Mochilão Argentina/Chile/Bolívia/Peru

Boa Tarde Galera....como o ano de 2015 já ta cheio, estou me organizando para no ano que vem, por volta de março/2016 fazer um mochilão de 30 dias pelas Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Pretendo fazer uma viagem bem econômica na medida do possível pernoitando em acampamentos e quando possível fazendo a própria refeição.

Inicialmente pensei no seguinte roteiro:

- Ushuaia(2 dias)
- Torres del Paine(6 dias)
- El Calafate (3 dias)
- El Chatén (3 dias)
- Deserto do Atacama(5 dias)
- Uyuni(5 dias)
- Machu Picchu (6 dias)

Queria saber se esta opção seria o melhor roteiro a ser feito, devido as passagem aéreas ou se seria mais interessante começar por Machu Picchu e ir descendo.

Referente a quantidade de dias, seria melhor eu aumentar a quantidade em algum local e deixar de conhecer algum outro?

Sobre a estação do ano, seria o período mais ideal para conhecer estes lugares?

Como já tenho bastante experiência na utilização de GPS, alguém sabe informar se nas trilhas por Torres Del Paine, El Calafate e El Chatén. Existe a possibilidade de ser fazer apenas com o tracklog e gps, sem a necessidade de guia local? as agências que pesquisei, achei muito caro mesmo.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Paulo Carriço

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Fernanda Avila

MELHOR RESPOSTA

Fernanda Avila São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Paulo, como vai? 

Eu já morei no Peru (por isso meu blog se chama Do Peru ao Pará, rs) portanto vou me limitar a responder as perguntas sobre esse país, até porque já te responderam sobre os outros. 

De fato fevereiro é estação chuvosa no Peru, mas é um pouco mais quente, porque em julho é seco, mas é bem mais frio. Eu fui pra Machu Piccgu mais de uma vez e posso te dizer com propriedade que na época chuvosa, emobra tenho o risco de chiover (claro, rs) é muito mais bonito porque está tudo verdinho. Além disso, as chuvas são chuvas de verão (lá é verão nessa época como aqui) e passam rápido, então é só esperar passar e tá tudo certo. Nas duas vezes que estive em Machu Picchu em janeiro a chuva não foi um problema pra mim. 

Quanto ao tempo, se você pretende fazer a trilha inca, seis dias está de bom tamanho. Você chega em Cuzco e não faz nada no primeiro dia, conhece um pouco da cidade só e descansa (muito cuidado com o mal de altura, falo porque já quase morri por causa dele, serio mesmo, pode matar, quando chegar na altitude, no primeiro dia, não faça muitas atividades, descanse e com a comidas leves). No segundo dia você passeia por Cuzco e conhece as rupínas que têm lá perto (conheça antes de ir pra Machu Picchu porque se você conhecer depois vai perder a graça). No terceiro dia você pega começa a trilha inca e vai chegar em Machu Picchu no sexto dia pela manhã, ai no final desse sexto dia pega o trem de volta pra Machu Picchu e chega em Cuzco a noite. Ai sai de Cuzco no dia seguinte de manhâ (não têm voo saindo de Cuzco a noite porque existe um fenomeno chamado vento de cola que impedem os aviões de cruzar a cordilheira depois das 3 da tarde). 

Agora se você não pretende fazer a trilha Inca e quiser ir de trem para Machu Picchu, ai 6 dias é muita coisa. Nesse caso dá pra ficar menos dias lá e passar pro Puno também e ver o Lago Titicaca que vale muito a pena.

Espero ter ajudado! E se puder conheça meu blog! 

Beijos 

Marcella Albo

Marcella Albo Brasília

respondeu 1 ano atrás

Olá, Paulo!

Já fui em alguns lugares que você deseja conhecer e posso complementar algumas dicas!

Ushuaia  é super legal! Se você quer ver os pinguins precisa ir no verão, que é quando eles estão lá. Fui em maio e eles já tinham ido embora... mas vale a pena o passeio pelo canal beagle, que você fecha com um agência lá mesmo. Tem o parque nacional que é bem bonito, você pode passar o dia la fazendo trilhas. Acho que aumentar a estadia em ushuaia seria uma boa opção :)

O caminho de ushuaia a El Calafate  por terra demora um dia inteiro e não há opção de ônibus de noite, pois se cruza a fronteira com o chile. Eu não cheguei a ir para torres del paine, mas me lembro que havia opções saindo de el calafate para lá. Tem a opção de fazer trekking em perito moreno, mas para isso precisa ir no inverno (fui em maio e já estava quase no final da temporada).

