim não nos preocupamos muito com horário, afinal estávamos perto. 

Já era mais de 8h40 quando estávamos na beira do porto, sem saber de onde exatamente sairia nossa lancha, e o desespero começou a tomar conta da gente. Corre pra lá, pergunta pra cá, ninguém sabia informar de onde sairia a tal lancha. 

Até que deu 9h quando enfim achamos! Detalhe: estávamos no topo do porto, até acessar tinha toda uma escadaria pela frente e ainda uma caminhada até o cais. Enquanto descíamos, porém, surpresa: a lancha partiu! Corremos mais do que conseguíamos, em vão: a lancha não poderia voltar, informou alguém da empresa que estava no cais. 

Bateu o desespero: tínhamos que estar o quanto antes em Tabatinga, estávamos a trabalho. Perguntamos como fazer e foi informado que dali 2 horas sairia um barco que iria até Tabatinga. Chega em 8 dias.

O QUE? 8 dias era muito tempo, não poderiamos perder tudo isso. Descobrimos um caminho alternativo: um barco de 2 dias até metade do caminho, 2 dias nessa cidade esperando uma lancha, que levaria até mais metade do caminho, mais uma pernoite, até outra lancha que enfim levaria até Tabatinga. 

Saldo final: 6 dias numa viagem que levaria 2, mas ainda assim melhor do que 8. 

Aprendizado: nunca durma além da conta no hostel. 

Saldo final: uma porrada de boas histórias para contar. Hoje, é engraçado. No dia, desesperador. 

A Tabatinga

Tabatinga, Amazonas, Brasil