Passagens e Cias. aéreas   Europa, Europa Central, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Praga, Áustria

Trem na Europa . Europass tá valendo??

Galera, me ajudem!!! Vou a Europa em agosto com minha namorada, fiz levantamentos de passagens de trens para deslocamento entre os países. E apesar de ser discretamente maior o valor do Europass, me pareceu mais comodo obte-lo. Afinal de contas com as passagens compradas isoladas eu "engessaria" minha trip. Por favor emitam opiniões, experiências, o que for de utilidade, desde já agradeço a colaboração de todos!!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Lucas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

18 Respostas

Ordenado por:
Daniel Ribeiro

MELHOR RESPOSTA

Daniel Ribeiro

respondeu 1 ano atrás

Fala Lucas,

Eu raramente recomendo a utilização de passes de trem pela Europa... raramente mesmo! Você precisaria utilizar MUITO o trem para começar a valer a pena.

Alguns pontos importantes:

- Como você fez a sua comparação entre preços de ticket e preços de passes? Se foi pelo site raileurope.com.br e recomendo cautela. Lá dificilmente mostra o preço real do ticket para fazer o passe valer a pena. Eles vão te mostrar o maior preço possível para aquele trajeto, e na maioria das vezes o preço real é muito mais baixo.

- Não sei qual sua prioridade nessa viagem. Se a prioridade é ter flexibilidade eu também recomendaria cautela. Alguns países, por mais que aceitem o passe, eles obrigam que você faça um reserva no trem que irá utilizar alguns dias antes. E no final, além de ter que pagar mais uma taxa de reserva, você perderá a flexibilidade que o passe poderia te dar.

- Se sua prioridade é gastar menos dinheiro com o transporte eu recomendo que você reveja os trajetos. Veja opções como utilizar low-cost, ônibus ou comprar tickets de trem... normalmente sai MUITO mais barato! E comprar ticket não necessariamente vai engessar a sua viagem... na maioria dos trajetos você pode comprar o ticket na hora, apesar de sair um pouco mais caro que comprar com antecedencia, sai mais barato que o passe.

Em resumo... A palavra chave para quem quer viajar pagando menos é: PLANEJAMENTO. Se você quer ter flexibilidade, não espere ela em todos os países, e se você quer ter economia eu recomendo que você se planeje. 

Aproveite a viagem e um grande abraço!

Daniel Ribeiro

GoEuropa

María Novo

María Novo Londres

respondeu 1 ano atrás

Oi Lucas, Antes de nada, me desculpa qualquer erro ortográfico que possa ter, ja que o Português não é a minha primeira língua. Eu nâo recomendo o Europass, realmente. No verão passado, eu fiz uma turnê pela Europa, e eu estava pensando em comprar o Europass. No final, eu decidi não fazer isso, e eu acho que foi a melhor decisão que tomei. Em primeiro lugar, esses passes têm muitas vezes um máximo de dias que você pode usá-lo, e isso provavelmente vai pressionalo para fazer sua viagem mais rápida, ou você pode perder o bilhete. O que também ouví sobre os trens, é que há certas viagens que você tem que reservar com antecedência as vezes de meses, ja que os trens são preenchidos no verão pelo número de viajantes que fazem o InterRail. Eu fiz toda a minha viagem de ônibus sem datas de pressão, compramos os bilhetes no dia anterior ou às vezes no mesmo dia, os preços são muito mais barato e não mudam, e na maioria das vezes  o ônibus demora muito menos em chegar. É claro, o conforto não é o mesmo, mas no meu caso eu não vejo muita diferença entre o trem eo ônibus para o conforto. Tudo depende de suas preferências.

Larissa Pastri

Larissa Pastri Presidente Prudente

respondeu 1 ano atrás

Oi Lucas, recomendo você fazer simulações, tanto de trem como de avião e onibus. Passei por duas situações de viagens de trem pela Europa bem distintas. Uma foi comprando o passe eurail, que li mil coisas positivas, pesquisei muito e não tive dúvidas em comprar, porém, muitas rotas, mesmo vc tendo esse passe comprado, vc precisa fazer uma reserva da data e hora que pretende usar, pois os assentos são limitados. E essas reservas são bem salgadinhas, somado ao preço do passe não compensou nem um pouco. 

Em outra perspectiva, em uma viagem na Itália consegui comprar várias passagens dentro do país por 9 euros cada. Comprei com bastante antecedência, se tivesse deixado pra comprar na hora teria sido mais caro mesmo. 

Nessas viagens, também mesclei rotas de avião com passagens baratissimas, tipo 20 euros. Nessas cias mesmo que o pessoal falou, Ryanair e easyjet. 

