Gastronomia, Aventura, Arte Música e Cultura, Mochilão, Hospedagens   Chile, Peru, Bolívia

Mochilão de 6+ meses - ajuda com roteiro

Oi pessoal!

Eu e meu namorado estamos embarcando para um mochilão de 6 meses ou mais, começando no final de maio. Nosso estilo de viajar é slow travel, ou seja, curtimos ter a experiência do local, com os locais, passando mais tempo em cada lugar..

Pensamos em dividir a estadia em cada país entre 3/4 cidades diferentes, ou seja, ficar de 2 a 3 semanas em cada cidade, OU, 1 mês em cada, ficando somente em 2 cidades - fazendo os passeios da região a partir destas cidades.

Teremos 8 semanas no Chile, 10 semanas no Peru, e na Bolívia ainda não decidimos a data de saída, mas não pretendemos ficar mais do que 6 semanas por lá.

Que cidades valem a pena passar mais tempo?

No Chile acredito que teremos que escolher entre ir para região central e sul OU central e norte, pois o transporte é mais caro e/ou muito demorado no caso de bus. O que recomendam, considerando que será inverno? Norte ou Sul do Chile? Não temos problema com temperaturas de até -10, mas é importante poder conhecer os lugares e ver lindas paisagens sem ficar preso por mal clima =)

Pensamos em combinar a hospedagem entre alugar apartamento e fazer work exchange.
Alguém conhece um site de house sitting na América Latina? Seria o melhor dos mundos fazer house sitting! O budget tem que ser mais econômico devido a duração..

Pensamos em algo assim:
Chile: (21 de maio a 17 de julho)
Santiago - 2 semanas
San Pedro de Atacama - 2 semanas
Alguma cidade no caminho de volta - 2 semanas OU Região central/Santiago - 4 semanas
OU se conseguirmos promoção de passagens, ir do Atacama para o Sul, região dos lagos, passar 2 semanas e voltar a Santiago/Valparaíso por mais 2 semanas.

Peru: (17 de julho a 2 de Outubro +/-)
Lima - 1 semana
Trujillo- 1 semana
Lima - 2 dias
Cusco - 4-5 semanas (queremos ter uma experiência local de mais tempo aqui)
Arequipa - 2 semanas
Aqui ainda não decidimos, se vamos para Puno desde Arequipa e cruzar para a Bolívia pelo Lago Titicaca, ou se voltamos até Lima e pegamos o vôo (que ja temos comprado) para La Paz e em seguida fazer o Lago Titicaca pela Bolívia.. Os vôos foram uma barganha então não nos importamos de perder se for o melhor caminho (+ rápido e + barato do que voltar ate Lima)

Bolívia - +/-2 de Outubro em diante
Digamos que a gente cruze pelo Lago Titicaca:
Puno/Copacabana - 1 semana (será que é muito tempo?qual cidade é melhor para se hospedar?)
La Paz e/ou Cochabamba - 2-3 semanas
Sucre - 3 semanas (visitando Potosí e Uyuni)
Santa Cruz de la Sierra - 1 semana máximo (mais para pegar um vôo de saída)

Depois disso, para onde o vento nos levar...possivelmente Equador (onde já morei) and so on..

E ai, sugestões para aprimorar esse roteiro?
Sugestões de hospedagem em conta nesses lugares? (lugares que alguém fez work exchange ou house sitting, apartamentos para alugar a bom preço, etc)

Agradeço desde já!
=D

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Fernanda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Bruna Alquete

Bruna Alquete Recife - Pernambuco/Brasil

respondeu 7 meses atrás

Fernanda, que experiência incrível! São muitos lugares!

Vou poder te ajudar com apenas alguns deles.

No Chile já fui pra Santiago, Vinã del Mar e Valparaíso. Achei bom o tempo destinado para Santiago. Em 2 semanas vai dar pra conhecer bastante a cidade e fazer bate-volta nas localidades próximas.

Quanto ao Peru, já que vc terá mais tempo lá, colocaria mais 1 ou 2 dias para Lima. É uma cidade interessante e surpreendente. Tem bastante coisa pra fazer lá. Eu tirei um dia para conhecer a cidade de bicicleta e por coincidencia foi bem no dia que eles comemoram a independencia (28 de julho) e aí a cidade tava bem tranquila. O bairro de Miraflores é bem charmosinho. Vc tb pode andar pela orla; conhecer o museu a céu aberto Huaca Pucllana ; fazer um tour gastronômico por lá (a culinária é deliciosa e tida como uma das melhores do mundo).

Quanto à Arequipa, a cidade é linda e encantadora! Passei só dois dias lá e me apaixonei. Acho que 1 semana e meia lá, para o estilo de viagem de vcs, é o suficiente.

Quando fiz a viagem em 2015 (passei 13 dias no Peru), saí de Cusco para Copacabana de ônibus. Foi uma viagem bem cansativa,porém, atravessar a fronteira à pé é uma experiência interessante. Vc já deve ter escutado os relatos. Na fronteira, temos que descer do ônibus, passar pela alfândega e só aí voltar para o bus pra seguir viagem. Achei interessante justamente por ser diferente isso. Enquanto os outros passageiros terminavam os trâmites pela alfândega, eu e meu namorado ficamos observando o Titicaca; observamos tb uma Cholita comendo frango com a mão num recipiente de sorvete (o pessoal é bem humilde na fronteira); Muitas barraquinhas vendendo comidas na travessia; Vários lugares pra fazer câmbio (Se for do Peru para a Bolívia, não troque sua moeda em um lugar onde o ônibus para antes de chegar na fronteira - o câmbio é mais caro nesse local).

Pra finalizar, não curti Copacabana. Muita gente acha a cidade linda e eu achei feia. Linda mesmo é a Isla del Sol e aí recomendo vc passar uns 3 dias lá. Eu passei 24h. Dormi na ilha. Como as coisas lá são bem rústicas, no local que eu fiquei, a "Casa de la Luna", não tinha aquecedor. Era um frio desgraçado à noite. Mas a vista era incrível. E a comida, uma delícia (comi uma truta no almoço, uma das melhores comidas da minha trip).

Ah, da Ilha do Sol segui pra Arequipa de ônibus. Ou seja, atravessar fronteira novamente, né? Fiquei praticamente expert nisso. Aconselho vc a pegar aqueles leitos que vc vai quase deitado. A viagem fica mais confortável. De Cusco para Copacabana compramos um desse. Mas de Copacabana pra Arequipa acabou que tivemos que comprar em cima da hora e não conseguimos...chegamos um pouco quebradinhos na cidade.

Mas é isso. Precisando de mais algum dica é só falar.

Lugares mencionados
  1. Huaca Pucllana , Lima PE

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.