Quantos dias vale a pena ficar em Bruxelas e Bruges?

Gente, vou fazer uma trip pela Europa e vou passar pela Bélgica.

Quantos dias vocês acham que vale a pena ficar em Bruxelas e em Bruges? São cidades legais para se conhecer?

Há bastante coisa para conhecer nessas cidades? O que tem de melhor?

Bjos!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Monica

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

30 Respostas

Ordenado por:
Elaine Moraes

MELHOR RESPOSTA

Elaine Moraes Campinas

respondeu 1 ano atrás

Bruxelas e uma delicia de cidade! Ja estive lá muitas vezes, fiz grandes amigos. Eu ficaria nela e iria de trem um dia para Bruges , outro para Ghent e outro para Leuven. São cidades gostosas para vc ficar batendo perna o dia todo, comendo wafer com nutela, as famosas batatas de Bruges (pede a pequena pois eh enorme).

Enfim, a Bélgica é linda, na Grand-Place de Bruxelas tem sempre festival de música. Na ultima vez que estive lá era Festival de jazz. Vale a pena ficar uns bons dias por lá! Muito fácil ir de trem para qualquer lugar!

Lugares mencionados
  1. Bruxelas , , Bélgica
  2. Bruges , , Bélgica
  3. Ghent , , Bélgica
  4. Leuven , , Bélgica
  5. Grand-Place de Bruxelas , , Bruxelas, Bélgica
Diego Palomo

Diego Palomo São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá,

Irei para a Belgica em Julho, então o que vou te falar é a experiência e recomendação de quem já foi, e que me fez decidir por passar as 48 horas que eu teria na Bélgica, em Bruges :

Bruxelas é uma cidade grande e que, fora os bares originais de lá, como a Delirium (que já abriu franquias pelo mundo todo, inclusive aqui no BR), não tem tanta coisa turística e exclusiva.

Por outro lado, Bruges é uma cidade medieval incrível, tombada pela Unesco, e próxima a outra cidade bacana (Ghent).

Eu deixei dois dias pra curtir a cidade tranquilo e sem muita correria, mas caso você queira conhecer as duas, eu diria pra ficar um dia em cada.

Para ir de Bruxelas á Bruges, basta pegar um trem regional que sai várias vezes ao dia, então tu poderia passar um dia inteiro em Bruxelas e no outro, pegar o trem cedinho pra Bruges :)

Liv Gebara

Liv Gebara Estrasburgo

respondeu 1 ano atrás

Eu fiquei 2 dias em Bruxelas e 1 em Bruges e foi mais que suficiente! Em Bruges, um dia dá e sobra tempo (e olha que fiz tudo caminhando rs). Em Bruxelas, eu teria ficado mais um, porque peguei 2 de chuva constante (choveu até granizo!) e fez sol justo no dia que fui embora...mas é uma cidade pequena. Vale a pena ficar mais que 2 dias para ir em museus, bares ou festivais (coisas que tomam mais tempo rs), senão, 2 dias está ótimo!

Amei as duas cidades e não deixaria de conhecer nenhuma delas! ;)

Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 1 ano atrás

Elaine Moraes adicionou foto de Europa,Bélgica,Bruxelas ,Bruges Foto 1Em uma das vezes que estive em Bruxelas, tb fiz um bate volta em Colonia. Na volta fui ao circuito de Spa Francorchamps para visitar o memorial em homenagem ao Ayrton Senna feito pelo fã clube da Bélgica! Emocionante!

Vania Prates

Vania Prates Cabrália Paulista

respondeu 1 ano atrás

Eu fiquei 3 dias em Bruxelas , a cidade é realmente maravilhosa, acho linda a integração da arquitetura de lá. Em Bruges eu concordaria em ficar 2 dias, pois leva um dia para conhecer toda a cidade, mas passaria a noite lá, existe alguns pubs legais ( qdo eu estive lá rolou até pedido de casamento sueco em um pub, rsrs) e as cervejas locais são muito boas!

Lugares mencionados
  1. Bruxelas , , Bélgica
  2. Bruges , , Bélgica
Mari Vieira

Mari Vieira Leuven

respondeu 1 ano atrás

Olá! Brugges e Bruxelas são cidades super legais para conhecer. Principalmente Brugges. Bruxelas não conquistou meu coração. Leuven, onde eu moro, também vale muito uma visita. É bem pertinho de Bruxelas e tem uma vibe totalmente diferente. Até por causa do idioma.. Leuven é a capital da cerveja na Bélgica, casa da Stella Artois! É uma cidade universitária, então é cheia de gente jovem e bares. Sou suspeita, mas eu adoro Leuven! 

