Arte Música e Cultura, Aventura, Gastronomia   Espanha, Marrocos, Sevilha, Madri, Marrakech

Marrocos desde a Espanha

Olá, galera!

Estou planejando ir em maio/junho de 2016 à Espanha. Ainda não fechei o roteiro, mas com certeza vou a Sevilha e provavelmente também a Madri, além de mais uma ou duas cidades.
De lá pretendo esticar para o Marrocos. Que cidade(s) marroquina(s) vocês recomendam? Estou propenso a ir a Marrakech, mas queria a opinião de vocês.
Inicialmente pensei em ir por contra própria, mas, como devo ir sozinho, estou pensando em pegar uma excursão de entre 5 e 8 dias. Alguém me indica alguma agência ou tour?

Obrigado!

Meu perfil de viagem: Caçador de Artes e Design, Gastronômico, Historiador, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Heitor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

23 Respostas

Ordenado por:
Gabriela Biselli

MELHOR RESPOSTA

Gabriela Biselli

respondeu 1 ano atrás

Oi Heitor, eu fui para o Marrocos numa excursão da Quensberry com a minha mãe, como ela não fala inglês muito bem queríamos um guia que falasse português. Passamos pelas principais cidades Casablanca, Fes, Marakesh, Rabat. O tour foi bem organizado e tivemos a ajuda que precisamos, mas se não fosse com a minha mãe eu iria sozinha mesmo ficando em hostels, onde sempre é fácil encontrar gente ou procuraria um tour de jovens tipo esses que vendem na STB ou CI (contiki ou alguma coisa assim, nunca fiz essas viagens mas parece mais divertido). Eu acho q as cidades foram interssantes, apesar de não podermos entrar na grande maioria das mesquitas e dos palácios (eles têm portas muito bonitas) mas me arrependi de não ter ido para o deserto, ouvi falar muito bem. 

boa viagem!

Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 1 ano atrás

Oi Heitor !Concordo com o Alex!Granada e Cordoba valem a visita,são lindas!Quanto ao Marrocos,é um país surpreendente!Creio que se vc pegar uma excursão vai ser muito bom.Fui para o Marrocos pegando ferry em Gibraltar ,e foi sensacional,pois é um lugar que vale a visita tb.
Alem de Marrakech ,vc pode visitar muitas outras cidades que curti demais conhecer,como Meknès , ,Tânger ,Rabat ,Ouarzazate ,Casablanca 
enfim,cada uma com seu encanto,atravessar a Atlas mountains ,fazer um passeio de 4x4 no deserto,Essauira ,enfim,não vai faltar lugar onde ir.Marrakech e a cidade mais doida que ja conheci na vida,mas vale a pena ir alem!!! Melhor pegar um tour ,dá uma olhada na New Age Tour.Creio que alguns passeios que falei vc pode comprar lá a parte,vai ser dificil achar uma agencia com todos estes lugares ao mesmo tempo.Espero ter ajudado!

Lugares mencionados
  1. Gibraltar , GI
  2. Marrakech , Marrakesh-Tensift-El Haouz MA
  3. Meknès , Meknes Al Ismailia Meknes-Tafilalet
  4. Tânger , Tangier Tangier-Assilah Tangier-Tetouan
  5. Rabat , -Sale-Zemmour-Zaer
  6. Ouarzazate , Province Souss-Massa-Draa
  7. Casablanca , Grand MA
  8. Atlas mountains , MA
  9. Essauira , Essaouira Essaouira Marrakesh-Tensift-El Haouz
CHRIS

CHRIS  SÃO PAULO

respondeu 1 ano atrás

Olá Heitor,

Se vc for de Avião,  não perca tempo e voe direto a Marrakech. O Marrocos é grande e os deslocamentos sao longos com trânsito zoado. Mas se atravessar o estreito deve valer a pena passar por Fez.

Eu pernoitei  na Cordilheira Atlas no hotel da revista  National  Geographic, foi interessante.

Enjoy your trip!

