Tati

 Mochilão   Laos, Tailândia, Malásia

Viajando no sudeste asiatico durante o periodo de monçoes

Oi gente, estou planejando viajar sozinha por alguns lugares do sudeste asiatico. O problema: eu planejei fazer isso durante o mes de agosto. Meu planejamento inicial era começar a viagem na China (ja que estarei la nesse periodo), cruzar a fronteira entre China e Laos de onibus, ir para a tailandia e depois malasia finalmente chegando a Kuala Lumpur. Todo esse percurso seria feito por meio de trem e onibus, por causa do baixo custo.
Lendo um pouco mais, descobri que esse é um mês de monçoes com risco de tufoes, tempestades fortes e que muitas estradas em Laos, por exemplo, ficam intransitaveis. Alguem ja teve a experiencia de viajar por esse países nesse periodo? Alguem tem sugestao de países do sudeste asiatico que nao sofrem tanto com monçoes no mes de agosto?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Tati

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Bom dia Tati,

Nem sempre por conta das monçoes você não conseguirá aproveitar os países que quer visitas!

Seguem informações importantes:

Tailândia:

Monções: Como a Tailândia é banhada por dois mares diferentes, a monções também são dividias em duas. De um lado, na costa oeste – onde fica Phuket e Koh Phi Phi –  as monções vão de abril a outubro. Já do outro lado, na costa leste – onde fica Ko Samui e Ko Tao – as monções vão de setembro a dezembro.

Intensidade: Na Tailândia as moções são consideradas de medianas a baixa – o que significa que você vai enfrentar alguma chuva e um tempo mais nublado do que o normal.

Melhor época para ir: A melhor temporada para visitar a Tailândia é de dezembro a março ou até de novembro a abril. Conheci pessoas que foram em maio e conseguiram aproveitar tudo numa boa.

Camboja:

Moções: De maio a outubro.

Intensidade: Apensar de também ser afetado pelas monções, o Camboja não é um lugar que gera muita preocupação. Lá elas são fracas, então no máximo você vai pegar uma chuvas de vez em quando.

Melhor época para ir: De novembro a abril.

Vietnam

Monções: O Vietnam tem um clima bem chatinho. No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro.

Intensidade: Aqui o assunto fica bem mais sério. Você deve evitar o máximo possível uma viagem para o Vietnam na época das moções ou da temporada de furacões. Lá rola altas tempestades, ventanias, alagamentos, tufões e coisas do gênero.

Melhor época para ir: Fazendo uma média geral, a melhor época para visitar o Vietnam é entre abril e maio.

Laos

Monções: De maio a novembro.

Intensidade: O Laos é outro país onde a intensidade das monções não é forte. Porém em agosto, o mês de maior intensidade, a atenção deve ser redobrada. Algumas estradas chegam a fechar no país, então fique esperto.

Melhor época para ir: Meses mais tranquilos para visitar o país são de dezembro a abril.

Índia

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: Na Índia as monções tem uma intensidade forte. Além do ar ficar pesado e fazer muito calor, a umidade é muito alta e as chuvas torrenciais podem provocar alagamentos.

 Melhor época para ir: De outubro a fevereiro você vai pegar temperaturas mais agradáveis. De março a maio o calor é bem intenso.

Nepal

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: O Nepal também recebe monções de forte intensidade. É comum ocorrer alagamentos em algumas cidades. Quem pretende fazer trekking na região também deve evitar essa época.

Melhor época para ir: O ideal é de outubro a maio, sendo outubro o mais mais indicado para fazer trekking – a temperatura é mais agradável e quase não há névoa.

Indonésia

Monções: de outubro a março.

Intensidade: A Indonésia é pouco afetada pelas monções. Você pode visitar o país em praticamente todos os meses do ano.

Melhor época para ir: De abril a setembro – estação seca – a país é ótimo surfistas e para quem quer curtir Bali. Já agosto é o mês mais caro e mais cheio.