Pra quem quiser saber mais, eu tenho um blog sobre minha vida na Bélgica e posto dicas sobre os meus passeios. 

www.euchocolatecerveja.com

Yoonnie

Yoonnie  Fortaleza

respondeu 1 ano atrás

Dois dias em Bruxelas e um em Bruges dá pra passar legal. Ambas giram em torno das Grands Places, então tem muita coisa por perto e dá pra fazer a pé tranquilo!

Veja se consegue incluir Ghent também em 1 dia pois fica perto. O pessoal recomenda. Eu conheci Bruxelas em 1 dia só mas passei duas noites por lá e deu pra conhecer alguma coisa. Aproveitei 1 outro dia que estaria por lá e fiz uma bate e volta em Colônia, que por sinal é fantástica!


Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 meses atrás

Oi Monica, não sei qual o seu ritmo de viajante, mas pra mim seriam suficientes 2 dias em Bruxelas e 1 em Bruges..

andressa Guimarães

andressa Guimarães

respondeu 1 ano atrás

Fui para Bélgica visitar uns amigos e ja fiquei uma semana la conhecendo cidades do interior que amei .. principalmente Gent é uma cidade  linda e tive a sorte de pegar bem na semana do festival de música eletrônica foi demais.. em Bruxelas fiquei apenas um dia e deu pra ver tudo desde o bar delirium até o parque do átomo. . Bruges não pude ir porque estava com amigos e marcamos de ir pra paris, londres e amsterdam. . Como são cidade perto da pra ir de carro. De deerlijk  (cidade onde me hospedei na casa de amigos) dava duas horas de viagem até Paris, França e 3 horas de Londres,Inglaterra (carro+ eurotunel) e amsterdam dava um hora de viagem. Bélgica é um país lindo e me apaixonei pelas cervejas deles e seus costumes trouxe alguns para o Brasil comigo, pretendo sempre voltar porque é uma cultura e um país espetacular.

Roberto Luiz Pereira

Roberto Luiz Pereira Itajaí

respondeu 1 ano atrás

Estive em Bruxelas agora em novembro de 2015, é uma cidade espetacular, vale a pena uns 3 dias, com uma passagem por Bruges, Antuerpia também vale a pena. Se der pra visitar Colonia, na Alemanha, também aconselho um ou dois dias.

Marcos Reis

Marcos Reis Uberlândia

respondeu 1 ano atrás

Monica quando ta pretendendo ir? Dependendo do período vai sofrer com o frio de Bruges, pois existem canais que cortam a cidade como Amsterdã. Mas Bruges é uma cidade medieval linda!! Tem a opção de fazer o passeio pelo barco nos canais, alugar uma charrete ou somente andar pelas ruazinhas, a cidade é bem pequena. Quando fui passei somente 1 noite, acredito que 2 noites é o suficiente. Bruxelas tem bastante coisa boa pra se ver, paradas obrigatórias em Bruxelas: Atomium, Manneken Pis, e o famoso pub Delirium onde tem todas as cervejas de todo o mundo, e se perder pelas ruas de Bruxelas!! Fiquei 2 noites, deu pra aproveitar bem, no mínimo 2 noites, ahh e nao deixe de comer o famoso Wafel belga hahaha!! Boa  trip ✌

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 2 meses atrás

olha no caso de uma eurotrip, eu geralmente fico de 3 a 4 dias em cada cidade...não é muito tempo, mas tb não é uma passagem correndo....

A Fragata Surprise

A Fragata Surprise  Brasília DF

respondeu 3 meses atrás

Bruxelas me surpreendeu demais! Eu programei três dias na cidade, contando em fazer bate e voltas a Ghent e Bruges. Pois acabei indo apenas a Bruges e achei que a capital belga ainda renderia um pouquinho mais. 

Morri de pena de não ter tempo de explorar melhor os museus e parques. E, ah, como se como bem naquela cidade. 

Laíze Gama Seixas

Laíze Gama Seixas Amsterdam

respondeu 5 meses atrás

Oi Mônica,

Eu gostei de Bruxelas mas não acho necessário muitos dias para conhecer não.

Ao contrário de Bruges que amei.  Na verdade usei um fim de semana e fiquei hospedada em Ghent e fui visitar Bruges uma vez q as cidades ficam bem próxima. Sugiro que inclua Ghent no seu rotéiro se possível.

Não são necessários muitos dias não pois as cidades são pequenas e bem fáceis de se locomover.

