Thássia

 Arte Música e Cultura, Vistos e Imigração   Europa, Ásia, América, Oceania, África

Pós graduação fora do Brasil

Estou planejando fazer pós graduação fora do Brasil, quando me formar (Administração de Empresas).
Quais os locais possíveis e quando iniciam os processos para candidatura? Quais são as instituições que fornecem bolsas?

Independente do país ou da área ser diferente, também gostaria de saber: o que fizeram, como foi, os documentos, a viagem, os gastos, a experiência, se conseguiram trabalhar no local, etc.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Thássia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Mauro Dowd

Mauro Dowd São Paulo

respondeu 10 meses atrás

Oi  Thássia, 

Fiz pós fora dois anos atrás.

Como escolher o lugar da pós

Para administração de empresas, tem muitas opções de lugares que você pode estudar. Para escolher, acho que o mais importante é analisar três pontos:

(a) língua; (b) relevância da faculdade/país para sua área; (c) sua afinidade de morar no país por um período.

A língua é importante porque você não estará lá como turista, então você terá que ter uma desenvoltura de comunicação bem legal. Caso você não fale a lingua, é preciso estudar antes ou chegar no país antes do curso. Errei muito em ter ido com um inglês intermediário - ou seja, o primeiro mês não entendia quase nada das discussões.

A relevância do país/faculdade da área é importante para que o conhecimento adquirido seja bom e também para acrescentar no eu currículo ou networking.

E a afinidade de morar no país é importante para você curtir, porque não é só de estudos que se vive um pós-graduando (rs).

Na sua área, considero interessante Estados Unidos , Alemanha e alguns países da Europa, como França. Para MBA, há ótimas opções em Suíça e França. Um país que está bem interessante também é Singapura .

Bolsas de Estudo

Quase todos os países dão bolsa de estudo, parcial ou total. O melhor jeito é entrar no site do país e procurar quais tipos de bolsa eles fornecem. Fiquei um tempo na Espanha em um curso com bolsa integral do governo da Espanha. É um trabalho de formiguinha. Fica mais fácil se procurar nas fontes oficiais e perguntar quando abre. Depois que você decidiu o lugar, você consegue bolsa, porque é uma questão de application mesmo.

Se você não conseguir bolsa do país, você pode tentar bolsas aqui no Brasil. O Ciência Sem Fronteiras tem bolsa pra pós (o valor é muito bom). Tem as bolsas da Fundação Estudar também.

Documentação/Gastos

Caso você consiga bolsa, a documentação é a coisa mais fácil. A instituição faz uma carta e a obtenção do visto é praticamente certa.

O gasto depende do país. Por exemplo, na Europa, você consegue sobreviver muito bem com 1 mil euros (esse é o valor da bolsa do Ciência Sem Fronteiras. Na realidade, um pouco mais - o problema é que tem poucas vagas atualmente para o programa).

Trabalhar no Lugar

Se você conseguir bolsa, certamente você não poderá trabalhar - porque é exclusivdade. Somente poderá trabalhar como "estágio profissional". E vale muito a pena. Porque você pega uma experiência muito legal.

E o mais importante: Viaje muito!

Se você não conseguir viajar durante a pós, recomendo muito pegar 1 ou 2 meses depois das aulas e viajar sem parar. Além disso, dá pra viajar no fim de semana. É muito bom.

Enfim, espero ter ajudado!

Abs.

Mauro

Lugares mencionados
  1. Estados Unidos , US
  2. Alemanha , DE
  3. Singapura , SG

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.