Ou seja, a conclusão que cheguei é que os preços variam muito, dependendo do dia e hora tanto da viagem, quanto que vc realiza a compra. Acredito que você simulando a compra nos sites das empresas ou apps como Rail planner e skyscanner te ajude a tomar uma decisão. Mas precisa mesmo gastar um tempinho e fazer umas continhas se vc quer economizar nas passagens. Vale a pena!! 

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Quando passei 30 dias na europa entre espanha, franca, suica e italia eu comprei um passe que me dava direito a usar 10 dias o trem. ou seja, eu nao estava engessado, pq eu ja tinha o meu roteiro, e mesmo assim e unao tinha o dia exato para usar o passe.

vc anota no dia no passe o dia que vc está usando, e naquele dia inteiro vc pode usar os trens.

e mesmo que o mesmo trecho possa ter um aviao low cost, eu ainda prefiro pagar um pouco mais pelo trem, afinal, a estacao sempre esta no centro da cidade e vc pode chegar alguns minutos antes. já o aeroporto vc tem sempre q pegar um meio de transporte até lah, e ainda chegar horas antes e etc.

E a viagem de trem em si já é uma experiencia diferente e válida. pesquisa bem os passes pois existem para diferentes grupos de países e dias ;)   e sim, quando o trem é de alta velocidade vc precisa de uma reserva, se for um trem regional, náo

Milton Leal

Milton Leal São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Eu já fiz várias trips na Europa e sempre prefiro me locomover de ônibus, carona compartilhada (dessas que você encontra em sites especializados na Internet) ou carona mesmo, ir pra estrada e pegar carona. 

Se você não quer engessar a trip, a melhor coisa é confiar nos ônibus (que são mais baratos que os trens). 

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Cara, se o que tu queres é uma trip que te dê liberdade de ir pra onde quiser e no momento que tiver vontade, penso que o Europass é a melhor opção mesmo.

Senão eu te aconselho planejar o tempo de vocês (por ser alta temporada), bem como as cidades que pretendem conhecer, verificar estadia, etc, pois de certa forma fica mais prático.

Mesmo que algumas cidades fiquem próximas umas das outras, tb há a opção de viajar de avião com empresas como a EasyJet e Ryanair. Muitas vezes os preços delas são bem em conta, mas precisaria dar uma olhada com antecedência.

De qualquer forma, viajar de trem pela Europa é algo muito bacana.

Abraços,

Tiago

Aldry Schultz

Aldry Schultz

respondeu 1 ano atrás

Decididamente não!!! Pesquise os voos pela ryanair... e ai vc vai ver oque é  barato. 

Camila Louise

Camila Louise Mogi Mirim

respondeu 1 ano atrás

Oi! não sei se jã jndicaram, mas tem um site goeuro.com lá vc consegue comparar os preços de onibus, trem e avião. Na Alemanha usei os serviços do megabus (muito mais barato que o trem) para a maioria dos meus trechos. 

Camila Costa

Camila Costa São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Lucas eu acho que vale a pena desde que o roteiro de vocês se encaixe nos dias limite de uso do Eropass.

Sobre se locomover de trem pela Europa recomendo firmemente. Por mais longa que fosse a viagem, muitas vezes o valos do bilhete já era compensado em 15 minutos de vista.

Aproveitem!

Ju Gimenez

Ju Gimenez São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Lucas, tudo bem?

O Europass só vale a pena se você usar o trem como principal meio de transporte na Europa e usá-lo bastante! Tem muita gente que compra Europass para andar 5 vezes de trem, aí não vale a pena.

Vale a pena usar o Europass toda vez que o trem for seu meio de transporte principal. E eu também acho essa liberdade muito bacana!

O transporte de trem em geral é mais cômodo que o transporte aéreo (principalmente se você usar Ryanair e outras low cost, que o aeroporto fica longe do centro das cidades).

Como você vai de casal, esse conforto e liberdade podem valer a pena em relação a uma economia pequena. Mas nesse caso, use e abuse das viagens de trem para conhecer novos lugares.

Riquelle

Riquelle  Brasília

respondeu 9 meses atrás

Trem é a opção mais cara para viajar na Europa. Creio que ônibus é mais viável, pq em geral a passagem é mais barata, eles são confortáveis e as estradas estão em excelentes condições. 

Eu paguei paguei 162 euros pra ir de Bruxelas para Berlim de trem. Até o carinha que me atendeu perguntou "vc tem certeza?" hauahau. Eu não tinha opção, é uma longa história, mas enfim, tive que pagar. 

Por outro lado paguei menos de 20 euros para viajar de Berlim para Praga de ônibus. Foi sensacional! Ônibus super confortável e com WIFI!

Tem o ônubus leito tbm, ideal para viagens noturnas. Eu não cheguei a usar, mas uma amiga que mora na Alemanha sempre viaja nele e curte muito.

