Marcella Albo

 Mochilão   Ilha de San Andrés, San Blas

San Andrés ou San Blás?

Olá pessoas!
Irei viajar em outubro e novembro para Colômbia e Panamá. Estou com uma dúvida: como tenho pouco dinheiro, terei que escolher apenas uma ilha caribena, infelizmente... O que vocês me recomendariam? San Andrea na Colômbia? Ou san blás, no Panamá?

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Marcella

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Ordenado por:
Moisés Cona

MELHOR RESPOSTA

Moisés Cona São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Marcella

Eu só fui para San Blas e foi incrível. Você já deve ter lido que San Blas é um arquipélago de, mais ou menos 300 ilhas, que são mais bancos de areia.

Para ir até lá, você sai da Cidade do Panamá em um 4x4, e após umas duas horas de viagem, você chega em uma espécie de porto de onde saem as lanches que te levam até a ilha que você escolhe ficar. Você precisa fechar a sua estadia com uma agência que faz as reservas com os donos das ilhotas.

Depois de ler vários relatos, eu decidi ir para a Franklin island. Franklin é o nome do senhor que é o dono da ilha, e ele mal falava espanhol, mas sim um dialeto do povo que é dono das ilhas. Chegando lá, descobri que houve uma espécie de intriga familiar e a ilha estava dividida. De um lado era realmente a Franklin island, do outro tinha outro nome.

Moisés Cona adicionou foto de Ilha de San Andrés,San Blas Foto 1

Sobre a estrutura, é tudo muito simples, mas lindo demais. A ilha devia ter umas 15 cabanas de bambu. Eu havia optado por um cabana compartilha de 4 camas, mas simplesmente não colocaram ninguém mais na minha cabana. Fiquei sozinho. Havia escolhido passar 3 dias e 2 noites. Se você quiser, e tiver disponibilidade, você consegue negociar diretamente com o pessoal da ilha mais algumas noites.

O valor pago à agência na Cidade do Panamá irá incluir todo o transporte em 4x4, barco, entrada e acomodação na ilha e a alimentação (café, almoço e jantar). O pessoal da ilha cozinha, e é recomendado que você leve alguma comidinhas a mais (nuddles, bolachas, água, etc), mas vi familias levando quilos de compras de supermercado também.

Muitos americanos e europeus estavam reclamando da comida, que não tinha variedade, mas para mim, estava muito além do que eu esperava encontrar em uma ilha em que não tem eletricidade, somente um gerador que funciona a noite para aquecer um pouco a água do banho e iluminar um pouco a ilha até as 23h.

Moisés Cona adicionou foto de Ilha de San Andrés,San Blas Foto 2

Em Franklin, tem quadra de volei de praia também, o que é um luxo. Muitas pessoas que vêm de outras ilhas em tours, param lá para passar o dia também e ficar lá na praia e jogando volei. O pessoal de Franklin organiza tours para outras ilhas também, para fazer snorkel, ver as estrelas do mar por ali.

Sem dúvidas, San Blas foi a melhor parte da minha viagem na América Central (e foi minha última parada). A ilha é um charme, é minuscula, dava para atravessá-la caminhando em menos de 2 minutos.

E dizem que em alguns anos essas ilhas vão estar submersas, então eu diria para você ir logo! 

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Marcella, eu indico San Andrés. As duas são muito belas, mas se precisa escolher uma, vai nessa (tanto pela natureza quanto pela infraestrutura).

Abraços,

Tiago

Gerson Boaventura

Gerson Boaventura Fortaleza

respondeu 1 ano atrás

Só conheço San Andrés, mas posso dizer que vale muito a pena. Basicamente, é uma ilha linda cheia de bares e hostels. mesmo asim é bem legal. É como essas cidades praianas pequenas que vivem pro turismo, mas é um dos lugares mais lindos que eu já visitei.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.