Fernanda Righi

Fernanda Righi

respondeu 1 ano atrás

Oi Heitor, eu fiz uma viagem de oito dias para o Marrocos, chegando e saindo de Marrakech. Fiquei 3 dias na cidade, daí pegamos uma excursão para o deserto (tínhamos uma indicação de agência e fizemos o pacote lá mesmo), como havia tempo de sobra optamos por abandonar a excursão na volta e esticamos até Fez (que é maravilhosa e vale muito a pena) e depois fomos a Chefchaouen passar um dia (a viagem foi bem caótica e, honestamente, não recomendo a não ser que seja muito bem organizada), voltamos a Marrakech apenas para o voo de volta. Nós estávamos entre tres mulheres o que dificultou um pouco, acabamos viajando de van, ônibus e trem, também tinha a opção de táxi, mas os carros não pareciam muito confiáveis e seguros. Enfim, eu gosto de viajar por conta que dá pra sentir o clima e ir adaptando, mas pra quem viaja sozinho pode ser mais fácil entrar em um grupo.

Raul Stolf

Raul Stolf São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Se for para Marrakesh há passeios curtos 2 ou 3 dias para a cadeia do Atlas e deserto. É interessante pelas vilas e construções peculiares e tem visuais lindos.

Raul Stolf adicionou foto de Espanha,Marrocos,Sevilha,Madri,Marrakech Foto 1Raul Stolf adicionou foto de Espanha,Marrocos,Sevilha,Madri,Marrakech Foto 2 Raul Stolf adicionou foto de Espanha,Marrocos,Sevilha,Madri,Marrakech Foto 3

Diego Engel

Diego Engel São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Fala ae Heitor, tudo tranquilo?

Então, eu fiquei uma semana no Marrocos, fiz Marrakech e a expedição pro deserto do Saara, e cara, vou te dizer uma coisa, foi uma das viagens mais memoráveis da minha vida.

O que eu posso te dar de dica é o seguinte, antes de mais nada, procure o Hostel Riad Marrakech Rouge, eles são fantásticos, super anteciosos e possuem uma nota excelente no hostel world... pode conferir!!

Lá mesmo vc pode fazer a reserva do tour pro deserto, só fique atento pq existem duas opções, uma de uma noite (q não é o Saara) e um de duas noites que é o Saara (chama deserto de Merzouga). Nesse tour vc passa por vários lugares legais, entre eles o Ait Ben Haddou, onde foi filmado O Gladiador, Game of Thrones e muitos outros não tão famosos rsrsrs, o passeio ainda passa pela cordilheira Atlas e por um oásis que tem uma loja de tapetes típica, passa tbm por um outro lugar q tem umas montanhas e por fim o Saara, no meio disso tudo, você dorme numa pousada bem bacana com comida inclusa e musica típica. A ida é bem tranquila, pq tem bastante coisa pra ver, a volta já é mais tensa, pq só para pra almoçar e depois é o dia todo na estrada... Mas vale muito a pena..

Tem um outro passeio  tbm (esse dura um dia) que é pra cachoeira de Ouuzud, sensacional tbm e não é caro não (nada é caro lá)

Se quiser ter uma ideia de como são esses passeios, eu fiz um video sobre todos esses lugares que eu fui.

Sobre a cidade de Marrakech, é uma experiência muito válida ficar dentro da medina, é viver a realidade marroquina ( o hostel q eu indiquei fica lá dentro), explore durante o dia, mas evite ficar passeando durante a noite, vale lembrar que se nós somos 3º mundo, eles devem ser o 8º rsrs. Uma dica valiosa que eu tbm posso te dar é: Não faça contato visual com os Marroquinos, eles te puxam, e ficam bravos se vc pergunta sobre os produto dele, fica negociando preço e sai sem comprar... outra coisa... eles querem tirar dinheiro de turista de todo jeito, por isso eles puxam assunto, perguntam onde vc ta indo e vão te acompanhando até o lugar... qdo chega lá eles te pedem (te obrigam a dar) dinheiro. Desconfie da simpatia deles.

Dadas as dicas de segurança, vou dar as dicas sobre a cidade,

> visite as fábricas de tingimento de couro, essas não são as coloridas que vc via na novela e além de tudo fedem pra kct, mas é legal conhecer o processo.

