Mochilão   Europa, Amsterdã, Praga, Alemanha, Croácia

Melhor época para mochilar na Europa

Opa! Minha primeira pergunta aqui ! Vou começar de forma bem elementar, típica de quem não faz uma grande viagem faz muito tempo...

Nas minhas férias de 2016 pretendo realizar meu mais imediato sonho de viagem (mas longe de ser o único) que é mochilar pela Europa. Seriam cerca de 30 dias. Gostaria de saber se entre abril e maio é uma boa época de fazer a viagem com relação ao clima e aos preços encontrados. Creio que é um pouco antes da alta temporada, mas não tenho certeza. Escolhi essa data pois quero passar meu aniversário lá (começo de maio).

Desde já agradeço a ajuda!

Meu perfil de viagem: Mochileiro

Responda a dúvida de Guilherme

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

22 Respostas

Ordenado por:
Lana Gomes

MELHOR RESPOSTA

Lana Gomes Araruama

respondeu 1 ano atrás

Já estive na Europa em todas as estações, a melhor realmente é a que você está escolhendo, primavera!
Clima ameno com as cidades "acordando" do inverno rigoroso...
Ainda não é alta temporada e as cidades ainda estão mais vazias e os preços ainda não estão tão exorbitantes!
Se jogue, aproveite, a Europa é uma delícia e quanto aos preços, pesquisar é melhor remédio, sempre. Acredite é possível gastar pouco mesmo na alta temporada, basta pesquisar.
Evite comer em restaurantes, por exemplo, em toda a Europa tem supermercados com produtos que rendem sempre um delicioso lanche,com menos da metade do valor que voce pagaria em um prato feito,
Pesquise muito, há cidades em que museus e atrações possuem dias de gratuidade ou desconto.
Enfim, é isso! Espero ter ajudado um pouquinho!
Boa trip!
Um site bem interessante com dicas para viagens mais econômicas é o Matraqueando, vale uma visita ;)

Guilherme Sanches Corgozinho

Guilherme Sanches Corgozinho Belo Horizonte

respondeu 1 ano atrás

Guilherme, já viajei na Europa quanto no inverno, primavera( época em que está decidindo) e no verão. 

O inverno até mesmo em Portugal faz frio nas madrugadas de doer, no verão há problemas de preços as vezes exorbitantes ( mas como já dito por uma amiga, consegue através de supermercados comer bem e ótimos preços.) Alem da alta de preços tem o calor, não é como no Brasil( SP, BH,RJ, Salvador) é algo abafado, muito quente, mas ótimos pra curtir as praias espanholas, portuguesas, italianas e de Malta ( que é facinante). 

 Quanto abril- maio, ou Maio-junho, são ótimas temporadas, pois os preços e descontos estão presentes, além de ótimos preços nas companhias aéreas como Rayanner, Jet Cost ... Temperaturas amenas( ajuda com menos bagagem e pode andar mais a pé, assim conhecer mais bairros e vivenciar a vida local), Paris por exemplo é ótimo nessa época. Além de ser primavera, as cidades estão floridas, já pode aproveitar as relvas dos parques( que por sinal são ótimas para um descanso e se alimentar). Mas leve um casaco, um cachecol e um gorro, para as noites, em que os ventos podem colaborar para baixar temperatura. Observação: Londres aí está cinza nesse período, mas com poucas chuvas. Ja consegue um calor suportável na Espanha,  Itália, e Grécia, permitindo aproveitar até uma praia. 

Boa viagem, o velho continente é facinante. 

Neimar Guerra

Neimar Guerra Lisboa

respondeu 1 ano atrás

Evite o período de Outubro a Março que é inverno na Europa e na maior parte dos dias chove, neva e venta muito, além de ser muito frio claro. De resto os melhores meses são Junho e Setembro. Julho e Agosto são o auge do verão e tudo costuma estar mais caro pois é a época que os europeus vão de férias, se puder evite também estes meses.

Pedro Holanda

Pedro Holanda Bochum

respondeu 1 ano atrás

Geralmente maio e junho a temperatura está agradável e os preços são baratos. Aqui na Alemanha em abril o clima é meio louco e esquenta mais em maio. Geralmente viajo nesse período e em setembro e outubro. 

Guilherme Marcondes

Guilherme Marcondes Lisboa

respondeu 1 ano atrás

Olá Guilherme,

acredito que essa época seja a melhor em relação a custo benefício.

Aproveitando, não deixe de passar pelo leste europeu, onde não possuem o Euro como moeda principal, nesses países os custos são bem menores e são lugares incríveis. Croácia ,Polônia  e Hungria 

Dentro da zona do euro não deixe de visitar cidades como Barcelona , Amsterdã  e Lisboa 

Pode ter certeza que você vai gostar muito dessa viagem!

Abraços e Boa Viagem!

