Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Restaurantes, Passeios e Pontos Turísticos, Hospedagem   Portugal, Algarve, Sevilha, Lisboa

Sugestões para viagem de 15 dias de carro desbravando Portugal passando por Sevilha

Queridos colegas,
Estou indo viajar com minha esposa, meu sogro e minha sogra para Portugal na segunda quinzena de junho e gostaria de sugestões.
Na verdade, fizemos um roteiro e gostaria de ouvir comentários e sugestões sobre a viabilidade e é claro, como são muitos lugares, sugestões do essencial...
Importante, eu e minha esposa já conhecemos um pouco de Portugal (Lisboa, Sintra, Fátima, Óbidos, Monsaraz e Porto) e, por amar esse lindo país, gostaríamos de ampliar essa experiência e resolvemos presentear meus sogros com essa viagem. Apesar de terem mais de 60 anos, eles são pessoas "ativas" e estão acostumados a viajar longas distâncias de carro.
Nós chegamos em Lisboa no dia 16/06 às 13:30 e partimos no dia 29/06 às 9:00
O roteiro planejado é o seguinte:
16/06 - Lisboa
17/06 - Lisboa
18/06 - Lisboa
19/06 Alugar um carro pela manhã e começar a aventura. A Ideia é ir para o Algarve e passar 2 noites.
Pensamos em chegar na hora do almoço em Portimão, passar o dia conhecendo as praias e dormir em Portimão.
20/06. De manhãzinha irmos de carro para Lagos desbravando as prais de lá e no final da tarde, irmos para Sagres (de carro) para assistir o por do sol. Voltamos para dormir em Portimão.
21/06 - De manhã irmos para Sevilha onde queremos conhecer o básico da cidade, almoçarmos uma autêntica Paella e a noite assistirmos um show de Flamenco.
22/06 - Aí começa a pegar. Sairmos de Sevilha pela manhã em direção ao Alentejo e queremos almoçar em Monsaraz (restaurante Sabores de Monsaraz que tem um prato delicioso chamado "Porco Preto do Alentejo" - uma delícia) e dormiremos em Évora.
23/06 - Sairmos de Évora em direção a Serra da Estrela para conhecer a região e dormirmos lá. Não sabemos ainda qual cidade e o que visitar nesse lugar, sugestões são muito bem vindas.
24/06 - Sairmos da Serra da Estrela e irmos para conhecer e dormir em Aveiro.
25/06 - Irmos para Porto e dormiremos lá.
26/06 - Porto
27/06 - Sairmos de Porto em direção a Coimbra para conhecer o básico de lá e irmos para Fátima onde lá dormiremos. Sugestões do que visitar em Coimbra são muito bem vindas e seria ótimo se conseguíssemos assistir uma celebração (missa) em Fátima.
28/06 - Sairmos de Fátima em direção a Sintra, visitando Castelo da Pena, dos Mouros, Quinta da Regaleira... e dormirmos em Lisboa.
29/06 - Devolução do carro e voo de volta.

Ficou bastante extenso mas espero ouvir sugestões e comentários a respeito.
Muito Obrigado.

Meu perfil de viagem: Família

Responda a dúvida de João Victor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Fernando Ceron

MELHOR RESPOSTA

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 7 anos atrás

João Victor,

Lendo seu roteiro, ficou bem interessante.  Sou um cara chato pra fazer roteiro rodoviario e como pediu sugestão, vou opinar.

Em tese estás  fazendo um circuito longo de visitação.

De inicio, sua saída de Portimão - Sagres - Portimão, não faria esse ida e volta. Seguiria como uma linha direta: Lisboa - Sagres - Portimão.

Quando for fazer a locação do auto, não esqueça de informar sobre atravessar a fronteira, pois precisa verificar sobre os seguros, taxas, autorização de fronteira, eventual loja/escritorio da empresa locadora na Espanha, etc. 

Sevilha - Monsaraz - évora, deixaria esse trecho com algum plano alternativo, pois seja possivel ficar corrido pra almoçar em monsaraz.

