Rodrigo Maciel

 Aventura   Machu Picchu, Peru

Mal-estar na altitude do Peru

Estou indo para o Peru em poucos meses e estou preocupado com o mal-estar que posso sentir lá. Eu moro próximo do litoral, eu nunca estive em altitudes tão elevadas como Cusco ou Machu Pichu. Alguém já esteve lá? Como faço para evitar isso?

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Rodrigo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

36 Respostas

Ordenado por:
Vanessa Hikichi

MELHOR RESPOSTA

Vanessa Hikichi São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi! O ideal seria colocar no roteiro, cidades com altitudes não tão altas, para voce ir se acostumando até chegar a Machu Picchu...

Caso não seja viável, em qualquer farmácia voce consegue comprar "Soroche Pills", que ajudam a aliviar o mal de altitude. Além disso, mascar folha de coca / tomar chá de coca ajuda a oxigenar o sangue (não que sejam 100% eficientes). 

Espero ter ajudado!

Carolina Dias

Carolina Dias Rio de Janeiro

respondeu 1 ano atrás

A melhor coisa a fazer é dar um tempo para se ambientalizar. Se o seu primeiro destino for Cusco , vá devagar! Dê dois dias antes de tentar qualquer caminhada (trilha inca) - você sempre pode explorar outros locais no Valle Sagrado como Maras , Moray , Ollantaytambo etc..

Tive os sintomas: dificultade de respirar (por um bom tempo) e os batimentos cardíacos acelerados. Me aconselharam a não comer carne ou alimentos pesados nos dois primeiros dias, mas eu não consegui seguir! Então seja forte pelo menos no começo rsrs! Eu também carregava folhas locais para mastigar, elas ajudavam a melhor os sintomas.

Diferentes pessoas reagem a altitude de diferentes maneiras, resultado do seu prepado físico. Portanto, meu conselho é ir devagar e deixe a sua respiração se acostumar. Seu corpo deve vai dar os sinais (fácil respiração, batimentos cardíacos normais) quando você estiver pronto para maiores caminhadas ou desafios.

 Você vai adorar Peru!

Lugares mencionados
  1. Cusco , , Peru
  2. Maras , , Cusco, Peru
  3. Moray , , Maras, Cusco, Peru
  4. Ollantaytambo , , Cusco, Peru
Mariana Alberti

Mariana Alberti Sao Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá... Fui pra Machu Pichu e passei mal por uns dois dias. Escolhi ficar em Lima uns dias para ir se acostumando, mas quando cheguei em Cuzco passei mal mesmo assim. Fiz quase toda a trilha inca ainda meio mal.

Me deram chá de coca, folha de coca e nada adiantou. Leve algum remédio pra enjoo que não te de sono. Procure na farmácia que tem, sei do nome de alguns como Motilium e Vonau. Evite tomar Dramin. 

Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Rodrigo,

Cara, to no time da galera que passou malzaço. Não dá pra prever isso, vai de pessoa pra pessoa... e não tem o que fazer. Chá de coca ajuda bastante, as soroche pills também, maaaas...

Fui direto para Cusco e passei o primeiro dia de cama, passando muito mal mesmo. Depois de um mês lá (e achando que já tava acostumada) fui fazer a trilha inca e em alguns trechos sofri bastante. No fim da viagem fiz uma trilha em Arequipa (o pico mais alto da trip) e quase morri hahahaha

Não falo assim para te desanimar, muito pelo contrário. Vale a pena todo o esforço, o Peru é lindo demais. Mas vá preparado. Eu já sabia que isso poderia acontecer, então...

Conheci muita gente que chegou, foi direto fazer trilha e tudo, e não sentiu absolutamente nada. Espero que vc esteja nesse grupo :)

Um abraço e boa viagem! 

Marcella Albo

Marcella Albo Brasília

respondeu 1 ano atrás

quando você chega de avião é realmente um impacto grande pro teu organismo se acostumar. Mas, em alguns dias você melhora. Chá de folha de coca é ótimo, pelo menos para mim ajudou bastante! 

Cristiane Nagata

Cristiane Nagata Goiânia

respondeu 1 ano atrás

Nas farmácia de Lima ou Cuzco você pode comprar um remedinho muito bom chamado Sorochi Pills... O ideal, segundo o farmacêutico, é começar a tomar na noite anterior à viagem, aí toma-se um comprimido a cada 8 horas, ou seja, um na noite anterior à viagem, um na manhã da viagem, e assim por diante...