Eu pesquisava nesse site aqui https://www.busradar.com/
pra encontrar passagem barata de bus, sempre rola promoção. Você pode comprar a passagem antecipadamente. Se não quiser usar cartão de crédito do Brasil, por conta das zilhões de taxas e impostos e só comprar na loja física da empresa, que geralmente tem na rodoviária. 

Tem a Ryanair também (companhia aérea de baixo custo) mas há um limite para bagagem, que é de 15 kg. Acima disso, vc paga.

Aproveite bastante!

Boa viagem! :)

Eva lima

Eva lima Manaus

respondeu 1 ano atrás

Oi Lucas

Acabei de voltar da Europa e viajei de trem e por estar pouco informada acabei gastando mais. As vezes de avião chega a ser mais barato que de trem, existem muitas companhias aéreas baratas que nao temos no Brasil, sao várias. Fuja dos trens nos fins de semana, geralmente ficam e vezes mais caros. Para Alemanha existem um sistema de carona paga, voce busca na internet, normalmente sao pessoas cadastradas que viajam ou trabalha e conam um valor bem em conta, nesse mesmo sistema tem uma linaha de Onibus chamada Fernbus, onibus leito que tem internet, tomadas p Leptop, é tudo de bom.

Viviane Oliveira

Viviane Oliveira Fortaleza

respondeu 1 ano atrás

Viajei com minha mae pra Portugal e Espanha e meu trajeto foi: Barcelona-Valencia-Cordoba-Sevilha(aviao)Porto-tomar, todos esses marcados com"-" fiz de trem e nao me arrependi de ter comprados tickets na hora e nao passe pela Eurail. No final das contas saiu uns 20% mais barato visto que ficava duas noites em cada cidade pois eram cidades grandes pra conhecer. Vale a pena comprar passe se vc passar uma so noite e viajar praticamente todos os dias de trem, tipo viajar pelo interior de Portugal que vc consegue visitar toda a cidade em um dia, dorme e de manha ja vai pra outra.

Yasmin Graeml

Yasmin Graeml Curitiba

respondeu 5 meses atrás

Usei o europass e valeu muito a pena. Peguei 14 trens e dois ônibus com ele e no fim saiu uma média de 14 euros por trem! Eu falo bastante sobre cruzar a europa de trem no meu blog o Qualquer L'atitude se quiser dar uma olhada! 

Cláudia Ferreira

Cláudia Ferreira Ribeirão Preto

respondeu 6 meses atrás

Lucas,

Compartilho a opinião de que não vale a pena o Europass. Alguns trechos, embora os aeroportos sejam mais distantes do centro, valem sim, os voos low coast. A maioria das cidades tem ótimas opções de ônibus express para os aeroportos/centro (Malpensa 7 euros, Praha, 5 euros, Linate 5 euros, Portela, 7 euros, El Prat 4 euros, etc). 

Dayan Ferreira

Dayan Ferreira Niterói

respondeu 1 ano atrás

Acho que não vale a pena não. Principalmente se tiver mais que 26 anos, pq tem que pagar mais caro e os trens nem sempre tem essa classe melhor, e em alguns ainda tem que pagar taxa de reserva.

Apesar de mais trabalhoso, o ideal é ver trecho por trecho o que mais compensa. Vale a pena pesquisar por ônibus, apesar de serem mais desconfortáveis e demorados, em alguns casos são muuuuito mais baratos.

Esse site cobre alguns trechos: ecolines.net

Tais Bernabé

Tais Bernabé

respondeu 6 meses atrás

Lucas, sem duvidas que o modo mais barato de viajar pela Europa hj em dia é de avião, as companias de baixo custo, compradas com a devida antecedencia vc consegue preços incríveis (ryan air, wizz air, easy jet..) dependendo do seu roteiro vale pegar se for um longo trajeto, claro que reduz sua flexibilidade. Trem é muito mais caro apensar de ser uma delicia de viagem. Quando visitei o leste europeu com amigas, compramos um passe de onibus de 15 dias com datas em aberto e nesse periodo pegamos quantos onibus precisamos para toda a trip. Foi mais em conta que comprar caa passagem separado. Boa Viagem =)

Viviane Oliveira

Viviane Oliveira Fortaleza

respondeu 6 meses atrás

Sempre viajo de trem pela Europa, e fiz a rota Milao-Veneza-Viena-Praga-Cracovia-Varsovia de trem, comprando bilhetes. Sim, engessa a viagem mas no meu caso fiz as contas e relamente se comprasse o passe pra 4 paises que fazem fronteira iria sair ainda mais caro, ja foi mais barato viajar de trem pela Europa... a vantagem do passe e que voce pode entrar e sair do trem ilimitado, naquele periodo de tempo(1 mes, 2 meses,...) mas voce teria que viajar muito pra realmente valer a pena. Tenho um canal no Youtube Que viagem que mostro essa viagem.

Responda a dúvida de Lucas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.