> Se vc gosta de doce (é muito doce), tome o suco de laranja que tem nas barracas da praça central.

> Se gosta de comidas exóticas, vá jantar na praça central, apesar de ser um inferno escolher onde vc vai comer, pois eles ficam te puxando (puxando mesmo, um em cada braço) e enchendo o saco pra vc ir pra barraca deles, é uma chance legal de comer comidas típicas e se tiver coragem comer o cérebro de macaco carneiro que eles fazem, só fique atento, pq eles dizem q tem mas não tem, peça pra eles mostrarem o cérebro inteiro pra vc, antes de se sentar no restaurante.

> saia da medina em direção a estação de trem da cidade, e sinta a desigualdade social separada por uma avenida, um lado a pobresa e miséria da medina, do outro a riqueza dos hoteis, shoppings e restaurantes.

Os pontos turísticos da cidade são de fácil acesso, da pra fazer tudo andando, é bem tranquilo.

Cara, acho q é isso, se tiver mais dúvidas, é só perguntar.. Abraços!!

Luciana Brandt

Luciana Brandt Niterói

respondeu 1 ano atrás

Já que pretende ir à Madri e Sevilha, acho interessante incluir Córdoba no roteiro, saindo de Madri de trem a caminho de Sevilha dá para fazer um pit stop lá. Na rodoviária em frente à estação de trem têm lockers pra deixar as malas. E se tiver tempo inclua Granada, a cidade é linda!

Thalita Cáceres

Thalita Cáceres Praia de Buraquinho (Lauro de Freitas)

respondeu 1 ano atrás

Olá Heitor! Eu estive em Marrakech, fui sozinha, peguei um vôo baratíssimo saindo de Madrid e foi sensacional! 

Minha primeira opção era Fez, pois tinha ouvido falar que Marrakech é um destino mais turístico. Mas como eu ia sozinha, me informei que o caminho para Fez era muito perigoso, pois o Norte do Marrocos é rota de tráfico, e só chegava de trem. Em Marrakech já é bem mais seguro, e para viver a cultura deles mais intesamente, fiquei hospedada em um Riad na medina, o Riad Zara . Lá foi super tranquilo, fiz um passeio em uma vila berbere, fui somente com um guia, fui aprender a cozinhar comida em uma casa nas montanhas, muito legal. 

Se quiser praia, Essaouira e Saïdia são os destinos mais indicados. 

Espero ter ajudado!

Lugares mencionados
  1. Marrakech , Marrakesh Marrakesh-Tensift-El Haouz
  2. Riad Zara , Derb Bensalek Arset El Baraka Medina
Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Heitor, acredito que um passeio pelo sul da Espanha será ótimo para você. Além de belas praias, você já poderá dar andamento na viagem para o Marrocos.

Sugiro que inclua no seu roteiro Sevilha, Granada e Malaga (na Espanha) e no Marrocos: Fez, Marrakech e Casablanca, sem esquecer do tour pelo deserto. Mesmo que talvez em alguns lugares não haja tanta atração, é interessante conhecer um pouco da cultura dessa nação tão diferente da nossa.

Geralmente é possível conseguir tours mais econômicos direto na cidade ou no local de sua estadia do que contratar diretamente uma agência.

Abraços,

Tiago

Larissa Pereira Silva

Larissa Pereira Silva

respondeu 1 ano atrás

Olá Heitor, quando fui para o Marrocos, fui direto à Marrakech. De lá, fechei com um guia que me levaria até o deserto (Viaje en Marruecos é o nome desse "grupo" no qual fui, se quiser procura no Facebook, eles falam em inglês, espanhol e português). Foi bem bacana, pois como são quase 600km de Marrakesh até o deserto, nós fomos parando em pontos estratégicos, onde conhecemos Tizi -n-Tichka, Ait ben haddou, Dades Valley, Dades Gorges, Tenghir, Todra Gorges, Tinjdad, até chegar em Merzouga, onde dormi no deserto. Já aproveito para responder a sua outra dúvida: Eu fui sozinha ao Marrocos e, por ser mulher, estava com muito medo também, mas não é nada do que dizem. Claro que você pode ser "enganado", pq todo mundo é muito simpático, mas é só pq querem te vender coisas.