Sri Lanka

Monções: O país também tem duas épocas para monções. De maio a agosto no sudoeste e de outubro a janeiro no nordeste.

Intensidade: As monções por lá são moderadas e você até pode encarar – vai pegar uns dias de chuva, mas nada muito fora do normal.

Melhor época para ir: Para o sudoeste é ideal ir de dezembro a março; para o nordeste é melhor de maio a setembro.

Filipinas

Monções: De maio a outubro.

Intensidade: As Filipinas também precisam de bastante atenção – lá a intensidade é alta e também existe a temporada de tufões, que vai de junho ao início de dezembro. As recomendações são para não visitar as Filipinas nesses períodos.

Melhor época para ir: de uma maneira geral o ideal é visitar o país de janeiro a abril.

Malásia

Monções: Outro país com duas situações de monções. A costa leste é afetada de novembro a março e a costa oeste de maio a outubro.

Intensidade: Na Malásia, além de dois períodos diferentes de monções, as intensidades também mudam. Na costa leste as monções são mais intensas – e até o suporte aos viajantes é limitado – então é melhor evitar. Já na costa oeste os efeitos das monções são mais baixos, nada além de pancadas de chuvas no final do dia.

China

Monções: de abril a setembro – porém apenas a região sul da China é afetada.

Intensidade: as monções trazem temperaturas bem altas e muito umidade ao sul da China, com isso chuvas bem fortes. É aconselhável evitar o país nesse período.

Boa viagem =)

Érick Luchtemberg

Érick Luchtemberg Caxias do Sul

respondeu 6 meses atrás

Tati, eu e minha esposa viajamos entre Junho e Setembro na Oceania e Sudeste Asiático.

Não tivemos qualquer problema quanto a isso. Acredito que independente da época, com monções ou sem, há sempre algo bom pra se ver e fazer.

Se quiser dar uma conferida como foi a trip, tenho toda ela registrada aqui: http://103dias.blogspot.com.br/2013/05/indice-paises.html

Raquel Teixeira

Raquel Teixeira São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Ei Tati, tudo bom?

Ano passado estava viajando pela Ásia e foi tudo tranquilo, consegui sair de todas as monções porém tive uma experiência nada agradável na Tailândia.

Estava hospedada em Ao Nang e fui passear em Railay Beach... Cheguei na praia e poucos minutos depois começou a chover.... até aí de boa mas de repente começou a ficar MUITO forte a chuva, muitos raios, muitos relâmpagos e literalmente fiquei ilhada e me protegendo num abrigo que tinha achado...

Ou seja: NÃO VÁ NAS MONÇÕES... Foi DESESPERADOR!!!!!!!!!!!!!! Dá muito medo porque as chuvas são muito fortes, agora imagina ainda possibilidade de tufão? 

Se vc olhar esse link aqui https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Moncoes.jpg vai ver que em Agosto os únicos lugares 100% confiáveis de se viajar é Siri Lanka, Timor Leste e Indonésia.... Se eu fosse você cogitava fortemente ir para esses lugares

Ed On The Road

Ed On The Road São Sebastião-SP

respondeu 6 meses atrás

Olá Tati. Como vai? Que super trip vc vai fazer hein!! :D

Bem, sobre as monções, na costa leste da Tailândia  só inicia lá pra setembro. Lá, assim como em Laos, as monções são considerados de intensidade mediana, ou seja, não são para se assustar, embora acabem te privando de fazer alguns passeios. :p

É sabido, também, que no Camboja  as monções também não chegam com grande intensidade, mas ainda assim, julho e agosto são os meses mais complicados.

Bem, acho que como você já está com planejamento pronto, adapte à realidade das monções e divirta-se na mesma. Comece pela costa leste da Tailândia e daí em diante. :D

Abraços e não deixe a chuva te desanimar!!!

Lugares mencionados
  1. Tailândia , TH
  2. Camboja , KH

Responda a dúvida de Tati

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.