Lugares mencionados
  1. Croácia ,
  2. Polônia ,
  3. Hungria ,
  4. Barcelona , , Espanha
  5. Amsterdã , , Reino dos Países Baixos
  6. Lisboa , , Portugal
Vilma Palomar

Vilma Palomar São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá Guilherme,

Eu escolheria Maio! Além de ser baixa temporada para os voos saindo do Brasil (menor preço), as temperaturas nao serão tão baixas, conseguira levar menos coisas e isso facilita muito nas andanças.

Já estive em julho, agosto (muito calor, muita gente e muito caro), em outubro (interessante, mas o frio começa a pegar mais do que estamos acostumados).

Espero ter ajudado!

=)

Marcella Albo

Marcella Albo Brasília

respondeu 1 ano atrás

Oi, Guilherme!

Realmente acho que esse é o melhor momento de viajar... nem tão, nem tão quente, os preços ficam bem mais tranquilos!
Morei em portugal e tive oportunidade de viajar tanto no inverno quanto no verão e passei perrengue nos dois... mas as viagens que fiz em maio e abril foram as mais tranquilas!

Zé Roberto

Zé Roberto Santo André

respondeu 1 ano atrás

agosto é o periodo de ferias dos europeus e td fica mais caro. nao lembro se é julho - agosto ou agosto - setembro.

Abs,

Andre Rio

Andre Rio Praia do Perigoso (Rio de Janeiro)

respondeu 1 ano atrás

Eu mochilei na Europa nesse periodo (abril/maio) as estações estavam um pouco atrasadas e peguei um frio fora do habitual mas nada terrível. Achei que valeu a pena, pois choveu em poucas ocasiões e os preços não estavam absurdos.

Martha Sousa

Martha Sousa São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá, Guilherme. No período que pretende viajar a estação será a primavera. Nunca fui para lá neste período, mas com certeza o clima estará bem agradável. Você não pegará aquele frio de matar e nem o calor insuportável. O melhor ainda é que os preços neste perído ainda são de baixa temporada. Boa viagem!!!!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Guilherme, com certeza essa época que tu estás pensando será ótima.

Eu fiz mochilão em duas épocas do ano e mesmo pegando frio intenso a trip foi ótima; deu pra aproveitar simplesmente tudo.

Mesmo assim, poder curtir a cidade sem frio e sem uma mala/mochila pesada por causa das roupas de frio faz uma bela diferença.

Realize seu sonho de acordo com o que te deixa mais confortável, mas de qualquer forma uma Eurotrip vem bem a qualquer momento!

Curte toda essa preparação, pois faz parte da história da viagem.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Tiago

Rana Gabriel Taquini

Rana Gabriel Taquini Enschede

respondeu 1 ano atrás

A época para essas cidades é boa sim, mas se tiver como fazer maio/junho, creio que seria ainda melhor. Abril ainda é meio icógnita como falaram, especialmente na Alemanha e Holanda. Além disso, quanto mais calor você pegar na Croácia, melhor =]

Ainda não será alta temporada, mas as cidades já começam a ficar mais movimentadas na medida. Isso significa que um pouco mais de planejamento com entradas em museus por exemplo, vai ser necessário (Anne Frank em Amsterdam e a cúpula do Reischstag em Berlim esgotam a partir de abril as vezes). Mas não é nenhum bicho de sete cabeças não. 

Boa trip!

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Man, quando fui fui em outubro/novembro.   o clima na espanha e italia estava otimo. mas na suica ja comecava no inverno.

os precos devem estar ok, o unico problema é a alta mesmo para quando for comprar euro pro vtm :(    

Riquelle

Riquelle  Brasília

respondeu 9 meses atrás

Oi, Guilherme!

Tudo bem?

Eu fui ano passado no verão. Nos países mais ao sul, França e Espanha, tava fazendo muuuuito calor. Um calor que eu nunca senti nem aqui no Brasil hahahah. Em Madri, cheguei a pegar temperaturas acima de 40 graus e lá anoitecia às 22h!

Já em Bruxelas e Berlim o clima estava mais ameno, pois chovia, porém não continuamente. Em Berlim, saia um solzinho. 

Eu não tinha outra opção de época para viajar, então fui no verão mesmo. Consequentemente, paguei um pouco mais caro pela hospedagem (fiquem em hostels). Creio que as melhores épocas para viajar para a Europa são na primavera e no outono. O clima é mais ameno e os preços bem mais baixos.

Boa viagem! :)

Turistando.in (Juliana)

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 9 meses atrás

Por mais doidura que seja, direi que outono/inverno é a melhor época para o turista pois a cidade fica vazia, ou melhor, menos cheia!

Primavera:
* estive no início da primavera de 2014 em Portugal e passei frio (clima parecido com o nosso inverno em SP)! A cidade estava cheia e pegamos algumas filas.
O mesmo ocorreu na Suíça; era também início de primavera (2008) e estava friozinho e as cidades que visitei (Zurique, Lucerna e Genebra) estavam razoavelmente cheias.

* Em Roma (2008) direi que o pior mês foi abril, com filas impossíveis e muita gente na rua.

