Mallê

Mochilão no Jalapão

- Roteiro: Saindo de Belo Horizonte/MG, sem trajeto definido.
- Estilo de Viagem: Mochilão Roots
- Budget: R$ 0,00
- Acompanhantes: Um amigo
- Duração: 20 dias (aproximadamente)
- Época/ Estação do Ano: Julho/2016 - Inverno

Sairei de BH rumo ao Tocantins, para visitar o Parque Estadual do Jalapão, porém sem um roteiro de cidades até chegar lá. Todo o trajeto será feito de carona.

Gostaria de saber:
- É possível acessar o Parque sem guia?
- As atrações são pagas?
- Alguém já foi a pé/carona?
- Como são as temperaturas nessa época do ano?

Toda dica sobre o Jalapão é bem vinda!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Mallê

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Boa tarde Mallê,

É possível sim ir sem guia, porém, você precisa estar ciente do local.. ou com mapa que pode ser facilmente fornecido pelas pousadas, ou com celular alguma coisa assim, mas já saiba que é certo que não vai ter sinal nem nada.. além de que, é bem complicado andar pelo território, geralmente apenas carros 4x4 e jipes costumam fazer os percurssos.

Não fui ainda, estou passando as informações que tenho no meu planejamento para ir um dia, não ouvi relatos de alguém que tenha pego carona, muito menos a pé, acredito que principalmente pelo fato que citei de agruparem pessoas para fazer os passeios de jipes, 4x4 e tudo mais.. acredito que mesmo por conta, seja dificil pelo díficil acesso!

A dica que eu dou e que já li muito, se quer fazer por conta própria vai precisar de um roteiro bem elaborado, um GPS bom que tenha sinal no meio do nada pra se localizar em vários cantos onde nem placa existe, mas mesmo assim, acredito que não seja uma boa contar com caronas por lá, afinal, as agências de turismo ganham desta forma, fornecendo os passeios e fazendo os trajetos, além de que você vai ter que ter muita disposição porque a a densidade demográfica é de 1 habitante por km²..

Em Julho quase não chove e o céu estará azulzíssimo, pelo menos até as queimadas do Cerrado começarem, mas acontece apenas em meados de Setembro).. lá é um lugar visitável em qualquer época do ano!

Além disso, de uma olhada no link abaixo, onde existem algumas dicas para quem quer ir ao Jalapão por conta própria, mas uma delas é "reserve o carro com antecedência" :

http://acrosstheuniverse.blog.br/22-dicas-para-quem-vai-ao-jalapao-por-conta-propria/

Espero ter ajudado.

Boa sorte =)

Luis Gustavo Dias

Luis Gustavo Dias São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Mallê, boa tarde.

O Parque Estadual do Jalapão é a região mais inóspita do país. A densidade demográfica é próxima de 1 pessoa por km².

Na expedição que fiz, viajámos de jipe e ficávamos até 1 hora sem encontrar outro veículo ou qualquer sinal de habitação.

A região é de quase deserto, o que, em uma viagem a pé, é extremamente desgastante.

Os pontos turísticos são muito distantes e, em regra, cobram-se valores baixos para acesso (cinco reais por fervedouro). 

Acho extremamente arriscado viajar por aquela região dependendo apenas de caminhada e caronas.

As cidades da região (Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins) são muito distantes entre si e as estradas são ruins e não contam com o mínimo de sinalização.

Salvo se você conhecer técnicas de sobrevivência e contar com um GPS muito bom, não recomendo viajar por aquela região sem o acompanhamento de um guia qualificado.

Abs.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.