Já no caminho de Serra da Estrela, eis algumas dicas:

- http://www.centerofportugal.com/pt/covilha/

- http://www.centerofportugal.com/pt/guarda/

- http://www.centerofportugal.com/pt/parque-natural-da-serra-da-estrela/

- http://www.360meridianos.com/2015/05/roteiros-pela-serra-da-estrela-portugal.html

- http://www.turismoserradaestrela.net/

- http://www.portugalio.com/turismo-rural/santa-comba-dao/

- https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santa-comba-dao-18694

- http://www.quintadoriodao.com/port/out/santa-comba-dao.html

Bom com algumas dicas, acredito ser possivel, escolher alguma cidade a visitar.

Dicas de Coimbra:

- http://www.turistaprofissional.com/2016/04/13/roteiro-de-1-dia-em-coimbra/

- http://viagens.sapo.pt/planear/roteiros-planear/artigos/roteiro-para-visitar-coimbra

- https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g189143-Activities-Coimbra_Coimbra_District_Central_Portugal.html

Carissimo, com alguns pontos levantados acima como opções, acredito que seu roteiro está um pouco corrido no seu final. Serão muitos trechos com mais de 200 km e além disso, visitar uma cidade. Hospedar-se e sair pra outra localidade com parada/visitação no meio.

Em um ponto onde a viagem está na sua fase de reta final, pode se tornar cansativo a todos. Isso sem contar os transtornos de circular dentro das cidades, buscar seus pontos turisticos, estacionar em lugar seguro, por causa das malas e pertences que ficarão no auto durante a visitação.

São apenas algumas observações pessoais.

Abçs

Fernando

Shirley Sheldon

Shirley Sheldon Piracicaba

respondeu 7 anos atrás

Olá João Victor, como vai? Adorei seu roteiro, muito bom! Segue algumas dicas pra completar sua viagem.

Lisboa, Madri e Barcelona (com arredores)

Esta é, muitas vezes, a opção mais escolhida de pronto, já que combina as duas capitais e Barcelona, outra queridinha dos viajantes de todo o mundo.  Combinar as três é super factível, mas vale lembrar que, mesmo com esse roteiro pontual, dependendo do tempo de que você dispuser em cada cidade, é possível visitar algumas atrações nos arredores, como Cascais e Sintra (próximos a Lisboa) e Toledo (próximo a Madri). Assim, você pode dar mais “corpo” ao seu roteiro!

É só combinar do seu jeito!

Como ir: você pode viajar de avião entre as três cidades e pegar trem apenas quando for passear pelos arredores.

Por onde começar: Lisboa. A cidade merece pelo menos três dias dedicados a ela, que, mesmo com a crise que ainda insiste em perturbar os ânimos, se mantém reinventada, com uma vida cultural agitada e uma gastronomia saborosa – e, é claro, continua muito fotogênica.

O que fazer em Lisboa

Talvez o passeio mais badalado seja o Oceanário de Lisboa, que é também um dos mais famosos da Europa.

O Oceanário de Lisboa fica no Parque das Nações

Mas em Lisboa, e especialmente se o tempo estiver bom (o que é esperado em setembro), aproveite para se aventurar pelo ar livre na cidade. Uma ótima visita é à Torre de Belém, que é um dos pontos turísticos mais icônicos da capital portuguesa – e já vai garantir fotos lindas para lembrar sua viagem!

Um dos maiores símbolos da história portuguesa é a Torre de Belém

Outro passeio especial é seguir acompanhando o rio Tejo, só parando aqui e ali para as fotos (o que, se depender dos contornos da cidade, serão muitas vezes!).

A história das navegações portuguesas está por todos os lados de Lisboa

Uma volta de bondinho está entre os programas clássicos: não saia da

cidade sem fazer isso!

Diga-se de passagem, o Chiado é uma fofura: frequentado por artistas e intelectuais, é onde se encontram muitas das livrarias mais charmosas e diferentes do país. Aliás, esse é o tipo do bairro que você deve visitar de olhos bem atentos: como o nome já dá a dica, os melhores segredos de lá não são anunciados – é como se fossem sussurrados à boca pequena. Entre os mais conhecidos está o Café A Brasileira, onde fica a clássica estátua de Fernando Pessoa.

