Mochilão   Peru, Chile

Mochilão Peru e Chile: Roupas de Frio? Saco de Dormir?

Boa tarde!
Como já disse em várias perguntas eu e meu marido iremos fazer um mochilão pelo Peru e Chile em Julho (Lago Titicaca, Machu Picchu, Deserto de Atacama, Salar de Uyuni, Farellones....) e estou com dúvidas em relação às roupas de frio que devo comprar, se levo ou não saco de dormir...
Li que devo levar segunda pele, fleece e anorak, estas três camadas de roupas, mas estou em dúvida em relação a marcas e modelos, principalmente do anorak. Qual vocês sugerem?
Li também outras pessoas dizendo para comprar também um casaco de pluma de ganso, e que este seria melhor deixar para comprar lá (Peru), Vale a pena comprar?
As roupas para esquiar acho que seria melhor alugar, é isso mesmo?
E sobre o saco de dormir, acho que seria interessante comprar, pensando nos abrigos que ficarei na Ilha de Amantani, Salar de Uyuni, e para as viagens de ônibus à noite, que serão muitas, qual vocês sugerem? Existe algum que me proteja do frio, não seja muito caro, seja leve e não ocupe muito espaço? Ou acham que não vale a pena o investimento?
Muito obrigada!!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Cristiane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Ro  Ludwig

MELHOR RESPOSTA

Ro  Ludwig Cuzco

respondeu 1 ano atrás

oi Crisitane, como vou fazer um mochilao, pesquisei bastante sobre roupas, acabei comprando varias coisas em uma loja aqui de floripa que tem um site pra venda,http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher?order=rank_sort&

ja testei algumas peças em temperaturas baixas, considerei o casaco de pluma de ganso indispensavel.A anorak costuma ser mais pesado e volumoso, por isso é interessante levar tambem um corta vento, que é um casacobem fino, cabe em qualquer bolsa e é muito util. 

Na pagina acima tambem tem os produtos divididos por camada. Alem das roupas nao esqueça de meias especificas para esta temperatura,  de preferencia sem costuras, e algo que aqueça bem a cabeça pois a maior parte do calor do corpo é perdido pelas extremidades, cabeça, pes e maos, por isso se essas regioes nao estiverem bem protegidas mesmo com muita roupa voce vai sentir frio.

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira SÃO PAULO

respondeu 1 ano atrás

Boa Tarde Cristiane,

Eu fiz uma viagem parecida com a sua, só que durante o verão, em Janeiro.

Com certeza existem algumas particularidades de fazer essa viagem no inverno, mas posso compartilhar algumas experiências contigo.

Daquilo que você listou, eu sai daqui do Brasil com algumas coisas já compradas:

Segunda Pele; Saco de Dormir; Fleece

Roupas de inverno aqui no Brasil são muito caras e não necessariamente são apropriadas para o frio que você vai pegar. Mesmo viajando no verão, por questão da altitude e umidade, eu cheguei a pegar temperatura de -7 ºC. Os preços e variedades para roupas de frio são melhores lá, mas caso queira comprar lá, pesquise se a primeira cidade da sua viagem será um bom lugar para fazer compras.

As roupas para esquiar acho que seria melhor alugar, é isso mesmo? - Com certeza alugar! Roupas para neve são muito caras e dificilmente você irá utilizá-las com tanta frequência que vá valer o investimento.

Sobre saco de dormir, pesquise a temperatura que você irá enfrentar nesses lugares. Sacos de dormir possuem marcação de temperatura. Essa temperatura é aquela que o saco suporta em condições ideais, considerando que você irá dormir sem outro tipo de aquecimento dentro dele. Caso você pense em dormir em algum acampamento, seria interessante você considerar um Isolante térmico - O custo é baixo e ele aumenta demais a performance do Saco de dormir.

Espero ter te ajudado.

Edinilson Souza

Edinilson Souza

respondeu 1 ano atrás

Boa noite Cristiane!