Escrevi posts sobre as 2 cidades no meu blog com dicas do que visitar. Se quiser ver vou deixar os links abaixo.

http://www.queroseramelia.com/bruges-belgica/


http://www.queroseramelia.com/visitando-ghent-belgica/

Boa viagem!

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 5 meses atrás

Monica,

Estou com planos de ir para a Bélgica (Bruxelas e Bruges ) em setembro/2016. Tenho lido muito a respeito e cheguei a conclusão que depende do interesse de cada um e o tipo de viagem.

Eu e meu marido decidimos ficar duas noites em Bruges depois da recomendação de vários amigos. Segundo falaram a cidade é super charmosa. Já Bruxelas como alg disseram não tem atrativos suficiente para muitos dias.

Há outras cidades que recebi indicação: Ghent e Antuérpia mas decidimos seguir para Rotterdam e Amsterdã 

Abraço

Lugares mencionados
  1. Bélgica , BE
  2. Bruxelas , BE
  3. Bruges , WV Região flamenga
  4. Ghent , Gante OV Região flamenga
  5. Antuérpia , AN Região flamenga
  6. Rotterdam , Roterdão Roterdã ZH
  7. Amsterdã , NH
Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 7 meses atrás

Monica, uma média de dois dias em cada cidade já está ótimo para conhecer o básico relacionado a turismo.

Abracos,

Tiago

Rosa Garcia Silvano

Rosa Garcia Silvano Curitiba

respondeu 7 meses atrás

Oi Monica, 

 Fui pra Bélgica ano passado e me apaixonei. Fiquei 3 dias, quando cheguei no aeroporto de Bruxelas já peguei um trem para Ghent , me hospedei lá e no segundo dia fiz um bate e volta para Bruges , de trem também, no terceiro dia saí cedinho de Ghent e voltei para Bruxelas, como meu voo era de tarde, aproveitei e já conheci um poquinho da cidade. Valeu super a pena! Recomendaria um dia a mais, para passar a tarde em Bruges, que é maravilhosa e acolhedora e a noite em Ghent que é super viva e divertida. 

 Bom, agora para as atrações, em Bruges vale a pena passar o dia se perdendo nas ruazinhas cheias de bares, cafés e lojinhas. Recomendo em especial o Eetcafé Lion Belge, um restaurantezinho minúsculo mas delicioso e o brexó da Madam Mim. Também morri de vontade de fazer um passeio de barco pelos canais, mas choveu e não foi possível. Já em Bruxelas, fiquei ao redor da Galeries Royales Saint   e gostei bastante, por lá ainda assisti a apresentação de um cantor de rua ótimo, super agradável! 

Boa viagem!

Lugares mencionados
  1. Bélgica , BE
  2. Bruxelas , Brussels Brussels BE
  3. Ghent , OV Flanders
  4. Bruges , WV Flanders
  5. Galeries Royales Saint , - Hubert Galerie du Roi Brussel
Riquelle

Riquelle  Brasília

respondeu 9 meses atrás

Oi, Mônica!

Olha, sinceramente, eu não gostei de Bruxelas. Eu fui em julho do ano passado e tava um clima bem pesado na cidade. Fiquei só um dia. Era claro que havia uma tensão entre belgas e imigrantes, principalmente muçulmanos.

Eu fui numa época que a cidade estava relativamente cheia por causa da Tomorrowland. Mas quase não tem muita coisa pra fazer, tem os bares e tals, mas em termos de turismo, não tem muito. Ah! Coma wafer! Custa 1 euro, são divinos! hehe

A maioria das pessoas que eu conheço e que foram a Bruxelas não curtiram. Por outro lado, amaram Bruges de paixão. Eu não fui a Bruges, mas dizem que é uma cidade medieval encantadora. Essas pessoas ficaram por lá um ou no máximo dois dias.

Acho que ficaria um dia em Bruxelas e um dia em Bruges.

Curta muito! 

:)

Igor Guenka

Igor Guenka

respondeu 10 meses atrás

Bruxelas fiquei 3 dias e 2 noites. Suficiente para conhecer a cidade inteira. Já não aguentava mais. Não há o que fazer na cidade.

A noite é uma delicia, vários bares e restaurantes, porém durante o dia, não há muitas opções.

No primeiro dia você conhece todo centro da cidade, área comercial. No outro você faz os passeios mais distantes como mini mundo, etc. Feito isso não há mais o que fazer.

