Vitória Paz

 Viagens Rápidas   Santiago, Vina del Mar

Qual moeda levar?

Gente, to indo pro Chile no início de julho e to meio perdida em relação à moeda. Algumas pessoas me disseram para levar dólar. Procede? O que é melhor?

Obrigada :)

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Vitória

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

14 Respostas

Ordenado por:
Roberto Luiz Pereira

MELHOR RESPOSTA

Roberto Luiz Pereira Itajaí

respondeu 1 ano atrás

AH ! Cartões de viajem como indicou a colega Adriana Santos, não oferecem mais grandes vantagens pois agora também cobram o IOF de 6,37%, depois, se voce comprar Dolar nesses cartões, terá um deságio na compra aqui no Brasil e outro na troca pela moeda chilena.

http://www.posto7.com.br/chile.htm

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 6 meses atrás

Oi Vitória, não vale a pena levar dólar pois você perde fazendo câmbio 2 vezes (uma aqui pra trocar reais por dólares e outra lá pra trocar os dólares por pesos). Leve reais (qualquer casa de câmbio lá troca) ou leve pesos chilenos, se encontrar uma boa cotação por aqui..

Raquel Teixeira

Raquel Teixeira São Paulo

respondeu 1 ano atrás

consertando... 770 pesos a mais.. rs

Esqueci de escrever só o seguinte... Se vc for levar seu cartão do banco e sacar o dinheiro por lá veja quanto seu banco cobra de taxa para saque internacional. 

O meu é Santander e sei que lá é R$20.00 a retirada.

e nesse caso o IOF seria de 6.38

Raquel Teixeira

Raquel Teixeira São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Vitória. tudo bom?

Tem um grupo no facebook que chama "Viajando para o Chile" e eles colocaram essa cotação hoje:

1 real é 181 pesos

1 dólar 629 pesos

Lá em Santiago o local de troca é a rua Augustinas que tem várias casas de câmbio, uma do lado da outra... é só ir andando e ver qual é a melhor cotação...

Agora... qual moeda levar? Vamos as contas

Suponha 100 reais 

100 reais = 18100 pesos

E para o dólar?

temos que lembrar que é o dólar turismo vezes 0.38 (IOF para compra de dinheiro em espécie) ou 6.38 (IOF para cartão de crédito ou compra de VTM)

(Cotação de hoje no site da UOL para Cambio turismo - 3.22)

supondo que vc vai levar dinheiro: 3.22 x 1.038 (acrescido IOF) = 3.34

100 reais dividio por 3.34 que é o dólar = 29.94

30 dólares = 18870

Então nesse caso compensa levar o dólar pq vc vai ter 670 pesos a mais.... mas tudo depende de QUANTO vai custar o dólar pra vc...

Beijos.....

Alexandre Vitorino

Alexandre Vitorino Fortaleza

respondeu 1 ano atrás

Olá Vitória!
Também sou de Fortaleza, rs!

Em Santiago especificamente, usei bastante o dólar e troquei lá sempre um pouco pela moeda local, para usar em locais menores, em que o dólar não era aceito. A taxa sai melhor em dólares, mas as casas de câmbio também trocam reais, ok? Por exemplo, trocando dólar para peso, você recebe uns 5 a 10% a mais do que se for em real. O que não compensa mesmo é levar a moeda chilena do Brasil, porque fica muuuuuuito ruim.

Sempre faço assim:

Levo 70% em dólares e 30% em reais, além do cartão de crédito internacional que vai desbloqueado, mas somente para emergências, já que o IOF está em 6,38%, mesmo para débito.

No primeiro dia na cidade troco um valor razoável em moeda local (no meu caso troquei US$100) e vejo a minha média de gastos do dia... daí vou administrando as trocas.

Espero ter ajudado.
Boa viagem!

Rodrigo Sanches Wolpert

Rodrigo Sanches Wolpert Peruíbe

respondeu 1 ano atrás

Cartão de crédito internacional da sua conta bancária e saque dinheiro nos caixas eletrônicos de lá. Fale com seu gerente. Foi o que eu fiz e é o que existe de mais prático!

Os hotéis e restaurantes aceitam cartões de crédito internacional lá.