Essa minha trip foi de 5 dias e 4 noites, sendo uma noite no deserto. Todos os almoços e cafés da manhã estavam inclusos, todo o transporte, inclusive no deserto. Tudo isso eu paguei 130 euros e nossa, foi muito legal. Os guias são muito simpáticos, eles se "adequam" ao público, pois como fui sozinha, fiquei num grupo bem pequeno e jovem (eu e mais duas pessoas do méxico), o nosso guia era super simpático, dava dicas de drinks que a gente devia pedir (whisky beri-beri que é o original do marrocos), além de que, como ele conhecia todos os nativos, em todos os lugares tinhamos promoções especiais e todas as noites existia sempre música ao vivo só para nós nos hotéis com os locais.

Super recomendo!

 

Lugares mencionados
  1. Marrocos , MA
  2. Marrakech , Marrakesh Marrakesh-Tensift-El Haouz
Taís Antunes Arraes

Taís Antunes Arraes

respondeu 1 ano atrás

Como o seu roteiro é para o sul, incluiria Toledo , Granada  e Córdoba . Não conheço Marrocos e nunca viajei com excursão.

Lugares mencionados
  1. Toledo , Vega de
  2. Granada , Vega de
  3. Córdoba ,
Roberto Luiz Pereira

Roberto Luiz Pereira Itajaí

respondeu 10 meses atrás

Heitor, se voce vai ficar menos de 15 dias no total, recomendo ficar só na Espanha, que tem lugares maravilhosos pra voce conhecer, fui a Marrocos de Ferry boat e não achei grandes serventia. Espanha no sul, desde Barcelona, Valencia, Alicante, Sevilha, Madri, Toledo, ao norte cidades maravilhosas como Santander, Bilbao, Santiago de Compostela, enfim 30 dias é pouco pra conhecer tudo. Veja nossas dicas em http://www.dicasdeturismo.clicrpm.com.br/espanha.htm

Vilma Palomar

Vilma Palomar São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Heitor, sei que sua maior preocupação é quanto ao trecho de Marrocos, do qual não posso dar dicas pois nao conheço, mas como vi que muitos ja responderam isso, acho que posso ajudar quanto ao trecho da espanha, acho que deveria reservar alguns dias para conhecer as seguintes cidades Madri (2 dias), Toledo (1 dia), Cordoba (1dia) e acredito que a partir daí vai seguir para o extremo sul, Cadiz e Gibraltrar possivelmente, se decidir fazer o percurso de barco para marrocos certifique-se da epoca que irá realizar, acredito que seja mais facil fazer o percurso de avião. 

As cidades que eu citei, em sua maioria são fortificadas, e muito diferentes do que estamos acostumados, as ruelas são tao apertadas que os carros precisam virar o espelho para poder passar. De madri para cordoba vá de trem, a paisagem é linda e o trem nao é tao caro, em Cordoba tome uma sangria na praça de espanha ou de touros.

Toleto fica do lado de madri, entao deixe para o primeiro ou ultimo dia q for ficar em Madri.Cadiz é um pouco mais cinza que as cidades que comentei, possui muitos atrativos e uma imponente igreja bem proxima a praia, quando seguir para gibraltar existem alguns monumentos interessantes e se for de barco, ele sairá provavelmente de lá.

Se decidir fazer o roteiro pelo outro lado da costa da espanha, passe por granada (tem restrição de entrada chegue bem cedo) e malaga que é uma cidade universitária entao a vida noturna costuma ser boa.

Bernadette Castilho

Bernadette Castilho

respondeu 1 ano atrás

Estando nesta area da Espanha' inclua Granada e  Alhambra - imperdiveis!

Sobre Marrocos optei por um pacote para conhecer as cidades imperiais. De todas a que vale a pena ficar mais uns dois dias sozinho é Marrakesh para pider disfrutar do mercado com calma. Nao lembro mais qual a operadora pq foi ha muitos anos... Boa viagem!