 

Bruna Mayumi

Bruna Mayumi Aalen

respondeu 1 ano atrás

Honeytour Renata e Bruno

Honeytour Renata e Bruno Brasil

respondeu 2 meses atrás

Estou com viagem marcada para Bruxelas (11 a 14 de outubro), que pelo jeito estou dentro do tempo ideal: 3 noites em Bruxelas sendo um dia reservado para um bate-volta para Bruges! ;) 

Renata, 
http://www.honeytour.com.br

Décio Mattar

Décio Mattar São Paulo

respondeu 3 meses atrás

Ambas as cidades são deliciosas e a Bélgica é muito mais do que isso.

Brugge pode até ser visitada em um dia, mas merece muito mais pelos restaurantes, pelos seus parques e praças, além, óbvio de pela cerveja (mas isso em toda a Bélgica). Eu ficaria no mínimo dois dias.

Bruxelas idem, um dia eu dedicaria quase que todo para a Gran Place, para mim uma das três praças mais lindas do mundo; se pegar a exposição de flores por ali então, que se não me engano é em Agosto, a praça fica maravilhosa. E além da praça seus arredores, como o Maneken Pis, os restaurantes com suas vitrines para comer muitos mariscos com batatas.

No outro dia percorreria o Parque Nacional e alguns bairros típicos da cidade , além dos bares famosos por suas cervejas artesanais.

Incrível acreditar mas pode ter certeza de que nãi rá se decepcionar com as cidades de praia na Bélgica, Oostende e Knock são dusa cidades com boas praias, calçadões, muitos restaurantes excelentes, parques e merecem uma rodada de pelo menos um dia entre elas. 

Mas, a grande dica para um dia na Bélgica é a pequena porém lindíssima cidade de Kortreijk, ou Coutrai, em francês. A cidade tem uma praça com um encanto todo especial, seguido por um riozinho com uma ponte muito antiga ladeado por torres e foi um dos lugares onde melor comi na minha vida, além de um povo muito gentil e um comércio em calçadão gostoso para passear. Jamais voltarei à Bélgica sem ao menos passar um dia nesta cidade, que me impressionou muito mais do que Gent, que acehi muito grande e movimentada.

Além disso, no lado leste do aís há Namur, que é um encanto, Liége, Francochamps, e outras lindas pequenas cidades.

Tudo isso sem esquecer de Antuérpia. Ortanto, para um paí de tamanho mínimo como a Bélgica há muito para ser visto e o ideal é ficar ao menos uma semana por lá.

Há uma grande vantagem na Bélgica em relação à maioria dos outros países. Por ser um país pequeno, fica muito fácil de fazer quilometragem, pois além de ter auto-estrada por todo o país, 100% delas são totalmente iluminadas à noite, de forma que viajar a noite é como de dia, não há como se perder pela escuridão, nem perigos no caminho.

Aproveite, é um lindo país!

OJoselia Laghi

OJoselia Laghi Sorocaba

respondeu 5 meses atrás

Eu fiquei 2 dias em Bruxelas e 2 em Bruges e me senti satisfeita. Não vejo motivo de muito mais tempo. 

Décio Mattar

Décio Mattar São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Cada uma das cidades vale de 2 a 3 dias. Mas muita coisa perto de Brugge e Bruxelas valem à pena, como por exemplo, passar um dia em Kortrijk, uma cidade muito romântica a uns 50 kms. ao sul de Brugge ou de Bruxelas. Além disso surpreende as cidades de praia na Bélgica, como Oostende e Knock-Heist, seja pelos lindos calçadões junto às praias, seja pela excelente gastronomia das duas cidades. Além disso há Gent, Oudernnade, Namur e Dinant que valem também a visita.

Brenda Bressan Thomé

Brenda Bressan Thomé

respondeu 7 meses atrás

Bruxelas 
 é pequena, em um dia você vê o que há de mais interessante. Se quiser investir mais tempo, lá tem museus muito bons, especialmente o Brussels Comic Book Museum (se você gosta de quadrinhos). Também é legal visitar a Galerie du Roi e, obviamente, a Grand Place .

Fique longe do Manneken Pis , é uma mini estátua de um anjinho fazendo xixi, não vale a pena.

Bruges é linda, eu passei um dia inteiro lá, mas poderia ter sido mais. Recomendo fazer o passeio de barco. Se for em casal, recomendo ficar lá direto, hehe. É bem perto de Bruxelas, se organizar os horários do trem dá pra fazer tudo em 2 dias. 

