Amanda Barbosa

 Hospedagens   Tailândia, Nepal, Vietnã, Indonésia

Trabalho voluntário na Ásia

Estou planejando uma viagem por alguns países na Ásia (Tailândia, Indonésia, Vietnam e Nepal) e gostaria de saber se alguém já fez algum tipo de trabalho voluntário ou viagem através de work exchange por lá (trabalho em troca de casa e alimentação). Se sim, como foi a experiência? Teve intermediação através de algum site.

Obrigada

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Amanda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Dézinha Gutierrez

MELHOR RESPOSTA

Dézinha Gutierrez Fernando de Noronha

respondeu 8 meses atrás

Oi Amanda, tudo bom?

Fiz um mês de voluntariado na Índia, sei que não está no seu roteiro (ainda..rs) mas gostaria de compartilhar minha experiência.

Fiz todos os contatos por meio da Central de Intercâmbios (CI) aqui no Brasil, que me ajudou com passagens, seguros e entrou em contato direto com a agência local. Esta foi a minha primeira viagem Internacional e como ia sozinha a princípio, assumi que necessitava de um bom apoio e segurança. No geral a experiência foi incrível e faria tudo novamente! Mas se já é experiente em viagens, recomendo fortemente que procure os agente locais e faça os contatos pessoalmente, assim você economiza um bocado!!

Participei de um programa que nos permitia viajar e trabalhar voluntariamente, o que foi muito bom afinal conheci as principais atrações turísticas sem precisar me programar muito para isto. Mas senti muita carência em aprofundar no trabalho voluntário, que no fundo era o meu maior interesse. Isto acontece muito, há muitas empresas turísticas de fato investindo no turismo de voluntariado, e vale ficar atenta se o seu interesse for realmente se aprofundar na vivência voluntaria.  A Idex também oferece serviços de voluntariado no Sri Lanka, Tailândia e outros .. https://www.goidex.com/

Na Índia recomendo - RAMANA´S - Seva Samiti - +91 9412992907 - www.sayyesnow.org - e-mail: choosingyesnow@yahoo.com - Contato para trabalhar de Voluntario em Rishikesh. A cidade é linda e muito espiritualizada na beira do Rio Ganges que ainda corre limpo próximo ao Himalaia. O programa é dentro de um orfanato onde as crianças cuidam de hortas orgânicas, preparam os alimentos e gerenciam um pequeno restaurante.

No Nepal recomendo Rameshor Dhamala (procure ele no face). Ele é um guia local muito ativo na comunidade e que está organizando trabalhos voluntários na região onde mora, que foi muito impactada após o terremoto. Sei que ele cobra um valor pelo serviço, a princípio bem alto, mas como tudo na Ásia cabe negociação ;).

Lembre-se que as viagens pela Ásia são sempre surpreendentes e no geral os serviços são bem precários se comparado a outras regiões. A região carece muito de organização e infra estrutura. Uma dica boa que me deram e gostaria de repassar: Nunca deposite nada antecipadamente! O melhor é chegar no local e fazer os acordos presencialmente!

Boa sorte na vivência!

Angelina Yamada

Angelina Yamada São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Olá Amanda.

Eu fiz trabalhos voluntários na Ásia.. dos lugares que vc mencionou fiz na Indonésia e no Nepal. Normalmente eu vou por conta própria, pois prefiro eu mesma conhecer o lugar antes de aceitar um "compromisso" com uma ONG. Pois existem muitas ONGs que são falsas ou mesmo não tem nenhuma estrutura para os voluntários. E digo coisas simples como "o que fazer la"?

Há 10 anos fui para a India fazer trabalho voluntário com a AIESEC Sao Paulo. O que me ajudou bastante a dar um certo "conforto" de viajar para um lugar que não conheço .. ainda mais para voluntariar. Talvez seja um opção agora.. 

A experiência de fazer trabalho voluntário é 'priceless'! E não importa em que parte do globo o faça.

Se tiver um tempinho recomendo fazer no Brasil antes de viajar.. pois assim sente o que te toca mais e também sente se gosta disso. Para "dar" é preciso "ter", para voluntariar é preciso ter de coração a vontade, mas também energia para tal. Tem o site do Atados e em Sao Paulo conheço também a Central de Voluntariados (CVSP).

Sobre trabalhar em troca de hospedagem e acomodacao. Ja trabalhei em hostel e ajuda muito a conter os gastos alem de ser uma experiência legal. como já indicaram, tem o Worldpackers .. e tem também o WorkAway. Nunca usei nenhum dos 2 sites. Mas escutei boa referências deles. 

Outra dica que dou é WWOOF. Acredito que deva ter algum post no Dubbi. É uma ótima experiência de trabalhar em uma fazenda orgânica: trabalho em troca de hospedagem e comida.

Boa Viagem!!! e acredite .. Vai dar tudo certo!

=)

Com carinho,

angelina

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Bom dia Amanda,

Já buscou no WorldPackers?.. É uma ótima opção, você terá que pagar uma taxa de USD 50,00 para poder se candidatar as vagas, mas tem em vários lugares do mundo e ótimas opções de troca de moradia por trabalho.

Eu estava buscano também, é que fugia um pouco do meu objetivo final, então acabei deixando pra trás, mas busquei diversas informações, e seguem alguns links abaixo que andei lendo e pesquisando, quem sabe de ajudem :

http://www.truetravellers.org/

http://www.volunteerworkthailand.org/

https://www.omprakash.org/

http://aiesec.org.br

http://paraonde.org/o-que-e/

https://www.hovos.com/volunteers/dashboard/

Uma viajante do Dubbi, a Priscila Mattos já fez, e com certeza poderá te ajudar mais.. tem até um blogg que ela escreveu seus relatos.

Espero ter ajudado e boa sorte, porque sem dúvida que vale muito a pena =)

Nina Ferreira

Nina Ferreira Brisbane, Queesland, Austrália

respondeu 4 meses atrás

Oi Amanda, bom dia!

Que delícia...eu nunca fiz, mas meu amigo fez e só tem coisas boas a dizer. Ele tem um canal no youtube que vc pode encontrar procurando pelo nome Cadu Cassau, ele tem até um video sobre isso!

Espero ter ajudado! Super beijo!

Luís Felipe de Magalhães

Luís Felipe de Magalhães Montreal

respondeu 4 meses atrás

Oi Amanda. Tudo bem?

Eu fiz na ilha de Koh Phangnan, na Tailândia. É a mesma ilha que tem a full moon party.


Eu fiz o marketign digital de um hostel chamado Lazy House Shenanigans (https://www.facebook.com/lazyhouseshenanigans/?fref=ts)

O hostel é super legal, é uma mansão enorme, com psicina e festa sempre. O dono é um britânico chamado Jon, super gente boa.

O trampo era bem sussa. Tirava umas fotos e postava nas mídias sociais. Ainda fiz um vídeo e divulguei pra eles, já que ia pro meu blog também.

Acontece que é um voluntário em um party hostel, então pode ser meio pesado depois de um tempo. É farra toda hora. 

Fiz sem intermediação de nenhum site, embora eles estejam no Worldpackers. Dá pra conversar com eles pelo FB mesmo.

Enfim, não sei se é o tipo de trabalho voluntário que você busca, mas aí está.

Espero ter ajudado!

Jesse  Osborne

Jesse  Osborne Canadá

respondeu 3 meses atrás

Responda a dúvida de Amanda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.