Marcia Andrade

Quanto custa fazer o caminho de Santiago de Compostela?

Oi pessoal! Gostaria muito de fazer esse caminho, mas não tenho ideia de quanto eu gastaria. Quantos dias são necessários ? Obrigada!

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Marcia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Ordenado por:
Angelina Yamada

MELHOR RESPOSTA

Angelina Yamada São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Olá Márcia,

Bom, existem vários Caminhos de Santiago de Compostela. O tempo depende de qual caminho você quer fazer e por onde começar. O mais tradicional seria o Caminho Francês, onde os peregrinos começam de Saint-Jean-Pied-du-Port ou de Roncesvalles (depende se vc quer cruzar o Pirineus e também depende da época do ano, pois no inverno tem muita neve . ficando difícil de cruzar).  Neste caminho leva na média de 30 dias até Santiago de Compostela. Média. Pois obviamente cada um tem um ritmo diferente. 

Acabei de chegar do Caminho Central Português saindo de Lisboa. A média seria de 24 dias. 

Sobre os gastos, não me recordo de quanto gastei no Caminho Francês (2014), mas deve ter sido em torno de 12-15 euros dias (incluindo os albergues municipais e comida). Desta vez em 21 dias gastei na média 12 euros por dia. O valor só é baixo quando você cozinha e faz os seus sanduiches, caso contrário vai aumentando. Além de eu ficar sempre nos albergues municipais (6 a 8 euros) ou donativos (igrejas, casa da misericordia, e no caso do caminho portugues: bombeiros). Conforme o link que passaram abaixo, se tomar cafe da manha +4euros, almoço/janta +5 a 10 euros e se ficar em albergues particulares +10 a 15 euros.

No Brasil inteiro tem encontros de Peregrinos e Palestras. os grupos e páginas estão no Facebook. Se sentir que não está confortável, talvez seja legal ir em um desses encontros. (eu nunca fui .. rs).

Espero ter contribuído um pouco.

=)

Buen Camino!!

angelina

Emerson Melo

Emerson Melo Lagoa Santa

respondeu 6 meses atrás

Bom dia Marcia, no Caminho de Santiago existem varias opçoes de hospedagem, hostels, que custava em torno de $10 euros o pernoite, apenas para guardar suas coisas e dormir. Sao varios os restaurantes que oferecem o "menu del peregrino" que consiste em uma entrada, geralmente uma sopa, um prato principal, onde vc tem 2 ou 3 opçoes, uma taça de vinho e uma sobremesa, tudo muito basico, que custava em torno de $9 euros. Claro que tudo isto eh o minimo necessario para se ter como apoio durante a caminhada. Eu gastei 5 dias para percorrer 111 km, de Sarria a Compostela. Fiz o trajeto com tranquilidade, para uma introspecçao mesmo. Em Santiago existem varios hostels, fiquei num antigo mosteiro, quarto individual e banheiro coletivo, por $12 euros a diaria. TUDO VALEU MUITO A PENA. Va e vera como sua vida tera um novo sentido.

Creio que os valores nao tenham tido alteração, fui em 2012, o problema eh que nossa moeda nao vale nada la fora. Abcs.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 6 meses atrás


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.