De El Calafate para El Chaltén é pertinho, creio que duas horas de ônibus. Eu me encantei com a cidade e as trilhas! Não é necessário guia lá, todos os caminhos são bem sinalizados, tem mapa, acampamento de apoio. É só chegar na cidade e sair caminhando! Acredito que ir quando está mais quente é melhor. Infelizmente não consegui ver o Fitz Roy devido ao mau tempo

bom, são essas as dicas que posso te dar! espero ter ajudado!

Lugares mencionados
  1. Ushuaia , , Terra do Fogo, Argentina
  2. El Calafate , , Santa Cruz, Argentina
  3. El Chaltén , , Santa Cruz, Argentina
  4. Fitz Roy ,
Caroline Yuassa

Caroline Yuassa São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi, Paulo!

Seu roteiro é sensacional! Um dia irei ao Uyuni e ao Atacama...

Concordo com nosso amigo Tiago: aumentaria alguns dias em Ushuaia; são muitos passeios legais, como a Pinguinera (dica: faça pela Piratour, a única agência que te leva, de fato, até os pinguins), Canal Beagle, Laguna Esmeralda, Lago Escondido... enfim, muita coisa pra ver! Eu passei 5 noites e não foi o suficiente!

Em El Calafate, você pode visitar não somente o Perito Moreno (glaciar mais famoso), como também o Upsala (liiiindo!) através de um passeio até a Estancia Cristina. Fizemos um tour até o Perito, que a agência (Patagonia Backpackers) chamava de alternativo, pois você faz um caminho diferente de ônibus até lá e faz uma trilha beirando o Lago Argentino. Lá, fiquei 3 noites e ficaria uma mais.

Para El Chaltén, depende o quanto vc gosta de andar! A cidade tem muitas trilhas e lá vc se vira sozinho. Ao contrário das cidades anteriores. Aproveite pra conhecer o Glaciar Viedma, onde vc pode fazer o ice trekking!

Quanto à época do ano, eu iria numa meia estação. No inverno, alguns passeios na Patagonia não acontecem por conta do tempo (e outros, justamente por ter neve, então, depende do que vc quer fazer); e mesmo no verão é frio pacas (estive lá agora em fevereiro). Ah e se bem lembro, o inverno é época de chuva no Peru. 

Espero ter ajudado aqui! Boa viagem!!!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Paulo, boa pedida esse teu roteiro!

Eu (ainda) não conheço todos estes destinos, mas sobre os que já tive a oportunidade faço os seguintes comentários:

* Eu saí da minha cidade de motorhome com destino a Ushuaia. Lá permaneci em camping por uns 3 dias, tempo suficiente para curtir a cidade. Acredito que somente dois dias pode ser um pouco apertado para desfrutar da cidade e suas atrações, visto que certamente você irá caminhar por ela, fazer o passeio de barco pelas ilhas e farol, apreciará o Trem do Fim do Mundo e tb terá a intenção de visitar a Baía Lapataia. Portanto, eu acrescentaria um dia a mais na Terra do Fogo;

* Penso que começar pelo extremo sul seja melhor, pois assim tu já vais te acostumando aos poucos com o calor ao subir até o destino mais ao norte. Mas isso fica a teu critério e disposição, claro;

* Torres Del Paine é um local realmente fantástico. Não tenho palavras para descrever o quão lindo é esse lugar. Talvez diminuiria para 5 dias, compensando o aumento de 1 em Ushuaia. Existem diversas trilhas no parque e a sinalização nele é muito boa, motivo pelo qual o GPS, na minha opinião, será prático para sua necessidade. Claro que um guia local pode te ajudar muito mais, tanto pelo fato de te dar informações precisas quanto pela segurança.

* Três dias em El Calafate está mais que suficiente, visto que esta é uma cidade pequena e sua principal atração é o Perito Moreno. Eu fiquei dois dias.

Bom, por enqto é isso que posso te ajudar, mas com certeza essa tua trip será fantástica. Aproveita todo esse momento de organização, pois ele será imortalizado: acredite! hehe

Espero ter ajudado!

Abraços,

Tiago

Gilvan  Teles

Gilvan  Teles Fortaleza

respondeu 1 ano atrás

Sua viagem será de avião ou carro?  A entrada de turistas às montanhas de Machu Picchu e Wayna Picchu, onde se encontra a antiga capital do império Inca, será fechada em abril/16 para manutenção, informou o Ministério de Cultura do Peru, então evite ir em abril, abraço!

Carol Tavares

Carol Tavares

respondeu 1 ano atrás

E aí Paulo, blz? Estou planejando quase o mesmo roteiro que vc justamente em março/16! Me add aí no whats pra trocarmos ideia! 84-9 91180904

Responda a dúvida de Paulo Carriço

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.