Arte, Música e Cultura   Ouro Preto

O que tem de mais especial em Ouro Preto?

Ouro Preto é a cidade mais visitada de Minas Gerais e foi a primeira cidade brasileira a ser considerada pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Quem já foi para lá, o que encontrou de bacana? Vale a pena?

Meu perfil de viagem: Mochileiro

Responda a dúvida de Fernando

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

13 Respostas

Ordenado por:
Katia Bandeira

MELHOR RESPOSTA

Katia Bandeira Vitória

respondeu 1 ano atrás

Fernando

Vale muito a pena! Como o André respondeu, Ouro Preto - Minas Gerais  é um museu a céu aberto. Num final de semana você visita os principais pontos turísticos. Mas terá muita vontade de ficar mais dias. 

Não deixe de visitar:

Museu da Inconfidência

Igreja São Francisco de Assis

Igreja Santa Efigênia (que fica no alto de uma ladeira que vc chega lá em cima sem pecado nenhum)

Igreja do Carmo

Museu do Oratório

Matriz Nossa Senhora do Pilar (a segunda mais rica do Brasil)

Museu casa dos contos 

Alguma Mina (eu indico a Santa Rita, perto da Efigênia, não pela mina, mas pelo excelente guia que lá trabalha, o  Jefferson, um livro vivo)

A noite na rua direita, com seus incontáveis bares e restaurantes

Museu casa dos inconfidentes (onde aconteciam as reuniões dos inconfidentes)

Lugares mencionados
  1. Ouro Preto - Minas Gerais , , Brasil
André Monteiro

André Monteiro Itajubá

respondeu 1 ano atrás

Bom pra começar Ouro Preto é uma cidade rica em historia tanto para Minas Gerais quanto pro Brasil. Berço da Inconfidência Mineira, um dos principais acontecimentos na historia de minas e quase separo Minas Gerais do Resto do Pais, teve profunda repercussão na historia, existe vários museus que tratam isso, muitos interessante de visitar e conhecer mais afundo sobre esse acontecimento. Tem também as igrejas com excelente esculturas e pinturas com famosos arquitetos e pintores como aleijadinho, basicamente a cidade é um museu a céu aberto, para qualquer lugar que você vá, existe uma casa contando a historia de alguém que teve influencia na historia de minas e do pais. A cidade mantem toda sua arquitetura colonial desde sua fundação o que é muito bonito, as feiras ao ar livre também chamam muito atenção com o artesanato, Colecionadores de pedras e afins também adora o lugar já que a cidade teve inicio como atividade mineradora, então e muito fácil achar vários tipos de minerais por lá, eu particularmente gosto do museu de mineralogia. 
A viagem de Maria fumaça também e um atrativo da cidade e vale um excelente passeio entre Ouro Preto e Mariana. E claro alguns passeios a locais naturais como cachoeiras e minas a Mina Velha e um local em legal de visitar.

Mayara Castro

Mayara Castro Belo Horizonte

respondeu 1 ano atrás

Oi, Fernando! Tudo bem?


Bem, como sou de BH e meu irmão atualmente estuda e mora em Ouro Preto, eu passo boa parte do meu ano lá.
Acho que a cidade se divide entre Atrações Turísticas e a cultura local de Cidade Universitária. Até pouco tempo atrás, Ouro Preto era a cidade com o maior número de repúblicas no mundo e essa característica afeta diretamente o dia-a-dia na cidade. Acho que Ouro Preto, durante o dia, tem uma atmosfera bem turística devido às igrejas, minas, museus, feiras e restaurantes e ainda diversas cachoeiras. A noite, a cidade ganha um ar mais jovem, com inúmeras festas nas repúblicas, shows nas praças e gapões e em restaurantes.

Eu costumo brincar que o ar de Ouro Preto é diferente de qualquer outro lugar. A cidade te cativa em vários aspectos. É um lugar extremamente acolhedor, com a cultura do interior de Minas Gerais ainda bem enraizada. O clima é delicioso, geralmente faz calor durante o dia e frio pela noite. A arquitetura é muito rica.

Caso vá durante a semana, não aconselho ir na Segunda-Feira, pois boa parte das atrações (museus e igrejas) ficam fechadas para visita. 