Verão:
Diria que o maior problema é o calor insuportável (ok, confesso! Eu detesto calor) e não ventava (peguei 40° em Roma e 41° em Firenze).
Todas as cidades que visitei em 2008 estavam lotadas (não tanto quanto Roma em abril, mas estavam cheias) e pegamos filas longas em todos os museus (principalmente em Firenze).

Outono:
Estive no último mês de outubro na Holanda e a temperatura estava gostosa, mas muita gente e muita fila. Principalmente para os museus.
As cidades estavam lindas, com folhas amareladas e marrons pelo chão e, apesar de ter lido que em outubro sò chove na Holanda, foram 4 dias (de 5) com um tempo lindo e sem chuva. Fiz ótimas fotos.

Berlim também fica linda no outono, céu azul e folhas amareladas no chão, mas não a achei super lotada. Tudo bem que não entrei em museus nesse período, mas me pareceu ok!

Inverno:
Foram pouco mais de 70 dias em Berlim e chegamos a pegar o inverno também. Serei sincera, como me habituei com o dia a dia da cidade (e não com o dia a dia do turista), não senti diferença na quantidade de pessoas na rua.
Percebi que o final de semana era impossível, assim como a época do Natal (além de turistas, a cidade fica cheia por causa das feiras de Natal).
Fizemos a bobeira de irmos aos museus no fim/início do ano (na verdade foi calculado. O curso de alemão de meu marido acabou no dia 22 de dezembro e apenas após essa data começamos a visitar os museus) e as filas estavam imensas em alguns deles (Pergamon e Gemäldegalerie).

Antes de voltarmos ao Brasil, demos um giro por 4 cidades da Europa Central (Praga, Bratislava, Viena e Budapeste). Chegamos fora da época de Natal/Ano novo (dia 11 de janeiro) e encontramos as cidades com poucos turistas, zero fila em museus e monumentos com pouca gente por perto. Os dias estavam frios (entre -5° e -10°C), pegamos pouca garoa e nenhum dia de neve. Deu para curtir bem as cidades.

Em 2008 fiquei 15 dias em Paris (início de fevereiro) e a temperatura era idêntica ao nosso dia bem frio (isto é: nosso jaquetão brasileiro nos esquenta bem) e as filas estavam light (na verdade não peguei fila nem no Louvre e nem n Arco do Triunfo).

Sei que o frio assusta, mas com uma malha térmica por baixo (comprei uma meia calça por 5€ e uma blusa justa por 10€, ambas termo), jaquetona de frio com capuz e uma bota quente (a ideal é a de neve, mas meu marido foi com uma bota de couro revestida que ele comprou aqui e deu super certo) ameniza bastante o frio.
 
Os dias de neve são bonitos, mas apenas quando ela está caindo (ou onde não passa carro e pessoas). Depois vira um caos. Neve suja e gelo nas calçadas.
Mesmo assim, achei a melhor época!

Sara Mardones

Sara Mardones Roma

respondeu 10 meses atrás

Olá Guilherme,

Acredito que essa época seja ótima para ir pois já terminou o inverno, mas caso não consiga ir nesse período, recomendo ir em meados de setembro ou começo de outubro. Apesar de ser outono, há muitos países que ainda fazem bastante calor como a Grécia e a Itália . Fui em outubro e consegui aproveitar bastante. A França apesar de não ser quente, ainda tem um clima agradável nesse período. 

Lugares mencionados
  1. Grécia , GR
  2. Itália , IT
  3. França , FR
Natan Oliveira

Natan Oliveira

respondeu 1 ano atrás

finalzinho de abril par maio

é a melhor época

por ser o inicio da primavera a temperatura está bem agradável

Cecilia Lima

Cecilia Lima João Pessoa

respondeu 1 ano atrás

O mês de maio é o melhor: Primavera! No verão é alta temporada, muita gente nos locais turísticos e também muito calor. No inverno o frio pode boicotar alguns passeios, além do que terá de se gastar com roupas apropriadas. Já na Primavera, o clima varia pouco de um país para outro, chove pouco e você pode levar as mesmas roupas que usa no Brasil.

Monica Santana

Monica Santana São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Meus meses favoritos sao: Abril e Maio ou Setembro e Outubro. é baixa em hoteis, restaurantes e pontos turisticos e o clima está otimo. Fui pra Italia e Alemanha semana passada e já estava calorzinho.
Ai que saudade do meu mochilao de 30 dias lá!!!!

aproveite :)

Zeca Moraes

Zeca Moraes Curitiba

respondeu 1 ano atrás

Vc menciona a parte central/norte da Europa. Nessa época ainda está um pouco frio, os alemães dizem que "abril é como ele quer ser", mas o "lindo mês de maio" é lendário para eles. É uma ótima época para viajar, recomendo.

Fernanda Rafaela

Fernanda Rafaela Dublin

respondeu 8 meses atrás

Eu faria na primavera aqui da Europa, entre abril e maio. Não é tão quente ainda, super agradável de passear, mais para o sul já da pra pegar uma praia ou piscina, ainda não é alta temporada então os preços não são tão caros, tem varias promoções das companhias aéreas low cost aqui da Europa. 

:)

Responda a dúvida de Guilherme

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.