Documentação de autómovel proprio para trafegar dentros dos paises + seguro saude

ola...
estou planejando fazer uma volta ao mundo de carro proprio partindo de Fortaleza e estou com duvidas de como tirar os papeis de autorização de transito do carro e o seguro saude dos paises que vou passar que são: Peru, Equador, panama, costa rica, nicaragua, honduras, guatemala, mexico, usa, canada, alaska, russia, bielorrusia, polonia, alemanha, austria,suiça, italia,frança, espanha, portugal e marrocos.

Agradeço de coração quem puder me dar dicas sobre esses 2 assuntos.

att

alexandre

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Alexandre

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 9 meses atrás

Bom dia Alexandre,

Cara, que sonho.. já tem uma data? Tem lugar no carro? hahahaha

Assim, pelo Mercosul você pode transitar tranquilamente apenas com a CNH e a identidade, sem ser necessário o uso do passaporte.. exceto na Colombia que você precisa de uma PID (permissão internacional para dirigir). Você precisa apenas da Carta Verde, que é um seguro de terceiros, isso você pode conversar com a sua seguradora pra ver se ela mesmo cobre os países que você vai viajar, ou verificar com corretoras especializadas ou o Bando do Brasil.. você paga uma taxa por mês que varia entre 30 a 100 reais..

Certificado de Registro e Licenciamento também são obrigatórios, além disso outra preocupação é relativa aos equipamentos do carro. Na Argentina, por exemplo, é necessário que as pessoas dentro do carro sejam visíveis pelos vidros, portanto, carros com vidros completamente escurecidos podem ser parados por agentes de trânsito do país. Você também precisa fazer uma revisão geral no seu automóvel antes de pegar a estrada. Algumas leis especificam alguns equipamentos a mais, como na Argetina que exigem dois triangulos.. de uma olhada no link abaixo para checar sobre o Mercosul :

http://viajandodecarro.com.br/como-planejar-sua-viagem/documentacao/

Quanto a Europa eu não sei te dizer, espero que algúem aqui possa te ajudar com isso.

Pedro Dias Moreira

Pedro Dias Moreira

respondeu 9 meses atrás

Q ideia genial Alexandre!

Com relação ao carro não sei se a carta verde serve para todos os países da América Latina, vale a pena informar-se bem. Com relação ao seguro saúde ele não é obrigatório na América Latina e na Central, exceto Cuba pq muitas pessoas vão para lá justamente procurando por isso. Em dois dos países q tu irás visitar, Portugal e Itália,  o Brasil, pelo INSS, possui um convênio de seguro saúde, caso vc fique doente o nosso país paga a eles as custas do atendimento. Isso só é feito nas capitais, fiz em Porto Alegre para Portugal a seis meses atrás, mas a entrada lá, Portugal, é muito tranquila e não me pediram nada.

Fomos para a Espanha de carro e como não há fronteiras e nem aduanas, não tive q mostrar meu seguro pra ninguém, e não fiquei doente pra saber como funciona o atendimento lá.

Espero ter ajudado.

Orlange Brito

Orlange Brito Brasilia

respondeu 9 meses atrás

Meu caro Alexandre, dar uma volta ao mundo de carro proprio: esse é um dos meus sonhos! Poderíamos conversar sobre o assunto? Agradeço a atenção!


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.