Mochilão   México, Colômbia

México ou Colômbia

Bom dia! Eu e meu marido estamos planejando um mochilão para o início do ano que vem, mas não conseguimos decidir se vamos para o México ou para a Colômbia. Inicialmente pensamos em viajar por uns 20 dias.
Alguém que já foi nos dois lugares poderia nos dizer de qual gostou mais? Quais os prós e contras de cada um? Tranquilidade, cultura, gastos....

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Cristiane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

17 Respostas

Ordenado por:
Beta Orrico

MELHOR RESPOSTA

Beta Orrico

respondeu 8 meses atrás

Olá,Não conheço o Mexico, então não conseguirei responder de fato a sua pergunta. Entretanto, passei 14 dias na Colombia em Janeiro ultimo e posso arfirmar que é um país encontador. Já planejo voltar ainda este ano.

A Colombia é um país acolhedor, organizado, barato e lindo. Vai desde turismo de aventura pelos Andes, cultura com seus museus de historia pré-colombiana até praias caribenhas.

Lia Granado

Lia Granado São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Nunca visitei a Colômbia, mas fui agora em janeiro e me apaixonei pelo México!!!!

Muita cultura, lugares históricos, museus bacanas, comida gostosa, preço bom e o povo muito hospitaleiro. Sai de lá com a certeza de que voltaria.

Fiz Cidade do México , Oaxaca , Palenque  e San Cristóbal de las Casas ! Para me deslocar entre as cidades usei uma cia muito boa chamada ADO.

Dei um pulinho na Guatemala para conhecer Tikal e amei!!! Uma cidade Maia deslumbrante. 

México é demais!!!!

Lugares mencionados
  1. Cidade do México , México D.F. D.F. MX
  2. Oaxaca , Oax. MX
  3. Palenque , Chis.
  4. San Cristóbal de las Casas , Chis.
  5. Guatemala , GT
Ana Beatriz Farias

Ana Beatriz Farias

respondeu 7 meses atrás

Oi Cristiane,

Então, já estive nos dois locais e foquei primordialmente em PRAIA.

No México, fui para Cancun e Tulum (Fiquei 7 dias no Total). Os dois lugares são uma delicia, sendo que Cancun tem uns passeios bem legais, parques e a rede hoteleira, cidade estruturada e boas baladas a noite.

Em Tulum já é mais rustico, mas achei um charme. Tem praias lindas, ruínas próximas as praias e os Cenotes (cavernas com rios subterrâneos) que são lindos!

Já na Colômbia, fui para Cartagena e San Andres (Fiquei 8 dias no Total).

Cartagena eu achei fofo, mas em dois dias você faz tudo praticamente e lá tem boas baladas.

San Andrés achei o paraíso, come-se muito bem, a água é maravilhosa, chega a doer o olho de tão linda. Eu particulamente achei San Andres mais bonito que Cancun, mesmo que menos estruturado.

Muitas pessoas que conheci, fizeram também Cali, Medelin e Bogotá e gostaram bastante.

Eu achei a Colombia bem mais barato que o México!

Espero ter ajudado.

Beijos!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 8 meses atrás

Cristiane, eu ainda não fui para a Colômbia, mas adorei o México. Passei pela Cidade do México e Cancun, sendo que por ali viajei para Chichén-Itzá, Tulum, Xel-Há e Isla Mujeres.

Acredito que o México seja mais caro que a Colômbia, mas poderá te dar mais estrutura e facilidades.

Os mexicanos são muito animados e tem muita opção cultural e natural pelo país. Acho que vocês vão adorar.

Abraços,

Tiago

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 8 meses atrás

Oi...

Eu estive no México em 2008: Guadalajara , Amatitán , Chichén Itzá , Mérida , Teotihuacán de Arista , Cidade do México e Playa del Carmen . Na Colômbia estive em 2013: Bogotá , Quindío e Cartagena  e novamente em 2015: Medellín , Santa Fe de Antioquia  , El Peñol  , Guatapé  e novamente Bogotá . 

Preciso dizer que ambos os países moram em meu coração: gastronomia boa, preços razoáveis, povo mais que receptivo e simpático e o caos típico da américa latina. 

No entanto, se tivesse que te aconselhar a escolher um diria México. Embora a cultura de ambos seja muito interessante Colômbia tem o espetacular Botero, o Museu do Ouro, Nel Gómez e Gabriel Garcia Marquéz, o México nesse quesito é mais intenso: tem os sítios arqueológicos de Tulum 
, Teotihuacán , Uxmal e Chichén Itzá , todos impressionantes. Além disso tem influências da Revolução de 1910, o grandioso Museu Arqueológico e o Museu de Bellas Artes, ambos em México DF. Isso sem falar claro, dos muralistas como Orozco e Rivera, para citar apenas dois. E Frida! 