Haviam me orientado a tomar apenas chá de coca, mascar a folha, chupar a bala, mas nada disso resolveu para mim... Passei muito mal e a única coisa que me ajudou mesmo foi o Sorochi Pills.

Além disso é muito importante repousar no primeiro dia do passeio, ficar quietinho no quarto do hotel descansando, mesmo tomando o chá de coca e o remédio, porque realmente o corpo precisa de um tempo para se adaptar.

As orientações que recebemos foram: andar devagar, comer comidas leves e em pequenas quantidades, repousar e dormir bem.

Priscilla Karam

Priscilla Karam Curitiba

respondeu 1 ano atrás

Oi, Rodrigo! 

Tbm aconselho ficar uns dias em Cusco para se acostumar um pouco. Eu como já tinha passado por Potosi, na Bolívia, não senti tanta diferença quando cheguei em Cusco. Em Potosi passei muito mal... Tive muita falta de ar, tontura, sensação que ia desmaiar e dor de cabeça. A única coisa que resolveu foram as pílulas de soroche. Vc encontra em qualquer farmácia (mas prepare-se, como elas são vendidas só para turistas, são caras!) 

Quando cheguei em Cusco, só senti um pouco de falta de ar e fadiga. Mas depois passou. No Machu Picchu nem senti nada. Então uns dias em Cusco vc já irá se acostumar! :) 

Tatiana  Castro Neves

Tatiana  Castro Neves

respondeu 1 ano atrás

Fui no final do ano e não passei mal em Cusco,pois meu período de aclimatação foi no Atacama,lá sim o soroche pegou.Eu recomendo que você fique uns dias em Cusco antes de ir pra Águas Calientes e Machu Picchu.O cansaço e a falta de ar vão estar lá de qualquer forma,mas não arrisque perder o melhor da viagem por causa de dores e tonturas. Conheça Cusco ,que é lindíssima e vale muito a pena, descanse e se hidrate,enquanto se vai acostumando. À folha de coca é amargaaa,mas me ajudou muito,principalmente quando mascada.Em forma de chá sempre misturava coca com Muña,erva mais mentolada, deixa o chá bem melhor e também ajuda combater o mal de altura. Última dica: não encane! Nem todo mundo sofre e ninguém sofre do mesmo jeito, vá pensando que você vai ser um desses sortudos que só sentem um cansaço  (nenhum dos amigos que estavam comigo passaram mal

Mitsuru Tanabe

Mitsuru Tanabe Brasília

respondeu 1 ano atrás

Rodrigo, se você for descer em Lima e depois ir subindo pra MP, é mais tranquilo, pq Lima tb é no nivel do mar e o mais comum é vc mascar folha de coca ou tomar chá de coca, não se preopcupe... não dá barato nenhum... caso não curta o gosto da folha de cocam, dá pra comprar uns remédios que diminuem o efeito da altitude. 

Marcos Douglas Santos

Marcos Douglas Santos Rio de Janeiro

respondeu 1 ano atrás

Eu passei MUITO mal... tirando o primeiro dia, todos os outros eu passei mal. Sério.

Quando chegamos eu só havia sentido uma pequena tontura então pensei "Ah, é só isso? Sou F*** nada me afeta, vamos conhecer a cidade" e fomos andando, mesmo devagar e conhecendo tudo. Jantei massa, tudo tranquilo... a noite vomitei muito e nunca mais consegui dormir até sair do avião na volta! Sério!

Quando chegar NÃO FAÇA NADA. Vá para sua hospedagem e fique sem fazer nada por pelo menos 1 dia. Tem gente que não sente nada (ex: minha esposa) mas tem gente, como eu, que fica muito mal.

Quase desisti de ir a Machu Picchu porque, bem, simplesmente eu não dormia e nem comia (não tinha fome, pouca coisa eu tinha que "empurrar" pra dentro) mas, consegui visitar e até me senti melhor (lá é mais baixo que Cuzco ) mesmo parecendo um zumbi. :)

Lugares mencionados
  1. Machu Picchu , , pueblo, Cusco, Peru
  2. Cuzco , , Cusco, Peru
Cintia Polito

Cintia Polito

respondeu 8 meses atrás

Ola.. quando estive la comprei um remedio que chama Acetazolamida... ele me deu alguns efeitos colaterais como formigamento nas mãos e rosto mas me ajudou.... As soroche pills contem AASS e eu sou alergica entao nao pude tomar....