Outros passeios importantes para fazer por lá: conhecer o Largo do Carmo, o Mosteiro dos Jerônimos, o Museu São Roque e, claro, conferir ao vivo e a cores e sabores os famosíssimos pastéis de Belém, que, quando feitos apropriadamente, chegam à mesa quentes, saídos do forno!

Em Lisboa, você pode degustar o verdadeiro pastel de Belém.

Sintra: Aproveite um dia extra para encaixar uma visita bate-volta a Sintra, indo de trem. A vila, que se recusa a ser promovida para a categoria de cidade, faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco e encanta de verdade pela sua beleza. Para aproveitar o tempo curto, vá conhecer o Palácio Nacional da Pena, que fica encarapitado numa encosta e é altamente fotogênico (é considerada uma das construções românticas mais bonitas do mundo, e lembra o famoso castelo de Neuschweinstein, na Alemanha).

O Palácio da Pena, em Sintra, está entre as atrações imperdíveis

Não perca também a visita à Quinta da Regaleira, onde é possível fazer uma viagem no tempo. Isso porque o castelo possui uma série de referências góticas, com inspirações em mistérios, alquimia e maçonaria. O destaque é o Poço Iniciático, uma galeria subterrânea com escadas em espiral que leva a um símbolo da Rosa Cruz – e que teria sido usado em rituais de iniciação. A escadaria é cheia de referências e mistérios, mas uma coisa é certa: o cenário parece ter saído de um filme.

Cascais: Outro bate-volta pertinho de Lisboa, é uma cidade muito simpática à beira-mar. O passeio começa já na ida, já que o caminho vai contornando o famoso rio Tejo. Quem ainda quiser aproveitar um pouco de praia, Cascais é o lugar. A cidade era conhecida por ser destino de verão da corte portuguesa, e possui várias praias belíssimas – a mais famosa é a praia do Guincho. Mas, para quem quiser ficar pela cidade, não faltam lugares para conhecer: o centrinho é delicioso para uma caminhada a pé, além da Cidadela, construída no século 16.

Curte praia? Então Cascais é seu lugar

O que fazer em Madri

A capital espanhola é apaixonante, jovem e está sempre fervilhando de energia. E com uma enorme vantagem: Madri chega a ter 40 graus no auge do verão, mas de setembro em diante a chance é de pegar temperaturas mais amenas e ainda assim bem gostosas – a parada para comer uma tapa nas ruas ainda está em alta nessa época.

A capital da Espanha está sempre pulsando, com seus ótimos museus e outras atrações culturais

Os museus madrilenos são um passeio imperdível: comece pelo Prado, que reúne as principais obras de arte dos pintores espanhóis, como Velázquez, Goya e El Greco (que, ok, era grego e não espanhol, mas desenvolveu sua carreira por lá). Mas, se você sentir falta do Picasso, corra para o museu Reina Sofia, o segundo mais visitado: é lá que está o famoso quadro Guernica, pintado pelo artista que queria representar o bombardeio da cidade espanhola pelos alemães um pouco antes da 2ª Guerra Mundial. E o lado bom? Os dois museus são gratuitos.

O museu do Prado é um dos mais populares de toda a Europa

Mas, assim como Lisboa, Madri também é deliciosa ao ar livre. Por isso, aproveite para bater perna na Gran Vía, a principal rua da cidade, na Puerta de Alcalá e na Plaza Mayor, cheia de lojas e restaurantes.

Aliás, “lojas”, em Madri é uma palavra-chave, especialmente para quem tem vontade de fazer umas comprinhas. Isso porque as rebajas espanholas são conhecidas por serem fantásticas, e ainda devem estar por lá nesse princípio de setembro. Meu voto: corra para a El Corte Inglés, que estende nas últimas semanas de promoções (leia-se: agora) descontos fantásticos para marcas de luxo como Armani e Carolina Herrera.

Quem ama futebol tem também outro compromisso: uma visita rápida ao estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid. É possível fazer um tour por lá e, dependendo de quando você for, quem sabe ainda dá para aproveitar a oportunidade de assistir a um jogo da equipe merengue?