Tânia Barreira

Tânia Barreira Lisboa

respondeu 1 ano atrás

Heitor, como muitos já referiram, se for a Madrid não se esqueça de ir a Toledo! basta um dia, e tenho a certeza que vai adorar! Tenho só uma pergunta, têm dias suficientes para conhecer Espanha e Marrocos? Pense nisso para não correr o risco de sair sem ter visto nada de nenhum dos paises...

Andre Luiz Oliveira

Andre Luiz Oliveira Valinhos

respondeu 1 ano atrás

Oi Heitor ,se vc comptrar um pacote da parte terrestre para o Marrocos,é vantagem ,pois ja tem muita coisa incluida,inclusive os deslocamentos,recomendo,comprar por aqui ,ao inves de procurar hora que chegar lá,

Persio Nakamoto

Persio Nakamoto São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi, Heitor.

Não perca muito tempo em Madri. Vá visitar Toledo e Salamanca. Em Sevilha, faça todas as pequenas cidades em volta: vale a pena. Se for a Marrocos, visite as cidades de Rabat, Meknes, Fez (onde se encontra o incrível mercado de couro), Beni Mellal e Marrakesh. Não perca tempo visitando Casablanca.

Abraços e boa viagem!

Celia Aires

Celia Aires

respondeu 10 meses atrás

Boa tarde

Se precisar de ajuda nao hesite em contactar a overcross. somos especialistas em viagens de aventura e circuitos. Organizamos viagens para toda a Africa, organizamos viagens inesqueciveis. programa em Portugues por email. No site esta tudo em alemao. Valores competitivos e organizamos tudo a sua medida.
Precos e programa em Portugues : celia@overcross.com

site da agencia/operador
www.overcross.com

Marina Heringer

Marina Heringer Belo Horizonte

respondeu 10 meses atrás

Fui para Marrakesh saindo de Madri, peguei um vôo da ryanair super barato. Fiquei por pouco tempo, uns 5 dias, e fiz o passeio do deserto de 2 dias, que foi beem legal. Não lembro o nome da agência, mas reservei lá mesmo, 1 dia antes. Tem varias empresas que fazem esse passeio e o roteiro é basicamente o mesmo. Para os dias na cidade da para fazer tudo por conta própria, pois os taxis sao bem baratos e tb tem a opcao de onibus de turismo (hop on hop off). Acabou que eu optei pelo onibus por causa do ar condicionado (estava 48 graus e o sol rachando!).

Betania Oliveira

Betania Oliveira Porto Alegre

respondeu 11 meses atrás

Marrakech! Se vc for la... Casablanca e Rabat sao  dispensaveis. Fez eu nao fui.

ana lucia

ana lucia

respondeu 1 ano atrás

BOA TARDE , tenho muita vontade deir a barcelona e de lá pegar um barco e atravessar o estreito de gibaltar para marrocos, conhecendo cidades pequenas. Já fui a marrcocos varias vezes, adoro , mas como é cadeirante, melhor perguntar a quem fala portugues, entra no facebook, na pagina www.facebook.com/excursaonomarrocos/?fref=ts e fale com hamid, diga que te indiquei ele pode te dar melhores informações boa viagem qq coisa disponha

ana

Thaís Fanan

Thaís Fanan Franca

respondeu 1 ano atrás

Olá Heitor, fui ao Marrocos com a empresa Marruecos de Vacaciones (https://www.facebook.com/Viajes-Con-Marruecos-de-vacaciones-157318437750022/?fref=ts) com o Ibra.

Ficamos 5 ou 6 dias, não me lembro bem eo roteiro foi bem bacana saindo de Marrakech e terminando em Fés. 
Se você olhar no site da empresa, eles tem várias opções de roteiros, aí você pode escolher a que te agrada mais.

E se estiver sozinho, ele te inclui em algum grupo. 

Alex K

Alex K Mundo

respondeu 1 ano atrás

Ainda na região da Andaluzia, não deixe de visitar a Alhambra em Granada. É um dos monumentos mais visitados da Espanha e vale o passeio. Eu também gostei bastante de Córdoba , se você conseguir encaixar no roteiro.

Lugares mencionados
  1. Alhambra , s/n Calle Real de la Granada
  2. Córdoba ,

Responda a dúvida de Heitor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.