Simone Bressan

Simone Bressan Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

(Mal da Altitude) :

O Mal da Altitude chamada de Soroche, ocorre com pessoas que estão saindo de Locais ao Nível do Mar e subindo a grandes Altitudes. Este Mal poderá ocorrer com qualquer pessoa, dependerá do organismo de cada um. Seus sintomas principais são a dor de cabeça, falta de ar e cansaço. Porém este Mal poderá ser resolvido com algumas prevenções básicas que irá ajudar ao longo de toda a viagem nesta região.

Segue algumas das recomendações, principalmente para o primeiro dia:

– Dormir nas primeiras horas, assim que chegar em Cusco;

– Tomar Chá? de Folhas Coca;

– Comer comidas leves, principalmente sopas e de preferência a Dieta de Pollo (Canja de Galinha);

– Evitar bebidas alcoólicas;

– Evitar caminhadas longas;

– Tomar muita Água Mineral; De preferência SAN MATEO.

- Leve bastante remédio para barriga e dor de cabeça (Floratil, Buscopan, antigases, Rehidrate, paracetamol...). E protetor solar.

- Sugiro você comprar muita bala de coca ou então comprar um remedinho chamado Soroche Pills, (vende em qualquer farmácia) e toma uma pílula de manhã e outra a noite!

- Os locais recomendam tomar chá de coca, chupar bala de coca e mascar a folha da coca. A bala e o chá são horríveis, mas pense que é só temporário e encare. O chá de coca é digestivo, mas desperta, então não deve ser tomado no período noturno.

- Para fazer a dor de cabeça passar praticamente instantaneamente, esfregue álcool nas mãos (vale álcool gel) e cheire. Você vai sentir uma sensação horrível do álcool entrando pelas narinas rápido demais, mas a dor de cabeça passa. Logo em seguida, passe as mãos na testa e nas têmporas.

Renata Dias

Renata Dias Rio de Janeiro

respondeu 1 ano atrás

Como alguns já falaram, os sintomas variam de pessoa para pessoa. Eu senti um pouco de dor de cabeça no dia seguinte à chegada. Quando cheguei senti um pouco de falta de ar ao fazer pequenos esforços e o raciocínio ficou lento demais. Depois me acostumei. Não sei se vc sabe, mas Machu Picchu é mais baixo que Cusco, então é muito mais fácil andar pela cidadela do que nos passeios em Cusco.

Lá tem algo muito mais preocupante do que a altitude... Tome apenas água mineral, não beba água das fontes naturais e antes de comer qualquer alimento certifique-se que está bem cozido. Eu tive amebíase precisei ficar internada lá por 24 h e ainda tive que dar continuidade no tratamento por uma semana com remédios. Ou foi de água dos sucos que tomei no hotel ou então de um frango assado (que não estava bem assado) que comi apenas um pedacinho, pois havia percebido que estava meio cru. #ficaadica

Les Food Travellers

Les Food Travellers

respondeu 10 meses atrás

Oi querido! Eu voltei do Peru ha 2 semanas e nao tive problema algum com a altitude, inclusive nas trilhas que fiz onde chegamos a 5 mil metros de altura. A unica coisa que senti foi o cansaço, a sensaçao de esforço é muito grande.. um passo na trilha eram como 10 outros pro meu corpo. Mas nao se preocupe, existe um remedio que vende em farmacia para altitude, se chama sorochi pills, nao sei dizer como voce tem q tomar/quanto tempo mas acho q na farmacia eles devem te recomendar direito! Nao se preocupe, va tranquilo :) beijo

Bianca Vecchi

Bianca Vecchi

respondeu 10 meses atrás

Olá Rodrigo 

Fui pro Peru no final do ano passado. A altitude realmente causa um pouquinho de mal estar mas tem solução...rsrs.. 
No dia que vc chegar lá , durma no máximo por 1 hora para que seu corpo vá se acostumando com a altitude elevad, coma comidas leves e não tome bebida alcoolica. Sempre que der uma dorzinha de cabeça, tome chá de coca ou coloque as folhas da coca paradas entre os dentes e a bochecha.. melhora na hora..