Não perca a chance de ver um jogo no imponente estádio Santiago Bernabeu

À noite, a dica é seguir para a Latina, o bairro mais boêmio de Madri, cheio de restaurantes, bares e tapas. Mas, se você for como eu, que não curte balada, meu voto seria ir para o Mercado San Miguel, que é imperdível a qualquer hora do dia. Lá, o programa mais óbvio, claro, é comer, seja sozinho ou com amigos, seja degustando as tapas à venda ou simplesmente pedindo o que der na telha. Mas é um passeio fantástico. E, ainda na linha dos mercados, o mais recente que abriu por lá é o Mercado Santo Anton, charmosíssimo e que conta ainda com uma ala mais gourmet e deliciosa.

O que fazer em Barcelona

Encantadora, Barcelona respira arte, moda, festa, gastronomia… Tudo, não? Por isso, a cidade combina com o número de dias que você quiser dedicar a ela, com a certeza de que você nunca vai ficar “tempo demais” por lá.

As paisagens e atrações de Barcelona dispensam apresentações e comentários

Lembra que Madri e Lisboa eram ótimas cidades para se andar a pé e ao ar livre? Em Barcelona acontece o mesmo, com uma vantagem: é na própria rua que a gente começa a explorar a cidade pelos seus cartões postais, começando pelo seu patrimônio artístico, onde o maior expoente é o arquiteto Antonio Gaudí. Comece na rua Passeig de Gràcia, especialmente no número 92, onde está a construção La Pedrera (ou Casa Milá), e siga para a Casa Battlò, no número 43 da mesma rua. São duas construções criadas pelo artista, com inspirações diferentes e igualmente interessantes.

A Casa Milà é uma das muitas construções do arquiteto Antonio Gaudí em Barcelona

De lá, siga para o Parque Guell, outro cartão postal da cidade saído das mãos de Gaudí. Pavilhões gaudinianos (como eram chamadas as obras que levavam a assinatura característica do arquiteto) dão as boas-vindas aos visitantes, que podem admirar de perto os contornos inusitados e divertidos do traço do artista.

Mais um ponto icônico da cidade, o Park Guell também é obra de Gaudí

Não deixe de reservar um tempinho para a Catedral da Sagrada Família. Esta, aliás, merece uma visita especial, por ser considerada a obra mais perfeita de Gaudí e que ainda não foi completada – estima-se que o final da construção só acontecerá em meados de 2026, quando serão completados cem anos da morte do arquiteto.

Em construção até 2026, a catedral Sagrada Família pode ser considerada a mais importante construção gótica da Europa

Não é que a ordem da visita faça a diferença, mas, depois de conhecer a Catedral, não tem mais jeito: você já estará irremediavelmente apaixonado por Barcelona.

A cidade continua além da arte: um programa imperdível é bater perna, especialmente pelo calçadão de Las Ramblas, com lojas, detalhes arquitetônicos fantásticos e muita, muita gente. Não seria errado dizer que em Las Ramblas pulsa a principal artéria da cidade.

Las Ramblas é a parte mais agitada da cidade, onde a vida acontece

E, já que está lá, faça um pit-stop no mercado La Boquería, onde estão muitas das melhores tapas da Espanha!

Mercados de rua sempre rendem um ótimo programa, e em La Boquería não seria diferente

Ama futebol? Assim como em Madri é obrigatório passar pelo Santiago Bernabeu, em Barcelona não deixe de conhecer o Camp Nou.

Até quem não gosta de futebol se encanta com a torcida do Barcelona no Camp Nou

Arredores de Barcelona

Girona: A cidade possui um centro histórico medieval de beleza única, que por si só já vale a visita. Por causa de seu passado e sua história, Girona ainda guarda resquícios e influências judaicas, muçulmanas e romanas pela sua arquitetura – bem, e influências recentes também, já que uma das pontes que conecta a cidade foi construída pela mesma empresa do francês que projetou a Torre Eiffel. Aliás, não repare se você vir muitas placas em francês – a influência do país vizinho é bem forte.

