Felipe Levier

 Viagens Românticas   Espírito Santo

O que tem de legal no Estado do Espírito Santo?

Amigos do Dubbi,
Em todos os Estados brasileiros temos passeios e paisagens lindas. Contudo, poucas pessoas falam sobre Espírito Santo.
Alguém conhece algum lugar bonito de lá? Vale a pena visitar alguma região do Estado?

Estou pensando em ir com minha esposa. Como eu mesmo monto meu roteiro, eu posso escolher qualquer região.

Obrigado!

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Felipe

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

9 Respostas

Ordenado por:
Rodrigo Sol Demunno

MELHOR RESPOSTA

Rodrigo Sol Demunno Porto Seguro

respondeu 8 meses atrás

Olá Felipe! O Espírito Santo infelizmente é pouco divulgado. Mas tem sim muita coisa boa lá. Único Estado que tem praia e montanha distante apenas 1 hora um do outro. Recomendo Guarapari, boas e bonitas praias, bem como Meaípe. Estão mais ao Sul. Ao Norte, recomendo Itaúnas, parque com dunas, distrito de Conceição da Barra. O céu estrelado é barbaro, bem como o strogonoff de camarão. Chegando lá, é só perguntar onde faz o melhor strogonoff de camarão e irão te indicar. Se gosta de um forró pé de serra para dançar com a patroa, então você vai passar a madrugada dançando. Já se queres ir para as Montanhas, recomendo Domingos Martins e aproveite conheça a Pedra Azul. Santa Leopoldina também é uma boa pedida. Em termos de região metropolitana, vale a pena conhecer as praias de Vila Velha. Ah, não esqueça de provar a Moqueca Capixaba - MARAVILHOSA. Espero ter ajudado. Abraço!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta

respondeu 9 meses atrás

O bom do ES é que você pode tomar um café da manhã na beira da praia e almoçar vendo as belezas dos parques naturais e dormir no friozinho da montanha.

Para quem vem do Sul, uma dica é subir pela região litoranea até a famosa cidade de Guarapari, com suas águas geladas mas transparentes. Com uma parada pelo caminho na Cidade de Anchieta para visitar o Santuário Nacional de José de Anchieta. Voltando a cidade de Guarapari lá é um otimo lugar para fazer passeio de escuna ou pegar a serra indo para a localidade de Buenos Aires (com cachoeiras e trilhas super bacanas). 

A cidade de Vitória é repleta de parques otimos para pequenas caminhadas e visuais de tirar o folego, como: parque da fonte grande, parque da gruta da onça, parque da pedra da cebola; vale a pena almoçar no bairro chamado Ilha das Caieiras. Em Vila Velha o passeio é ao Convento da Penha e ao Morro do Moreno.

Sugiro ir para a BR 262, e conhecer as montanhas, em Domingos Martins, Pedra Azul, Marechal Floriano, Matilde (todos esses lugares é possivel visitar cachoeiras e dormir num clima mais fresquinho)

Em Venda Nova, o agroturismo é o ponto alto das casas, sitios e fazendas que são especializadas em receber o turista.

Em Castelo, vale a pena ir na época do Corpus Christi e ver os tapetes artesanais que tomam as ruas da cidade, nas localidades é possivel visitar a Gruta do Limoeiro (com visita guiada) e a Rampa do Uba (procurar em Castelo  o Taquaral e fazer um voo de parapente nessa que é uma das melhores rampas do Brasil)

Se você vem do Norte, a sugestão é ir para Itaunas (com suas dunas e seu forró, com uma vila super acolhedora). Visitar o sitio histórico de São Mateus e ir para Pancas (indico o sitio Cantinho do Céu, um passeio a Pedra do Camelo -grau de dificuldade alto- e a rampa de voo livre. Pancas também é conhecido por ter boas vias de escalada, eu que não escalo fico apenas observando voo dos tucanos e os macacos buggios.

De lá e ainda na região de montanhas vale a pena visitar Santa Teresa, produtora de vinhos artesanais, biscoitos caseiros, indico o restaurante Fabricio's, a cachoeira do Country Club, um café em Trentino Cafés Especiais.

Não vou conseguir escrever mais!

Se tiver mais dúvidas ou quiser mais sugestões especificas posso te mandar depois, faço parte de um grupo de caminhada então sabemos muitas coisas sobre lugares para acampar também.

Herica Lima

Herica Lima

respondeu 10 meses atrás

Gostei demais!A cidade mistura o ar de cidade grande,mas com aspectos iterioranos.Não deixe de ir no convento da Penha(vista linda).Ilha do Boi também é maravilhosa(nem parece que você está numa capital) e se puder,dê uma esticada na serra .Se gostar de moqueca,não deixe de ir no restaurante o pirão.A moqueca é nota 10.

Herica Lima

Herica Lima

respondeu 10 meses atrás

Olá  Felipe! Estive no Espírito  Santo há  8 meses atrás. Consegui  contrataR a executivé  transporte car(olhe no facebook).Ele fez city tour por Vitória  e nos levou a região  de serra do estado (Domingos Martins  e Pedra azul).Também  faz outros passeios,tais como Vila Velha ,praia de Camburi. 