Prepare-se para subir e descer muitas ladeiras.

Um abraço.

Natalia Barreto

Natalia Barreto Uberlândia

respondeu 1 ano atrás

Oi Fernando!

Então, acho que depende do tipo de passeio que tu curte! Como o pessoal falou, é uma cidade histórica! Com uma arquitetura rica e cheia de historia pra cada canto que se olha.

Da pra fazer passeios tb mais voltados a natureza e tal, mas se for essa a intenção, minas tem outras cidades que eu acho que valeriam mais a pena conhecer.

Ricardo Salvato

Ricardo Salvato

respondeu 1 ano atrás

Vale muito a pena! se prepare para comer muitoo. A culinária é deliciosa. A atmosfera do local te leva a relaxar e descansar. A hospedagem também é otima, em antigos casarões, com enormes janelas de madeira. Terá boas noites de sono! Não deixe de ir de trem até a cidade de Mariana. Abcos

Lívia Nogueira

Lívia Nogueira Cuzco

respondeu 1 ano atrás

Concordo com tudo que os outros viajantes disseram.

Uma recomendação: um BOM tênis. Prepare-se para subir e descer ladeiras. Pra todo lugar que você vai tem que subir ou descer uma ladeira. Por isso o calçado é suuuper importante.

Super recomendo conhecer!

Neviton Junior

Neviton Junior Feira de Santana

respondeu 1 ano atrás

Eugenia Jesus

Eugenia Jesus

respondeu 1 ano atrás

Ouro Preto é uma cidade muito bonita so que eu estive la no carnaval de 2014 e como não curto carnaval não fiquei mais que umas 2 horas dentro da cidade, estava muito  tumultuada, mas visitei a cachoeira das Andorinhas e adorei estar ali naquele local, é lindo. Depois fui nas cidades visinhas que tambem vale muito a pena visitar...voltarei. 

Babya Monique

Babya Monique São Gonçalo

respondeu 1 ano atrás

Ouro Preto 
O que eu achei mais especial é a Estação Ferroviária porque o passeio de Maria Fumaça é lindo devido a vegetação e a cachoeira lindíssimos com uma vista perfeita e a acabará lá em Mariana. Há outros lugares, como o Museu da Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, Museu Alejadinho Paróquia Nossa Senhora da Conceição e as famosas igrejas católicas  Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Lugares mencionados
  1. Ouro Preto , MG BR
Cassio Coelho

Cassio Coelho Governador Valadares

respondeu 10 meses atrás

'Pico Itacolomi ! Um dos melhores lugares. Sem falar nas cachoeiras ao redor ;)

Lugares mencionados
  1. Pico Itacolomi , Mariana MG
Neviton Junior

Neviton Junior Feira de Santana

respondeu 1 ano atrás

Fernando, tbm compartilho do seu interesse sobre a cidade, minha próxima viagem será pra lá, pretendo conhecer as principais cidades da região A sua pergunta complementa a minha e já tem excelentes respostas com dicas preciosas. Se eu me inteirar de algo mais, te repasso.

Celso  Lobo

Celso  Lobo Belo Horizonte

respondeu 3 meses atrás

O pessoal já respondeu super bem. Só mais uma dica:

Não deixe de comer a coxinha do Satélite! Reza a lenda que é a melhor do mundo, e, caso você NÃO encontre um osso de frango dentro, ganha um fusca cheio de cerveja! HAHAHAHA 

Ahhhh, na rua direita, também, tem umas cervejinhas artesanais que valem a parada.

Boa trip!

Vania Maria Rosa Duarte Duarte

Vania Maria Rosa Duarte Duarte Uberlândia

respondeu 3 meses atrás

Ola, Fernando, eu viajei para Mariana, e Ouro Preto, e sinceramente, não gostei de nada, o  mais se tem para fazer lá, é visitar Igrejas, eles não permitem nem que tirem fotos dentro das igrejas. A unica viagem que fiz e achei que não valeu a pena, vím embora bem antes do tempo previsto, foi um gasto desnecessario com Hotel... Esta é minha opinião, pode se que você goste...

Responda a dúvida de Fernando

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.