Tem passeios como o do Tequila Express para Hacienda Herradura em Amatitã que é muito legal. 

Em termos de segurança, não me pareceram países violentos aos extremo, mas que requerem cuidados básicos de não exposição. 

 Ambos tem belas praias de areia branca, mar cristalino e hordas de turistas. 

Espero ter ajudado um pouco e te desejo ótima viagem.

Ana

Lugares mencionados
  1. Guadalajara , Jal.
  2. Amatitán , Jal.
  3. Chichén Itzá , Yuc. MX
  4. Mérida , Merida Merida Yuc.
  5. Teotihuacán de Arista , San Juan Teotihuacán Méx.
  6. Cidade do México , México D.F. D.F. MX
  7. Playa del Carmen , Solidaridad Q.R.
  8. Bogotá , Bogota CO
  9. Quindío , Quindio CO
  10. Cartagena , Bolívar
  11. Medellín , Medellin Antioquia CO
  12. Santa Fe de Antioquia , Santafé de Antioquia Antioquia
  13. El Peñol , Peñol Antioquia
  14. Guatapé , Antioquia
  15. Bogotá , Bogota CO
  16. Colômbia , CO
  17. México , MX
  18. Tulum , Q.R. MX
  19. Teotihuacán , San Juan Méx. MX
  20. Uxmal , Santa Elena Municipality Yuc.
  21. Chichén Itzá , Yuc. MX
Paulo Lopes

Paulo Lopes São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Desculpa, cliquei "Responder" sem querer e a resposta saiu incompleta.

Bom, os passeios em Oaxaca foram:

Monte Alban - Conjunto de pirâmides e museu;

Hierve El Agua - Cachoeiras calcificadas no alto das montanhas, lugar incrível para fotos;

A árvore mais larga do mundo;

Destilaria de Mézcal - com direito a degustação de diversos tipos da bebida acompahada de laranja e gusano (a lagarta que vai dentro das garrafas);

Fábrica de tecidos e tapetes com técnicas zapotecas - onde comprei um moletom de lã ótimo por cerca de R$ 50,00.

Fiz todos os passeios com uma agência local que nos levou de van e com um guia. Não sei o nome da empresa, mas é bem fácil de encontrar e eles cobram um preço bem camarada.

3 - Chiapas

Fui para Tuxtla Gutierrez, capital de Chiapas com um principal objetivo: conhecer o Canyon del Sumidero. Valeu a pena. O passeio é feito de barco no meio do Canyon, cujas paredes chegam a 1000m de altitude. Lá é incrível.

Aqui tá uma foto do lugar: http://www.corazondechiapas.com/img/sumidero4.jpg

 Chiapas del Corzo, que é o local de início do passeio, tem um sítio de pirâmides também, mas não tive tempo de conhecer.

Visitamos também San Cristóbal de las Casas , um povoado próximo à capital muito aconchegante, com boa comida e ótimos museus. Tivemos sorte de visitar o lugar no dia do seu aniversário e assistimos a um show de danças típicas.

O artesanato local é muito barato em relação aos outros lugares que visitei, acredito que por Chiapas ser o Estado mais pobre do país, então vale a pena deixar pra comprar lembranças de viagem por lá.

4 - Puebla

Cidade mais linda que já fui. Só de passear na praça principal, ir em algum dos barzinhos da região e comer algo já é incrível.

Fiquei só um fim de semana, então não consegui conhecer muito. Vale a pena ir na roda gigante, que apelidamos de "Puebla Eye", de onde você consegue ver toda a região.

5 - Toluca

Fomos para Toluca para conhecer o Nevado de Toluca , uma montanha com dois lindos lagos no cume.

Esse passeio foi uma loucura. Estávamos com quase nada de dinheiro e nos planejamos muito mal. Depois de chegar na rodoviária da cidade, pegamos um ônibus que levava só até o pé da montanha, mas não tínhamos como pagar o transporte que nos levava até o cume. Mas tivemos a sorte de pegar uma carona com um jeep.

A medida que o carro ia subindo e a montanha se aproximando, as paisagens iam se revelando e eu ficava bobo com a beleza do lugar.

Chegamos no topo e nos deparamos com várias pessoas com roupas de neve, apesar de ser primavera. Eu estava com uma bata e bermuda e minha namorada de vestido e um tênis fininho da Keds. No DF tava fazendo calor e calculamos mal na escolha dos trajes. Além do frio (cerca de 10 - 12 ºC) ventava demais, o que fazia a sensação térmica despencar. Passamos frio pra caralho, sério.