Celso  Lobo

Celso  Lobo Belo Horizonte

respondeu 4 meses atrás

Lugares mencionados
  1. Dunas de Itaúnas , Conceição da Barra ES BR
Vivi Flores

Vivi Flores Vitória

respondeu 4 meses atrás

Bom dia.

Sugiro vc ir na cidade de Vila Velha (próximo a Vitória) e conhecer o Convento da Penha, porque além da beleza do convento em si tem uma vista linda das cidades de Vitória e Vila Velha.

Em Vitória recomendo vc conhecer as paneleiras em Goiabeiras, conhecer como elas produzem as tradicionais panelas de barro. 

Há o Projeto Tamar na Enseada do Suá (Vitória), próximo a praça do papa, mas vale mais pelo visual do mirante que tem lá, não há muitas tartarugas no local rsrs

Se vc gosta de fazer trilha tem o Parque Gruta da Onça (centro de Vitória) que foi reformado recentemente e que é muito bonito, bem cuidado, seguro, com estrutura e guias no local. Tem tb o Morro do Moreno em Vila Velha.

O Palácio Anchieta é um dos mais conservados e bonitos e tem visitação e exposições no local. Faz parte do circuito histórico no centro de Vitória (pesquisa sobre o Projeto Visitar no google e na página da prefeitura).

A praia de Camburi tem um visual bonito e é legal para se fazer caminhadas ou pedalar nas ciclovias (tem bicicletas para alugar no local), mas não aconselho nadar por não ser muito limpa. Para entrar no mar indico as praias de Vila Velha, bem mais limpas.

Para sair a noite indico a Rua da Lama (esse é o nome popular, o nome correto é Anísio Fernandes Coelho) no bairro Jardim da Penha. Tem bastante movimento de jovens e paquera. Se vc preferir um local mais tranquilo para família, o "triangulo" nas proximidades da rua João da Cruz no bairro Praia do Canto é interessante, assim como nas proximidades do supermercado Perim no bairro Mata da Praia (a hamburgueria argentina Baroluco é perfeita).  

Se vc gosta de música os barzinhos na rua Gama Rosa (Centro da cidade) são ótimos. O Casa de Bamba toca samba, o Grappino rock e o Doca geralmente rock ou jazz. Só procurar a programação na página do facebook deles. Os três ficam próximos um do outro.

Lembrando que você precisa comer a moqueca capixaba. Sugiro o Quiosque do Alemão na Curva da Jurema ou Ilha do Caranguejo em Jardim Camburi. O Papaguth no Hortomercado (bairro Enseada do Suá) tb é bem elogiado e a vista lá é linda.

Fora da Região Metropolitana da Grande Vitória, tem a região Serrana do Estado, com clima mais frio e colonização e tradição européia. As cidades mais bonitas para conhecer são Domingos e Pedra Azul (Pedra Azul na verdade é um distrito de Domingos Martins). Tem a rota do Lagarto (http://www.guiaeturismo.com/2012/08/rota-do-lagarto-domingos-martinses.html) que segue até Fjordland (http://www.fjordland.com.br/).  Vale a pena.

Próximo a Pedra Azul tem a cidade de Venda Nova do Imigrante, com circuito de agroturismo, onde as famílias abrem as suas casas para receber o turista e oferecer seus produtos. Em outubro ocorre a tradicional Festa da Polenta, um evento tradicional de cultura italiana. Seguindo pela BR tem a cidade de Castelo com a Gruta do Limoeiro, muito interessante pela história, bem conservada, boa estrutura, com local para estacionar, local para alimentação e guias que dominam a história do local (bom ir de roupa confortável, tênis e bolsa pequena) - http://www.castelo.es.gov.br/site/turismo/pontos_turisticos_gruta_limoeiro.asp

Se vc gosta de praia e forró sugiro ir em Itaúnas, com dunas e vários eventos de forró (procura no google a melhor época para ir, quando ocorrem as festividades).

Espero ter ajudado.

Boa viagem

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 4 meses atrás

FElipe

Realmente é uma região pouco divulgada no sudeste o que acontece com aracaju no nordeste, mas ambas tem produtos turisticos de qualidade que vale a visita.

Sorte dos que vão e aproveitam antes das invasões futuras do turismo de massa.

Otimas dicas foram dadas, mas vou lhe dar outra.

- http://www.guiaeturismo.com/2012/11/trem-nas-montanhas-do-espirito-santo.html

Não consegui abrir o site do Serra verde, mas é a empresa que cuida do passeio de trem na região.

Além do trem, a região serrana, é composta por cidades de colonização europeia,e com isso, tras um pouco das suas caracteristicas de origem na formação estrutural da cidade.

Cidade de  Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, são clonias de Italianos e alemães na sua base maior, e que tem as suas festas e tradições, similares aos seu irmão da região sul do brasil (serras gauchas).

- http://www.es.gov.br/EspiritoSanto/paginas/regiao_serrana.aspx

Fica a dica.

Fernando

Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 4 meses atrás

Vania Maria Rosa Duarte Duarte

Vania Maria Rosa Duarte Duarte Uberlândia

respondeu 4 meses atrás

Ola Felipe, sempre vale a pena, viajar é sempre um aprendizado a mais. A Vivi Flores respondeu tudo, nos minimos detalhes. Faça as malas e boa viagem.

Responda a dúvida de Felipe

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.