Paula Leite

Qual é o "perrengue" do salar de uyuni?

Estou voltando a san pedro no finalzinho de agosto e pretendo fazer o tour ao salar de uyuni. Tudo o que ouço por aí é "conheço alguém que foi e disse que é o maior perrengue!". Gostaria de saber quais sao os perrengues do passeio, se é frio, se é problema com água ou comida. Troco dinheiro lá oj devo trocar em san pedro?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Paula

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Larissa E. de Bem

MELHOR RESPOSTA

Larissa E. de Bem

respondeu 2 meses atrás

Olá Paula!

Eu fiz o tour do Salar de Uyuni em 3 dias partindo de San Pedro de Atacama até Uyuni. Fui pela agência Cordillera Traveller e tive uma experiência fantástica!

As dificuldades do Uyuni são o frio, vento, altitude e higiene, mas quem vai para lá já está sabendo disso e vai preparado.

Viajei no mês de setembro, então vou relatar minha experiência, o frio e o vento são constantes, mas se você está bem vestido não vai ter problemas.

É importante beber água o tempo todo (pois além do clima ser super seco, ajuda contra o mal da altitude); hidrate também a sua pele, rosto e lábios.

Os banheiros que existem no meio do caminho são muito sujos, com excessão dos banheiros dos abrigos (que você só chegará à noite) e dos banheiros "naturales", que nada mais são do que você achar uma boa pedra e fazer o que precisa ali mesmo, no meio do deserto, atrás da pedra. Como a alimentação é bem leve durante o tour, inclusive não se come carne vermelha (eles aconselham não comer carne um dia antes de começar o tour) você não sente dor de barriga no meio do caminho, assim só precisa se preocupar com o número 1, depois de algumas idas aos banheiros "naturales" você já se acostuma, afinal você está fazendo uma viagem de aventura.

Em relação a altitude, você deve procurar fazer tudo com calma, beber muita água, não correr, relaxar quando puder e ir se adaptando, como visitei o Atacama antes do Uyuni não tive problemas de adaptação, a gente sente que fica mais difícil caminhar, se cansa mais rápido, mas o pessoal da agência já sabe disso e por isso faz o passeio com calma, no nosso tempo, sem forçar, tanto que no nosso primeiro dia chegamos no abrigo pelas 15h pra descansar umas duas horas e depois fomos visitar mais lugares.

Os abrigos são parecidos com hostel. Só tem que ficar atento que na primeira noite você fica sem banho, por isso leve junto lenços umedecidos, pois não tem chuveiro, apenas pias nos banheiros (que são limpos!). Na segunda noite você fica hospedado em um abrigo feito todo de sal, inlcusive o chão, nesse abrigo tem chuveiro (ótimo por sinal!) e lá você pode dar uma renovada.

O pagamento do tour você já faz para agência em San Pedro, em pesos ou dólares, e também já compre bolivianos por lá, pois não vai ter opções no meio do caminho.

Se precisar de mais dicas do Uyuni me avise!

Boa viagem!

 

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 6 meses atrás

Passei muito mal. Por quê? Acredito que por causa da altitude, alimentação diferente, cansaço, falta de conforto, frio demasiado (meu nariz abriu e o restante do rosto também ficou bastante castigado). Água quente é outra coisa que faz falta.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 6 meses atrás

olha é frio sim, mas depende da época, mas roupas termicas e adequadas ja resolvem, o perrengue maior é quando falta agua, que pode ocorrer, por isso todo mundo sempre fala do bom e pratico lenços umedecidos, ja troque o dinheiro antes, por la vai ser dificil....

Talita Pescio

Talita Pescio São Caetano do Sul

respondeu 6 meses atrás

Olá Paula.

Não é que é bem perrengue... depende na verdade dos tipos de viagens que vc curte!

Na real vc fica dois ou três dias sem banho, passa frio, não tem conforto com transporte e acomodação... mas asseguro que a viagem compensa tudo isso!!! É fantástica!!!

Michele Santana

Michele Santana

respondeu 6 meses atrás

A falta de água é um perrengue mesmo... Mas nada que um lenço umedecido não resolva ! O importante é ir preparado para lhe dar com esse tipo de situação e não esperar muito conforto durante o tour. Mas sem dúvida alguma vale muito a pena !!  

Mariana Sá

Mariana Sá São Luis - Maranhão

respondeu 2 meses atrás

pessoal, so uma dúvida. nas pousadas que nao tem agua quente, tem algua fria pro banho ? Ou nao tem agua pra banhar de jeito nenhum?

Responda a dúvida de Paula

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.