As casas coloridas à beira do rio são a marca registrada de Girona

Passear por Girona dá a impressão de estarmos em uma viagem no tempo e no espaço, já que a cidade é cercada de pequenas vielas, igrejas soberbas e simpáticos cafés. Mas são as casas pintadas à beira do rio que viraram a “assinatura” da cidade. Dá para conhecê-la em um passeio de um dia apenas, com a vantagem de que, no mês de setembro, é relativamente fácil encontrar diversos tours guiados em espanhol e inglês saindo do ponto de boas-vindas da parte medieval da cidade.

Dica Extra: Combinando Sevilha

Uma dica esperta para quem está disposto a alterar um pouco o seu roteiro: é possível combinar uma visita a Sevilha com Lisboa, Madri e Barcelona (nesse caso, seria preciso ir de avião de Lisboa a Madri, de trem de Madri para Sevilha e novamente de avião de Sevilha a Barcelona). Para quem tem menos tempo, é melhor optar entre Barcelona e Sevilha, deixando uma das duas de fora do roteiro.

Se tiver um pouco mais de tempo, reserva uns dias para conhecer Sevilla

Parece loucura? Não é não: Sevilha é a capital da Andaluzia, a região mais charmosa da Espanha, e seguramente uma das mais belas cidades espanholas (quem diz isso não sou eu, e sim muitos viajantes europeus). É também a capital do flamenco e o melhor lugar no país para você assistir a um show de dança inesquecível em um dos tablaos. A cidade tem também uma decoração toda peculiar: fica na Plaza Incarnación, por exemplo, o Parasol Metropol, uma espécie de “teto” abobadado e com um design super, digamos, inusitado, que rende fotos bem diferentes – vá perto da hora do pôr do sol.

Essa incrível construção futurista fica ainda mais impressionante perto da hora do por do sol

Ah, um bônus para quem optar por inserir Sevilha no roteiro, partindo de Madri: quem vai de trem pode fazer uma parada na cidade espanhola de Córdoba, que fica no meio do caminho, e conhecer a Mesquita, a catedral da cidade famosa por sua arquitetura única, que mistura arte cristã e muçulmana.

Oriente e ocidente se misturam na Mesquita de Córdoba

Quem vai para Sevilha pode reservar dois a três dias para desbravar a cidade, que merece toda sua atenção. Entre os principais passeios, está uma passadinha no Palácio do Alcazar, que reúne os conjuntos de palácios mais antigos da Europa, construídos com influências árabes belíssimas – a mais frequente são os enormes jardins internos, charmosíssimos. A Catedral de Sevilha, com a torre Giralda, preservada desde a época da invasão dos mouros, também é imperdível. Não, não é uma catedral qualquer: esta é a maior catedral gótica do mundo, e símbolo da cidade. Vale a visita

O Real Alcazar é um dos principais pontos da cidade de Sevilha

A melhor região para bater perna é o bairro de Triana, onde estão boas opções. Ah, uma dica: organize seu dia de modo que você possa descansar mais no dia seguinte, já que a noite espanhola é como a nossa: já começa tarde!

Entre um passeio e outro, não deixe de parar em um dos muitos bares de tapas da cidade, clássicos e deliciosos – assim em toda a Espanha.

Bom, espero poder ter ajudado em algo.

Abraços!

Shirley

Tânia Barreira (UmOlharViajante)

Tânia Barreira (UmOlharViajante) Lisboa

respondeu 7 anos atrás

João, muito bom roteiro, mas bem puxado, com um bom ritmo, mas penso que conseguirá! 

Algumas dicas:

Na serra da estrela visite o Vale Glaciar do Zêzere e Covão d’AmetadeVale Glaciar do Zêzere e Covão d’Ametade;
Em Coimbra n falhe a Universidade, mas sinceramente acho que não vai ter tempo para muito mais se ainda pretende ir para Fátima nesse dia.
Em Fátima não se preocupe, existem mais do que uma celebração por dia, dou destaque à das 18.30 na Capelinha das Aparições.

Dou mais algumas dicas e info em http://umolharviajante.blogspot.pt/2015/02/vai-viajar-por-portugal.html 

Luisa Dalcin

Luisa Dalcin São Paulo

respondeu 7 anos atrás

Caso você tenha um tempinho, eu tentaria dar uma passada em Granada também, pertinho de Sevilla. É uma cidade incrível! Ah, e quando estiver nessa região da Espanha, prove também os pratos com rabo de boi, são bem típicos da região! :)

RUTECN

RUTECN  campo grande

respondeu 7 anos atrás

Oi, João Victor!