Mas valeu a pena, foi o lugar mais lindo que já conheci

Paulo Lopes adicionou foto de México,Colômbia Foto 1Paulo Lopes adicionou foto de México,Colômbia Foto 2Paulo Lopes adicionou foto de México,Colômbia Foto 3

Lugares mencionados
  1. San Cristóbal de las Casas , Chis.
  2. Nevado de Toluca , Méx. MX
Paulo Lopes

Paulo Lopes São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Boa tarde, Cristiane!

Não conheço, infelizmente, a Colômbia, então não vou poder te ajudar nisso.

No México, passei um mês no ano passado. Conheci a Cidade do México , Oaxaca , Puebla , Toluca e Chiapas .

Vou passar algumas dicas dos melhores passeios em cada cidade:

 1 - Cidade do México - DF: 

O DF é a cidade com maior número de museus do mundo. Por conta dos estudos dos povos pré-colombianos, a antropologia e museulogia lá são áreas muito fortes.

Você não pode deixar de conhecer o Museo de Antropologia. Ele é gigantesco, conta desde o surgimento do gênero Homo no Velho Mundo, passando pela migração da espécie humana para o Continente Americano (aprox. 20.000 A.C) até a construção das sociedades pré-Colombianas. 

Apesar de ter visitados muitos museus incríveis (aqui no Brasil, no México e na Europa), esse foi o que mais gostei.

Aqui tá o site deles: http://www.mna.inah.gob.mx/index.html

Outros dois museus que curti muito foram a Casa Azul, onde Frida Kahlo e Diego Rivera viviam, e a Casa de Trotsky, que foi a última residência do líder Bolchevique e onde seu corpo foi enterrado. Vale a pena conhecer os dois museus no mesmo dia, pq ambos ficam no bairro de Coyoacán, a cerca de 3 quadras de distância.

Sites: Casa Azul http://www.museofridakahlo.org.mx/

Casa de Trotsky http://museocasadeleontrotsky.blogspot.com.br/

A Cidade do México é muito rica culturalmente e tem infinitas possibilidades. Eles tem uma malha de trens e metrô excelente e o preço da passagem é baixo (comparado ao de São Paulo), então você consegue ir pra qualquer lugar da cidade sem gastar muito.

Outros passeios no DF você pode conferir na resposta que dei nessa pergunta: http://www.dubbi.com.br/perguntas/dicas-cidade-do-mexico-625

2 - Oaxaca 

Fiquei 3 dias na capital do estado, num hostel super barato (paguei cerca de R$ 20,00 a diária).

O lugar é conhecido internacionalmente pela gastronomia excelente. Você pode ir em qualquer restaurante, que vai comer muito bem e pagar pouco. Eu e minha namorada íamos num bem caseiro de uma senhora no estilo Palmirinha mexicana haha

Os passeios que fizermos foram: Monte Albán , @

         

Lugares mencionados
  1. Cidade do México , México D.F. D.F. MX
  2. Oaxaca , Oax. MX
  3. Puebla , Pue.
  4. Toluca , Méx.
  5. Chiapas , Chis. MX
  6. Monte Albán , San Pedro Ixtlahuaca Oaxaca Oax.
Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 4 meses atrás

Oi Cristiane,

Olha, conheço os dois e, sinceramente, não consigo escolher. 

Ambos oferecem a viagem que você quiser... tem cidade grande, tem mar paradisíaco, tem mto turismo de aventura, natureza, mta história e povo receptivo. Talvez o México só ganhe na comida, pra mim hehehe

Qto aos gastos... depende do que vc está comparando. Ou seja... dá para fazer uma viagem mochileiro ou de luxo nos dois.

Mas, de um modo geral, a diferença de preço não é tããão grande não. Fiquei 2 semanas em cada um e gastei quase o mesmo (Colombia fiz Bogotá e Cartagena/arrededores e México fiz DF, Puebla e San Miguel de Allende). 

Não sei se ajudei, mas dá uma googlada nos destinos que a galera falou q vê o que anima mais. São dois países incríveis <3

Boa viagem!

Paulo Lopes

Paulo Lopes São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Em relação aos gastos, quando fui, o peso tava 5 pra 1, então tudo era bem barato.

Minha namorada fazia intercâmbio na época lá no DF, então eu aluguei um quarto na "república" onde ela morava por 2000 pesos por um mês.

De resto ficamos em hostel e conseguimos economizar bastante.

Viajamos sempre sem ônibus de companhias de segunda classe, que cobram cerca de metade do preço dos de primeira. Em contrapartida, os bancos não reclinam, não tem ar-condicionado e, em um caso horrível, não tinha banheiro (isso numa viagem de 9 horas, entre Oaxaca e Chiapas). Não lembro os nomes das companhias agora, mas é só jogar no google o trecho que você quer fazer que dá pra achar fácil.

