Brenda Pereira

 Viagens Rápidas   Ouro Preto

Quantos dias em Ouro Preto?

Quero passar dois ou três dias em ouro preto e gostaria de saber quantos dias vocês recomendam e o que recomendam conhecer.

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Brenda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Ordenado por:
Carolina Araujo

MELHOR RESPOSTA

Carolina Araujo Brasília

respondeu 1 ano atrás

Ei, Brenda!

Acredito que quatro dias seria o ideal e caso você consiga ficar um pouco mais, recomendo que você vá a Santo Antônio do Salto e Lavras Novas, que são cidades do Distrito de Ouro Preto e ricas em beleza natual. Se você gosta de cachoeiras, essas cidades são extraordinárias. Existem passeios diários saindo de Lavras Novas para Santo Antônio do Salto, em torno de R$ 70 o passeio que dura o dia todo e está incluso o almoço neste valor. Se você quiser experimentar a comida mineira, peça uma galinha caipira nesse passeio!

Além das Igrejas que já te sugeriram, você pode ir ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (Universidade Federal de Ouro Preto), que disponibiliza todo o estudo de mineralogia da região, assim como da fauna e flora. Você pode ir também na Casa da Moeda, que fica bem no centro da cidade (Rua São José). Lá eram feitas as contagens do ouro que era extraído da região. É bem interessante mesmo!

O Museu da Incofidência é ponto obrigatório, rsrsrs, pois lá você vai encontrar a história da Incofidência Mineira, com as peças que te ajudam realmente a entender o movimento.

Vi também que os colegas te recomendaram a Mina da Passagem. O passeio vale muitoooo a pena. Você tem a oportunidade de descer até a mina e conhecer uma das melhores grutas do Brasil para praticar mergulho. A visibilidade dentro da água é impressionante.

Em relação a Restaurante, recomendo O Passo, que também fica na Rua São José. Se você gostar, peça uma Pizza de Carne Seca, que é muitoooo boa. No mais, todos as massas do restaurante são ótimas.

Espero ter ajudado!

Abs,

Mariana Alberti

Mariana Alberti Sao Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá. Estive 2 vezes em Ouro Preto e a ultima agora em dezembro passado. Gosto muito da cidade. Acho que uns 3, 4 dias é bom para conhecer. Como tudo lá é mais facil ir andando leva um pouco mais de tempo. 

Minhas dicas é conhecer as igrejas, museus e minas, Eu sei que é o mais turistico, mas sao muito interessantes.

Abaixo segue algumas dicas. 
Igreja de São Francisco de Assis 

A mais famosa de Ouro Preto, é considerada obra-prima de Aleijadinho e o teto dessa igreja é um dos mais bonitos que eu já vi. Custa acho que uns 10 reais para entrar. 

Matriz da Nossa Senhora do Pilar - Travessa Barbosa 

Conhecida como a Igreja do Ouro,  tem cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar. E também paga para entrar na igreja e no museu. 

Matriz nossa senhora da conceicao  - O mapa ai do lado indicou errado (Fica perto da praça principal da cidade) 

Essa é uma das ingrejas mais bonitas que tem, porém ela esta fechada por aproximadamente 2 anos para reforma e só vai reabrir no final de 2016 ou 2017. Ela é super bonita por fora, vale pelo menos dar uma conferida. Do lado dela tem uma casa onde o Aleijadinho morou com o pai dele, a construçao da igreja foi feita pelo pai do Aleijadinho enquanto ele ainda era criança. Ambos estão enterrados na igreja. Tem em anexo o Museu Aleijadinho.

Igreja Santa Efigênia  (Tambem localizada errada no mapa.  E o nome real é Santa Ifigenia) 

Essa igreja fica em um dos lugares mais alto da cidade, a vista da cidade dessa igreja é fantastica e também essa igreja tem uma historia muito interessante. Pois ela foi construida por escravos que traziam ouro escondido no cabelo, na boca e nas unhas da minha Chico Rei para colocar na igreja. Demorou 60 anos para ficar pronta e foi frequentada por escravos. O mais interessante é que ela tem algumas caracteristicas do candomble, em algumas pinturas e esculturas da pra ver buzios, cabeças de animais e próximo ao altar tem uma pintura de um Papa Negro. 

Bom...tem mais algumas igrejas e outras muitas capelas, mas essas sao as mais interessantes.  

Outras coisas legais de ir é:

- Feira de artesanato do Largo de Coimbra - é uma feira de artesanato na frente da igreja Igreja de São Francisco de Assis e tem muita coisa de pedra Sabão. 

 

  • Mina Chico Rei - é a mina mais famosa da cidade, mas nao é tao interessante. Prefira ir na Mina da Passagem - que fica na divisa entre a cidade de Mariana e Ouro Preto e voce pode ir na mina no trem que os mineiros utilizavam. 
  • Museu da Inconfidencia Mineira (Praça Tiradentes) - Museu bastante interessante, varios objetos dos inconfidentes, Tiradentes. Com certeza vale a pena ir para entender um pouco da história da região.
  • Restaurante Casa do Ouvidor - Ouro Preto tem varios restaurantes bons, afinal comida mineira nao tem nada de ruim. Mas um que eu acho muuuuito bom é o Restaurante Casa do Ouvidor acho muito boa a comida lá. O tutu de feijão é fantástico. Esse lugar é bem famoso e turístico, entao sempre tem fila. Fica próximo a praça Tiradentes.

Também um passeio bem legal é ir para Mariana de trem, leva uma hora mais ou menos e tem todos os dias pela manha. Um passeio muito bonito, sente do lado direito do trem na ida, pois passa por algumas minas e por algumas cachoeiras. Chegando em Mariana vá visitar as igrejas Catedral da Sé, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de N. Sra do Carmo. 

Tem também alguns parques e Cachoeiras próximo de Ouro Preto, algumas sao perigosas de ir.

Bom... acho que ai já vai ocupar uns 3 dias. Mas se quiser mais algumas dicas, só falar.

Lugares mencionados
  1. Matriz Nossa Senhora da Conceição , , State of Minas Gerais, Brazil
  2. Igreja de São Francisco de Assis , , Ouro Preto - State of Minas Gerais, Brazil
  3. Matriz da Nossa Senhora do Pilar - Travessa Barbosa , , Ouro Preto - State of Minas Gerais, Brazil
  4. Matriz nossa senhora da conceicao ,
  5. Igreja Santa Efigênia , , Santa Efigênia, Belo Horizonte - State of Minas Gerais, Brazil
  6. Restaurante Casa do Ouvidor , , Ouro Preto - State of Minas Gerais, Brazil
  7. Mariana , , State of Minas Gerais, Brazil
Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Brenda,

Tb to preparando essa trip. No momento tô pensando em quatro dias. Além da parte histórica (museus e igrejas) também quero conhecer o Parque Estadual do Itacolomi e, se der tempo, a mina de passagem que fica entre Ouro Preto e Mariana. 

Bjs

Babya Monique

Babya Monique São Gonçalo

respondeu 1 ano atrás

Ouro Preto 

Em 2 ou 3 dias mesmo, no máximo vc conhece OP, um dia para curtir conhecer os museus, as igrejas, comércios e restaurantes e outro a vida noturna. Não deixe de ir na Estação Ferroviária, passeio de Maria Fumaça, ótimo pra curtir a natureza.

 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, toda banhada a ouro, belíssima!

Lugares mencionados
  1. Ouro Preto , MG BR

Responda a dúvida de Brenda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.