polônia

Vou passar 4 dias em Cracóvia e depois terei 6 dias para conhecer o resto do país/norte do país.
Qual seria o melhor lugar para conhecer/ficar hospedada: Varsóvia ou Lodz?
Gostaria de ficar num lugar bem histórico e o mais autêntico possível.
Se alguém tiver alguma sugestão, super agradeço.
Bianca.

-

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Bianca

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

5 Respostas

Ordenado por:
Livinha Machado

MELHOR RESPOSTA

Livinha Machado

respondeu 9 meses atrás

Então, acho que vou ter que fazer outro texto de novo. Vamos lá!

Eu passei três semanas na Polônia em função de uma pesquisa de mestrado que fiz no museu de Auschwitz. Cracóvia é uma cidade incrível com arquitetura e museus interessantes e com uma vida boêmica, gastromônica e noturna muito ativa e dinâmica. Eu recomendo muito que você fique hospedada no Mosquito Hostel: foi o albergue onde fiz mais amigos entre todos os que já fiquei hospedada - é limpo, organizado, bem central, o staff é super amistoso, tem ótimo café da manhã e jantar gratuito e eles organizam toda sexta e sábado "drinking games" e passeios noturnos guiados a bares e casas noturnas na cidade. Ótimo para fazer amigos. Lembro ter ido a uma casa noturna de rock muito bacana. As opções são várias: jazz, blues, rock, eletrônica, pop, música medieval e até dança de salão (o último localizado em um casa próxima à praça central). O albergue normalmente descola umas bebidas gratuitas e entradas vips nesses passeios. Gostei muito do Mosquito Hostel e não é à toa que ele é super bem avaliado no booking e no hostelworld. Não recomendo o Mosquito Hostel se estiver procurando um lugar muito quieto para descanso.

Outra coisa que recomendo muito são os free tours disponibilizados pela cidade. Qualquer hotel ou albergue sempre tem firmas de free tour para recomendar. Eu fiz o do centro histórico e do bairro judeu e gostei muito dos dois. Faça um dia o do centro e no outro o do bairro judeu. No final é só dar gorgeta para os guias.

Em Cracóvia você também três outros lugares para visitar, porém um pouco distantes do centro histórico> o museu de Auschwitz, a mina de sal e a fábrica do Shindler (do filme a Lista de Shindler). O museu de Auschwitz é triste e pesado, mas se trata de um acontecimento histórico trágico e importante, mas que nunca deve ser esquecido, para que essa tragédia não se repita. Existem dois tipos de visita ao Museu Nacional de Auschwitz-Birkenau: o de um dia, que dura entre 4 e 5 horas, sem contar o trajeto Cracóvia-Oswicien (cidade do museu) e outro mais completo e um pouco caro, de 2 dias, uma espécie de curso histórico para estudantes e professores (nesse tipo de visita, o próprio museu organiza sua hospedagem). Todas as visitas a Auschwitz são com guia. Não recomendo que você fique hospedada na cidade de Oswicien a não ser que vc faça essa visita de dois dias. É uma cidade muito triste (acho que um pouco por conta das minha lembranças do museu) e que não proporciona muitos locais para conhecer além do museu. Eu fiquei no próprio museu, mas se não tivesse pesquisando faria a visita de 1 dia, saindo e voltando de Cracóvia (vários grupos organizam excursões tanto para Auschwitz quanto pra mina de sal todos os dias). 

A mina de sal é um passeio que lembro ter achado um pouco "salgado", mas valeu a pena. É um pouco exótico e diferente. Fui de excursão e conheci a mina, descendo centenas de degraus e conhecendo os paredões de sal, as esculturas e os salões nobres de festa. Os guias explicam a importância da mina de sal na história da Polônia e vários outros aspectos químicos do sal. Valeu a pena.

Já o museu de Lista de Shindler é bem em conta e fica na cidade de Cracóvia (ao contrário de mina e de Auschwitz que fica um pouco mais distante). O museu é interativo e conta a história do Shindler em sua própria fábrica e também sobre a história do holocausto e perseguição aos judeus na Polônia. O trajeto Cracóvia-Varsóvia você pode fazer de ônibus ou trem, sendo ônibus mais demorado, mas também mais barato.

Em Varsóvia fiquei apenas 2 dias e conheci o centro histórico e fiz também o free tour de lá. Para conhecer um lugar típico recomendo o restaurante comunista de Varsóvia, o único da Polônia, onde você come muito bem com o equivalente a 1 euro. Não lembro o nome do local, mas todo mundo sabe onde fica restaurante comunista, próximo à praça central de Varsóvia. Lembro que eu comi uma sopa vermelha muito boa e os clientes do restaurante eram poloneses locais e os funcionários não falavam inglês, o que torna a experiência ainda mais original. Em Varsóvia coma Pierogi, banha de porco e destilado local (super típico). 

Boa viagem!

Rafael Spisla

Rafael Spisla Curitiba

respondeu 9 meses atrás

Se por um acaso estiver interessada em um passeio com mais natureza, não deixe de visitar o lago Zakrzowek em Cracóvia. Um lugar belíssimo a 30 minutos de caminhada do centro e que quase nenhum turista conhece. Dá uma olhada no vídeo que a gente fez do nosso passeio pela cidade: https://youtu.be/nWpE6nioYUE

Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 9 meses atrás

Cracóvia é encantadora,o centro histórico é uma delicia de dia e de noite!!!Visitei tambem Memorial and Museum Auschwitz ,vale muito a pena visitar.Wieliczka (Minas de sal,tb muito interessante)Wadowice ,nesta não achei muito interessante não,Jasna Góra ,no santuario da Nossa Sra Negra,e Varsóvia ,onde ,vale o passeio no gueto para ver alguns monumentos,na Holy Cross Church ,onde esta o coraçao mumificado de Chopin,Stare Miasto ,Barbakan Warszawski ,e achei
Varsovia tambem  encantadora e vale a pena atravessar a ponte pro lado de la do rio e visitar o bairro de Praga , que tem muita coisa interessante,igrejas catolicas,ortodoxas,sinagoga,arte de rua,predios antigos que não foram destruidos na guerra,e lugares que serviram de locação para o s filmes O Pianista e A lista de Shindler.A Polonia foi uma grata surpresa,nunca tinha me entusiasmado muito para ir,e gostei demais!Em Varsovia fiquei no Grand Mercure Hotel,duas qudras do Palacio da Cultura e Ciencia,e a partir dai,foi muito fácil fazer os principais pontos caminhando!

Livinha Machado

Livinha Machado

respondeu 9 meses atrás

Bianca, escrevi um testamento de resposta pra vc. Não sei porque não consegui postar. Será que eles demoram um tempo pra avaliar?

Angélica Dio

Angélica Dio João Pessoa PB

respondeu 9 meses atrás

Olá Bianca, 

Depende do seu humor,  eu gosto dos relatos da segunda guerra, mas você precisa estar bem pra visitar certos lugares históricos incriveis mas com clima pesado.

Na Polonia eu iria no antigo campo de concentração de Auschwitz-birkenau, lá hoje tem como visitar e algumas partes estão da mesma forma como durante a guerra. É bom para refletir em varios aspectos da vida . Não vá se você não estiver bem. 

Mas o fundo historico é incrivel.

Responda a dúvida de Bianca

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.