No total, gastei uns R$ 1500,00 no mês inteiro, tirando as passagens aéreas.

Espero ter ajudado.

Boa viagem.

Heitor M. Corrêa

Heitor M. Corrêa Rio de Janeiro

respondeu 8 meses atrás

Não conheço a Colômbia, mas passei 24 dias no México em novembro de 2014 e adorei. Visitei Cidade do México , Acapulco , Guanajuato , Guadalajara , Barrancas Del Cobre  e Cancún .

No gera, achei seguro. Só tive problemas com um negócio que me roubaram no hostel em Cancún, mas nas ruas foi tranquilo.

Os preços eram bons, pelo menos naquela época.

Gostei mais de Cidade do México, Guanajuato (de lá vale fazer um bate-volta em San Miguel de Allende ) e Barrancas del Cobre.

Lugares mencionados
  1. Cidade do México , México D.F. D.F. MX
  2. Acapulco , de Juárez Gro.
  3. Guanajuato , Gto. MX
  4. Guadalajara , Jal.
  5. Barrancas Del Cobre , Chih. MX
  6. Cancún , Benito Juárez Q.R.
  7. San Miguel de Allende , Gto.
Murilo Pagani

Murilo Pagani

respondeu 4 meses atrás

Não consigo escolher apenas um!

São meus países favoritos! hahahaha

Colômbia tem um dos povos mais acolhedores e simpáticos que já conheci.

A culinária mexicana me faz sentir saudades até hoje!

Lá no meu blog tem muitas dicas desses dois países!

Da uma olhadinha! ;)

http://www.voltologo.net/

Abraço

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 4 meses atrás

Olha epende do que vc quer para sua viagem, mas basicamente as 2 são conhecidas pelo seu litoral lindo...mexico é cancun, nem precisa de muitos comentários e pela colombia da pra ir pra san andreas que é uma ilha no caribe também....um paraíso...

Celso  Lobo

Celso  Lobo Belo Horizonte

respondeu 4 meses atrás

Cristiane,

Sou muito suspeito para responder esta pergunta, primeiro que não fui ao México e segundo que estou apaixonado pela Colômbia.

Então vamos às questões apaixonantes da Colômbia:

1. Povo

Muito parecido com os brasileiros, são felizes e mega receptivos!

2. Comida

Uma delíiiiiiiiciaaaaa... E muitos pratos parecidos com os nossos do dia a dia.

3. Festa

Pessoal super festeiro e animado... Sem falar na Salsa e Rumba! s2

4. Cerveja (Club Colombia Roja - Saudades)

Existem muiiiiitas opções de cervejas no mercado.

5. Preço

Não foi um dos países mais baratos que fui, mas ainda assim, é um pouco mais barato que o Brasil (se você pegar todos os aspectos)

5. Belezas Naturais (Nem precisa comentar)

Caso você anime ir, alguns lugares que muitas pessoas deixam passar batido, mas que são maravilhosos:

1. Litoral:

Cartagena e suas Islas

Taganga - s2

Parque Tayrona - NÃO deixe de ir

Tem muiiiiiiiitas outras. Mas viajei apenas um mês, entaooo....

2, Montanha

Minca

3. Centro Urbano e festas

MEDELLIN - s2

Espero ter ajudado.

Abraços

Anderson Fernandes

Anderson Fernandes

respondeu 7 meses atrás

@ O México ainda não conheç, mas em 2013 estive na Colombia e gostei muito.

Paula Belotti

Paula Belotti São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Cris, eu não conheço a Colombia, mas trabalhei numa empresa que tinha escritório lá e o pessoal que ia sempre costumava dizer que era meio perigoso, então acho que valhe a pena tomar cuidado por onde passa... eles costumavam ir para Medellin e Barranquilla, diziam que era normal taxistas andarem armados, por exemplo. Acho que isso não deve ocorrer em locais mais turísticos, mas vale a pena tomar cuidado!

Quando ao Mexico, fui para a Riviera Maya uns anos atrás e amei! Se for para lá, não deixe de ir ver Tulum e Isla Mujeres, são lindos e não ficam muito longe de Cancun.

Débora Resende

Débora Resende

respondeu 8 meses atrás

Alguns motivos para se apaixonar pelo México... http://www.foconomundo.com.br/2016/03/alguns-motivos-para-se-apaixonar-pelo.html

Roosevelt Santos

Roosevelt Santos

respondeu 7 meses atrás

Cartagena  
colombia

@mexico eu não fui mas pretendia ir esse ano mas não deu

Não deixe de ir em @Cartagena muito bom fui em outubro

Lugares mencionados
  1. Cartagena , Bolívar

Responda a dúvida de Cristiane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.