Achei ótimo irem a Portugal com uma espichada para a Espanha. Com certeza, vai ser maravilhoso!

Quando levamos alguém que nunca foi por lá, queremos mostrar o máximo possível, mas temos que pensar em termos práticos. Em um roteiro tão puxado (a cada dia numa cidade), chega uma hora que não vão curtir muito porque estarão cansados e, acredite, entediados. Por isso, sugiro que no meio da viagem escolham uma cidade tranquila e gostosa para dar uma pausa e repor as energias, ou ficar um pouco mais em algum lugar mais interessante. Já que vão sair de Lisboa, acho melhor curti-la na volta, quando também podem descansar da maratona.

Uma vez, sugeri o seguinte roteiro e, olhando no mapa, ainda o acho legal e bastante proveitoso, com as cidades mais turísticas e lindas pra se ver:

- Lisboa - aluguel de carro já no aeroporto e partir

- Óbidos - só pra ver e sair

- Fátima - 1 noite

- Coimbra - 1 noite

- Porto - 2 noites (dá pra tomar uns vinhos sem pegar estrada)

- Salamanca (Espanha) - 1 noite

- Madri (Espanha) - 2 noites

- Toledo (Espanha) - só pra ver

- Córdoba (Espanha) - 1 noite

- Sevilha (Espanha) - 1 noite

- Albufeira (Portugal) - 2 noites (tem lugares lindo por perto)

- Lisboa e arredores - o que sobrar.

Espero que tenha ajudado. Quero mesmo que cada segundo da viagem seja extremamente proveitoso e agradável.

Um abraço.

Pó Dourado

Pó Dourado São Paulo

respondeu 7 anos atrás

Oi,  João, tudo bom? Que viagem deliciosa que vocês farão! Sem dúvidas, será muito legal =)

Mas sdeixa eu dar algumas opiniões, podem? Eu acho que tem bastante hospedagem pinga pinga e, na minha opinião, isso cansa bastante, ainda mais num país tranquilo e pacato como Portugal, em que as coisas acontecem mais devagar e demora para você começar a curtir mais gostoso....

21/06 - De manhã irmos para Sevilha onde queremos conhecer o básico da cidade, almoçarmos uma autêntica Paella e a noite assistirmos um show de Flamenco.

Eu acho que se deslocar até a Espanha para passar apenas uma noite é muito cansativo...Não sei se vocês já estiveram em Sevilla, mas a cidade tem MUITA coisa a oferecer e, ficar esse cadinho só é uma pena. Fiz a Andalucia de carro e é super legal poder parar nos vilarejos, etc....assim, eu acho que vocês ficarão mais no carro do que na cidade. Outra coisa é que vocês tem que largar o carro em algum lugar, isso toma um bom tempo numa cidade grande como Sevilla.

Em tempo: a paella é de Valencia. Em Sevilla tem muitos tapas deliciosos, mas a autentica paella você não comerá por lá....

23/06 - Sairmos de Évora em direção a Serra da Estrela para conhecer a região e dormirmos lá. Não sabemos ainda qual cidade e o que visitar nesse lugar, sugestões são muito bem vindas.

Talvez vocês possam fazer uma base em Evora, em vez de trocar tanto de hotel. A cidade é super fofa e tem uma infra bem legal - e o leitão que você gostou tem lá aos montes, a comida alentejana é incrivel mesmo!!!!

24/06 - Sairmos da Serra da Estrela e irmos para conhecer e dormir em Aveiro.

Porque vocês não seguem direto para o Porto e depois descem em direção a Aveiro (passar o dia lá) e daí então dormem em Coimbra? Ou então: dormem em Aveiro e passam o dia em Coimbra? Acho que é mais lógico, não?

Não sei se falei bastante ou dei pitaco demais, mas, se ajudei em algo, já fico feliz =)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal, Algarve, Sevilha, Lisboa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de João Victor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.