Estive em dezembro em alguns lugares que você irá e vou comentar a minha experiência.No salar de Uyuni, saindo de San pedro do Atacama, a primeira noite é a mais fria(-3) e a segunda é mais tranquilo e por isso pegamos junto com a agência sacos de dormir que você pode alugar ou negociar junto com preço do pacote.Nos alojamentos eles fornecem boas cobertas e você não vai passar frio.

No Atacama o lugar mais frio é no Geisers del tatio que pegamos -10 as 06hs da manhã e aconselho que vá muito bem agasalhada, pois para nós brasileiros é de congelar e vai com certeza estragar o teu passeio.

Acho que não vale a pena você levar sacos de dormir, pois da muito volume e vai ser mais uma coisa para carregar e se precisar alugue ou compre lá mesmo.Leve um tênis confortavel, uma jaqueta que não passe vento e compre algumas peças de roupas termicas para usar como segunda pele e que ocupam pouco espaço na bagagem.Os preços das roupas no Peru e no Chile não são baratas e aconselho que compre aqui no Brasil. 

Neviton Junior

Neviton Junior Feira de Santana

respondeu 1 ano atrás

Todo cuidado é pouco na precaução quanto a escolha do saco de dormir. O primeiro já foi respondido aqui, mas tem que ser repetido, qual a temperatura que vc enfrentará? Quantos graus? Existem produtos variados atendendo a diversas escalas  de suporte ao frio. Geralmente eles vêm com tres indicações de intervalo de temperatura que vai de conforto, tolerancia e extremo suportável. Se vc for a um lugar cuja temperatura seja de -5 graus e o seu saco de dormir tenha indixação  extremo de -1 grau, vc passsrá maus bocados podendo até complicar o seu passeio. Portanto observe atenta e cuidadosamente pra esse item. 

Outra detalhe é sobre o tipo. Prefira o tipo sarcofago. Esse tipo deixa os pés mais aquecdos. Observe tbm se pode transformar em saco de casal, a maioria possue essa característica, mas nunca se sabe.

Um fator importante, isolante térmico, não é opcial, é imprescindível.

Outro detalhe, todo saco de dormir destinados a suportar menores temperaturas são maiores, mais pesados e mais caros.

Boa escolha 

Heloisa Bolsoni

Heloisa Bolsoni Santo André

respondeu 1 ano atrás

Olá Cristiane. Fiz esta viagem de Cuzco ao Atacama em Setembro do ano passado. Compre uma segunda pele e leve leggins e roupas quentes.  Se tiver uma jaqueta corta vento é interessante levar, comprei uma bem barata na Bolívia e indico comprar quando chegar em La Paz pois é bem barata lá.  Em Cuzco os dias eram quentes mas ventava bastante e a noite a temperatura cai então nada que uma segunda pele e uma leggin não resolva.  O pior para mim foi a segunda noite no Salar que pegamos -6.  Mas tinham muitas cobertas então sobrevivemos rs. No Atacama procure a agência Ayllu e fale com a Flavia essa é minha melhor dica ;). Aproveite!

Kassiana Germani

Kassiana Germani

respondeu 1 ano atrás

Oi Cristiane!

Estive em San Pedro do Atacama e Salar do Uyuni no fim do ano passado, e ja peguei muito frio, então aposte na segunda pele! Mas como é frio e muito seco, vc não sua! e principalemente no tour do salar do uyuni desapegue do banho! mesmo porque tem lugar que não tem! leve muitos lenços umidecidos! um gorro de lâ e uma pachimina (que pode te proteger do sol tambem)!

Se vc não puder levar o saco de dormir, leve um lençol, pelo menos pra forrar o lugar onde vc vai dormir. No tour do uyuni, tem camas boas com muitos cobertores, mas não se sabe quem dormiu la e se eles trocam a roupa de cama! e já que é dificil de dormir (por causa da altitude) de um passeio a noite na Laguna Colororada.... vc vai ver o ceu mais lindo da sua vida! se proteja bem do frio e leve uma camera fotográfica!

Não foi bem o que vc perguntou, mas espero ter ajudado de alguma forma!

beijos

Responda a dúvida de Cristiane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.