Lugares mencionados
  1. Bruxelas , Brussels BE
  2. Brussels Comic Book Museum , 20 Rue des Sables Bruxelles
  3. Galerie du Roi , Bruxelles Bruxelles
  4. Grand , Brussels BE 1000
  5. Manneken Pis , Brussels BE 1000
  6. Bruges , WV Flanders
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 7 meses atrás

Bruges eu fiz um dia apenas, um bate e volta (saindo de bruxelas)

A cidade é pequena então em um dia vc já faz um passeio por ela. Se vc quiser conhecer mais detalhes e curtir mais de boa vale a pena durmir um dia lá.

Bruxelas, apesar de maior, também não tem "muito" oque fazer.

Um city tour de graça que alguns hostels dão já te mostra muitos pontos turisticos e a historia por trás deles. A cidade é otima para comer e beber. 2 dias inteiros já seria suficiente :)

Eliana Piassi

Eliana Piassi

respondeu 9 meses atrás

Olá...Bruxelas vale a pena conhecer, mas 2 dias são suficientes. Não recomendo o Atomium.. sem graça e longe. Local sem muito movimento. Presenciei assalto.

Bruges, uma gracinha. 1 day trip basta.

Marcos Bueloni

Marcos Bueloni Piracicaba

respondeu 10 meses atrás

Olá Mônica!

Bruges conhecida como a Veneza do Norte é linda, um charme. 01 dia é o suficiente para conhecer, mas se vc quiser aproveitar mias a cidade vale a pena ficar uma noite. A grande atração é o passeio de barco pelos canais, e conhecer a "Madona" de Michelangelo que se encontra em uma igreja Onze Lieve Vrouwekerk, e que teve sua historia retratada no filme "Caçadores de Obras Primas". Na parte gastronomica, sugiro a famosa batata frita belga como aperitivo, e um prato que provei e adorei foi o "Moule" mexilhoes cozidos no vinho branco e ervas com batatas, e logico um bom vinho branco, esta é a minha dica. Se vc tiver um tempinho pode chegar ate a cidade bem proxima chamada Ghent, porem nao tive tempo suficiente para conhecer.

No dia seguinte cheguei em Bruxelas, que tem como a grande atração a Grand-Place, que é sensacional, eu como so tinha um dia acabei ficando so no entorno desta praça, mas existem algumas opçoes bacanas. Muito proximo da praça vc podera conhecer o museu de Rene magritte (Rue de la Regénce 3). Como passei so um dia, nao tive tempo de explorar mais as belezas da cidade e pra vc nao cometer o mesmo erro meu reserve pelo menos dois dias. Existem em ruas proximas a Grand-Place pinturas em fachadas de edificios do desenho do timtim, que vale a pena parar para observar e tirar um foto.

Uma observaçao: eu fiz esta viagem de carro, e se caso vc optar por este meio de locomoçao siga ate a cidade de Dinant quase divisa com a Ausácia (França), paramos pois ja estava anoitecendo e entramos nesta cidade sem imaginar o que iamos encontrar, e foi uma grata surpresa, principalmente o hotel que encontramos foi um plus a mais na viagem. O Hotel Dinant Castel de Pont à Lesse, eu recomendo, um hotel tipo fazenda, ele se encontra fora da cidade e todo em sua volta tem uma mata e procure na internet sobre este hotel. Espero com estas informaçoes ter te ajudado !

Boa viagem e curta muito pq este pais é sensacional!

Rachel Lois

Rachel Lois

respondeu 10 meses atrás

Bom, vejo que isso depende muito do seu tipo de viagem. Se é dos neuróticos que querem sair vendo tudo e marcando os pontos ou se é de sentar e apreciar a paisagem.

Bom, eu gosto de apreciar a paisagem, mas como falta tempo$, acabo querendo conhecer ao máximo a cidade.

Fiz uma viagem de carro, com os pontos marcados no GPS, fiquei 1 dia em Bruxelas. A princípio acho que foi pouco, não consigo dizer que conheciiii mesmo. Pois passei por alguns pontos (de carro) mas não paramos em todos. No centro conseguimos andar tudo, e também paramos naquele lado mais afastado (Atomium, Mini europe). Foi um tempo razoável, mas como estávamos apaixonadas pelas cervejas (e pelo hotel), ficamos com a sensação de querer aproveitar mais.

No dia seguinte fomos pra Ghent e Bruges.

Bruges realmente é linda. Foi um bom tempo, mas talvez gostaria de parar mais tempo e beber mais uma antes de seguir viagem, pois não ficamos até muito tarde pois voltávamos para a Holanda, e a viagem era longa. Mas se não tiver que sair tão cedo, talvez seja uma opção.

+ Outras respostas

Responda a dúvida de Monica

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.