Aventura,Peru,Cuzco,Machu Picchu: Dicas da trilha Salkantay para Machu Picchu

Bruna Alquete

Recife - Pernambuco/Brasil

Olá, Gabriela.

Fiz a trilha em agosto/15 e reservei tudo antecipadamente com essa agência: http://www.salkantaytrekking.com/

De fato o valor é um pouco acima do que é cobrado quando você compra o passeio lá em Cusco. Eu e meu namorado entramos em uma das milhares de agências que funcionam em Cusco só pra ter uma ideia de valor e vimos que pode sair, sim, bem mais em conta. Porém, não me arrependo de ter feito com a agência que contratei inicialmente.

O percurso é bastante pesado. Eu não imaginava que seria tanto! Quando lia os comentários na net sobre a trilha, pensei que seria uma trilha moderada, mas nada absurdamente difícil. Aí me enganei. Mas, veja só, não quero desestimulá-la. Não sei qual a sua condição física, mas a minha, na época, era "médio" sedentária. Fazia treino funcional 2 vezes na semana e só.

Nos primeiros 20 minutos de trilha pensei em desistir. Sério! kkkkkkkkkkk...Mas meu namorado me deu forças, carregou minha mochila, que não devia ter nem 2kg, e consegui fazer a primeira subida da trilha. Tenha uma coisa em mente: 2kg parecerão 10kg por conta da altitude. Quanto menos vc levar nas costas, melhor.

Fui num grupo onde tinha 1 casal inglês  e 1 casal americano. Mais pra frente se juntou ao grupo um trio de americanos. Éramos os únicos brasileiros e os piores trilheiros da equipe. Sempre ficávamos por último. O primeiro dia é moderado. A pior parte nem foi o início da trilha. A pior e a melhor parte ficaram pra depois do almoço. Após um descanso, subimos uma montanha que dá no Humantay Lake. Que surpresa. Vale cada suor a beleza do lago. Essa subida é uma prévia do que seria o dia seguinte (no quesito esforço).

Não vou me estender muito. O segundo dia é o pior de todos. De longe!  A escalada até o cume é um exercício de perseverança e teste de seus limites. Pensei que não conseguiria e quase pedia ao guia para alugar um burrinho pra me ajudar na subida. Aqui, a empresa que eu contratei se destacou. No segundo dia chegou mais outro guia, que ficou responsável por ir com os “retardatários”. No caso, apenas eu e meu namorado....Kkkkkkkkkk. Ao longo do percurso, vi um grupo de brasileiros meio “perdidos”, pois também não conseguiu acompanhar o trekking com a empresa que eles contrataram. Acabaram indo conosco.

Depois do segundo dia tudo fica mais fácil e já se pode, inclusive, tomar banho (na época custou 10 soles).

No terceiro dia, em Santa Teresa, recomendo fortemente ir ao banho termal e no quarto, fazer a melhor tirolesa do mundo (exagero meu...é pq curti bastante).

Recomendo, também, não subir à pé de Águas Calientes pra Machu Picchu, por duas razões:

1.Você estará absurdamente esgotada dos 4 dias que se passaram (inclusive os americanos e londrinos nível hard de trilha decidiram não subir para poupar esforços para subir a montanha Machu Picchu)

2.Eu também não subi e ainda assim não consegui subir a montanha Machu Picchu (ingressos jogados fora)

Por fim, algumas dicas finais:

1.Leve protetor solar, repelente e lenços umedecidos.

2.O banho termal em Águas Caliente é decepcionante, principalmente quando vc já foi ao de Santa Teresa . Achei meio sujo.

3.Chegue absurdamente cedo para pegar o ônibus a Machu Picchu (se vc decidir subir de bus de Águas Caliente até lá). A fila é gigante!!!! Compre os ingressos do bus um dia antes.

4.Leve uma frutinha pra alimentar uma das várias lhamas que tem em MP. É a chance de vc conseguir uma selfie com ela. Kkkkkkkkk

Ficou longo, mas acho que é isso!

Seguem algumas fotos:

Início da Trilha (Ainda não foi aqui que eu decidi desistir. Acho que foi uns 5 minutos depois, quando apareceu um morro punk pra subir)

Humantay Lake (1º dia - Subida tensa até o lago, mas a vista é recompensadora)

No Topo da Montanha (2º dia de trilha - Lugar inesquecível)

3º dia - Agora fica tudo mais light

Machu fucking Picchu (5º dia)

A Cusco

Cusco Cusco Cusco

B Santa Teresa

Santa Teresa District La Convención Province Cusco