Procure as agências de bancos brasileiros lá no Chile e saque dinheiro na moeda corrente do país, veja se seu banco tem agências no Chile.

Sobre o dolar, alguns lugares aceitam, a maioria não aceita.

Roberto Luiz Pereira

Roberto Luiz Pereira Itajaí

respondeu 1 ano atrás

Leve reais em espécie e troque lá no Chile mesmo, menos no aeroporto que o cambio sempre é menos favorável. No cartão voce irá pagar o IOF  Imposto sobre Opeerações Financeiras de 6,38% que já desfavorece bastante, mas é um recurso a mais ter o cartão sempre à mão. Saiba mais detalhes sobre visitar o Chile na nossa página  http://www.posto7.com.br/chile.htm

Luisinho Chandia Perez

Luisinho Chandia Perez

respondeu 6 meses atrás

oi vitoria, trazer dolar é bom, mas somente se vc ja possui, se nao for o caso, venha com reais mesmo, aqui o melhor ponto para cambio esta na rua agustinas no centro de santiago, se precisar de ajudas com passeios, eu faco, sou brasileiro residente. +56990790624 meu watts e luisinho xiletour meu face.

Laura Pinheiro

Laura Pinheiro

respondeu 6 meses atrás

Olha, quando fui pra Santiago 
levei em Real e lá troquei pelos pesos. Não tive aborrecimento nenhum não, é bem tranquilo! O restante acho que todo mundo já falou já: a questão de fazer câmbio mais de uma vez, e a questão do IOF em cartões como o VTM (que antes eram grande vantagem, mas agora não mais).

O que eu faço quando viajo, também, é levar o dinheiro para gastar e levar também o cartão do banco para emergências. Mas somente para emergências por causa do IOF. Nunca precisei usar não, mas mesmo assim continuo levando, porque nunca se sabe, não é mesmo? :)

Lugares mencionados
Patricia Ramos

Patricia Ramos São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Oi Vitória, sempre aconselho a moeda local, pois se pagar em dólar, você vai perder na conversão (já que troco sempre será em Pesos). quando preciso viajar, sempre uso esta casa de câmbio. É segura e tem boas taxas: http://getmoney.com.br/pt/produtos/moedas

espero ter ajudado

Renata Leal

Renata Leal Florianópolis

respondeu 9 meses atrás

Olá, Vitória

Melhor você levar reais mesmo e trocar por pesos chilenos nas casas de câmbio de lá... Dólares normalmente serão aceitos apenas para pagar a hospedagem e alguns táxis, pois a maioria do pessoal não aceita e sem contar que não compensa o câmbio. Os cartões do tipo VTM são uma boa pedida para ter uma garantia em casos de emergência.

Cuidado com os assaltos em Santiago, saia do hotel ou hostel apenas com o dinheiro que você irá gastar durante aquele dia e deixe o restante no seu cofre... ah, e nunca se esqueça da sua identificação de turista.

Silvia Reis

Silvia Reis Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Vitória, 

Por precaução, eu sempre tenho alguma quantia em moeda local, pois se voce for em algum lugar menos turistico, pode precisar.

Mas troque lá mesmo, na rua Agustinas (Agustinas centro). Se tiveres dolares guardados melhor, se não troque real por peso mesmo, para evitar taxas (real por dolar no BR e dolar por peso no Chile). Pelo que eu sei, lá não cobram taxa por cada transação como acontece aqui no Brasil.

 Boa viagem :)

Lugares mencionados
  1. Agustinas , , Santiago, Chile
Adriana Santtos

Adriana Santtos Rio de Janeiro

respondeu 1 ano atrás

OI Vitória, então faz um cartão de viagem, eu uso o visa travel money, e quando morei no Chile eu usava ele o tempo todo, levei o cartão carregado no moeda Dólar. Não sei se vc sabe como funciona o VTM , mas é basicamente assim, vc escolhe a moeda do cartão, dólar, euro, libra, carrega em reais aqui no Brasil e qndo estiver no exterior vc pode sacar ou comprar no débido no valor da moeda local, por exemplo no Chile a moeda é o peso e o valor dele é inferior ao dólar então vc gastará menos dindin para comorar as coisas lá.

Espero ter ajudado

Boa Viagem !!

+ Outras respostas

Responda a dúvida de Vitória

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.