Cássia

Roteiro ecoturístico pelo Nordeste

Olá, pessoal!

Estou montando roteiro para desbravar o Nordeste ecoturístico!
Gostaria de dicas pelos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
- Cachoeiras
- Rios

Agradeço as dicas!!!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Cássia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Ordenado por:
Andrêzza Castro

MELHOR RESPOSTA

Andrêzza Castro Globo Terrestre

respondeu 1 ano atrás

Olá, Cássia!

Você não citou praia, então vou te dar as dicas abaixo:

Em Sergipe, a rota da trilha do Cangaço em Poço Redondo e os Canions do Xingó.

Eu fiz as duas coisas separado, mas agora posso te dar as dicas pra fazer na mesma trip.

Se você for disposta como eu, segue a primeira opção: pega carona ou um micro ônibus da Coperativa (Copertalse) cedinho, sentido Canindé de São Francisco e pede pra descer na BR, na entrada da trilha em Poço Redondo. Fica depois da sede do município,  onde tem uma placa no início de uma estrada de terra escrito Grota do Angico 15km.

A partir daí, é só retocar o protetor solar, proteger-se do Sol com chapeu e algo que cubra os braços (eu usei minha canga dobrada), fazer um alongamento e começar a caminhada. Eu adorei!  Passando pelos povoados, pelos agricultores, pelos olhares curiosos seguidos pelos cumprimentos simpáticos, A caminhada é longa, leve água e comida prática pra ir se alimentando no trajeto. Gastei 4h30 parando pra fotografar.

Então, você vai encontrar uma base do governo do Estado com guardas florestais, é o monumento do cangaço. Lá você pode dar uma descansada, tomar água, encher as garrafas, ir ao banheiro e receber informações e orientação dos dois guardas plantonistas. De lá, segue mais 1km de trilha até a Grota do Angico, local onde Lampião, Maria Bonita e mais 9 cangaceiros foram mortos. Seria legal ler um pouco sobre o Cangaço ou, pelo menos, sobre a morte de Lampião e parte do seu bando já que neste esquema vai dispensar guia.

De lá, mais uns 600m, você chega num oásis, o rio São Francisco. Tem restaurante com cadeiras dentro d'água, mas o local é público pode banhar-se à vontade. 

Porque começar a trilha cedinho? Porque vem muitos grupos de turistas almoçar ali em barcos,  catamarãs e se pode conseguir uma carona em algum deles até Piranhas (AL), 20 minutos de travessia. 

Se não conseguir no esquema anterior, sempre tem um barqueiro que fica lá fazendo travessia. Chora e negocia.

Dorme em Piranhas (AL), conhece o Centro Histórico, o museu, barzinhos tudo lindo! E no dia seguinte, faz o passeio dos Canions do Xingó que sai do restaurante Carrancas em Canindé de São Francisco. Aí eu só sei pagando. Em 2013, paguei 75 reais. Uma travessia de mais ou menos 3 horas, com música boa, guia, uma paisagem incrível e momento pra banho. Vale muito à pena!

A outra opção seria o mesmo, porém trocando a caminhada de 4h30 por ir e voltar de barco pra o restaurante e andar apenas uns 600m até a Grota do Angico.

Ufa! Escrevi muito!

Mas, ainda tenho energia pra dica da Paraíba:

Cachoeira do Roncador no município de Pirpirituba, mas o acesso por Bananeiras. Muito linda!

Bananeiras também está a 3km do município de Solânea e é possível fazer trilha de uma a outra pelo mato.

Espero ter ajudado, Cássia.

Se eu lembrar de mais alguma coisa, depois volto aqui.

Desde já, desejo um ótimo mochilão!

Babya Monique

Babya Monique São Gonçalo

respondeu 1 ano atrás

Cássia, Sergipe se  você gosta de praia, te recomendo a praia do Saco que é um dos cartões postais de Sergipe, lá tem um passeio de bugre lindo. A água é tranquila e praia praticamente só para turista; ainda em Aracaju, a Orla de lá é ótima para fazer todos os tipos de exercícios outdoor, pista de skate e patinação, uma grande quadra de tênis, ciclovia.

 Canion Xingó, o passeio mais bonito na minha opinião, divisa com Alagoas. Super relaxante o translado de catamarã com música ambiente, chegando lá tem um curto passeio de caiaque para apreciar mais a beleza e ainda dá pra se refrescar em uma água limpa. Depois almoçar no  restaurante Carrancas em Canindé de São Francisco.

Outro lugar histórico que super indico é a Foz do Rio São Francisco e lógico dando um mergulho nele. Você verá uma uma diversidade vegetal, mangue, coqueiros. Na volta eu parei em Piaçabuçu, Alagoas para almoçar, a galinha caipira de lá é ótima!

City Tour na cidade de Aracaju, bem legal. Conhece a igreja de São Antônio e a Catedral da cidade. Passa pelo Museu da Gente, ver o Rio Sergipe que corta Aracaju e Barra dos Coqueiros, conhece tb o Mercado Municipal de Aracaju, tem muitos produtos baratos, valem bastante a pena (tem uma castanha super gostosa).

Na parte da alimentação, SE é um saudável por ter uma diversidade de frutas maravilhosas. recomendo o comer o café nordestino.   


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.