Adriana Carneiro

Adriana Carneiro

respondeu 1 ano atrás

Rodrigo,

Estive em cusco em outubro do ano passado e realmente a atitude é um incomodo!!Mas nada q nao se resolva com 5 minutos de oxigenio fornecido pelos proprios hoteis ou q se pode comprar em farmacias!! E para minha surpresa CUzco é mais alta do q Machu Pichu! Boa viagem!!

Lalo Lacoma

Lalo Lacoma

respondeu 10 meses atrás

Sorojchi Pills uma por dia. E descansar bastante no primeiro dia, além de comer coisas leves e nada de álcool.

Acostuma rapidinho, vai na fé!

Vivi Araújo

Vivi Araújo

respondeu 10 meses atrás

Soroche Pills, minha companheira de viagem nos 3 dias de Salar de Uyuni! A única coisa que me fez voltar a ativa foi essa pastilha milagrosa!

Marisi Beppler

Marisi Beppler

respondeu 1 ano atrás

Olá Rodrigo , já fiz está viagem uma de carro e outra de moto, não se preocupe com a altitude, basta você não fazer muito esforço físico, procure caminhar devagar e sempre respirando fundo. Outra dica são as folhas de coca que você pode comprar em qualquer lugar de lá, faça uma buchinha com as folhas e coloque na boca, vá mascando aos poucos e engula somente o liquido, as folhas mascadas jogue fora. Boa viagem !!!

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes Jundiaí

respondeu 1 ano atrás

Eu iniciei em Lima parando em algumas cidades, para se acostumar com a altitude, mas mesmo assim tive ânsia, cansaço, tontura, mas nada a ponto de atrapalhar a viagem.

Tomar cha de coca e mastigar suas folhas secas ajudam a alíviar, é medicial por la.

Tem pessoas que só sentem cansaço, um pouco se falta de ar.

Aproveite!!!

Heloisa Duarte

Heloisa Duarte

respondeu 1 ano atrás

Não tem como saber como seu corpo vai reagir. Na duvida leve algum remédio recomendado por seu médico do Brasil   Às vezes só o chá de coca é suficiente mas não deixe Q o mal estar estrague sua viagem.  Cusco é muito alto e tem muita coisa pra ver e fazer por lá.   Se vc vem de lima que é nível do mar vai sentir a diferença.  Tome muita água sempre   E não exite em tomar medicação se achar necessário  

Telma Terra

Telma Terra Belo Horizonte

respondeu 1 semana atrás

O combate ao mal de altitude começa na definição do roteiro: programe uma passagem sem correria pelas cidades mais altas, reservando o primeiro dia para se aclimatar.

Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso. São estimulantes, então melhor não tomar tarde da noite.

Na alimentação, a dica é evitar bebidas alcoólicas, tomar bastante água e comer comidas leves. O chá de muña é digestivo e ajuda a melhorar os enjôos.

As Sorojchi Pills são no Peru o remédio mais popular para o combate ao mal de altura (bem, pelo menos entre os turistas). A composição é ácido acetilsalicílico, cafeína e salófeno. O que é salófeno o Google não me ajudou a descobrir, mas os demais componentes você pode encontrar em outros remédios no Brasil mesmo. Comprar as Sorojchi Pills não é indispensável, não.

Os hotéis mais bambambãs de Cusco (como o Belmond Hotel Monasterio, o JW Marriott, o Casa Cartagena ou o hotel onde nós ficamos, o Aranwa) dispõem de tubulações especiais que liberam mais oxigênio nos quartos, ou então de máscaras de oxigênio que são emprestadas ou alugadas aos hóspedes.

Helen Rezende

Helen Rezende florianopolis

respondeu 9 meses atrás

Tenta não comer nada pesada, porque a difestão sua fica lenta e é fatal se comer fritura ou até a fritada de porco que é bem comum por lá. Machu pichu é um pouco mais baixo que cusco e Lima fica na altura do mar, então se vc ficar um dois dias se adaptando em cusco é tranquilo. Comer doce levar bala ou chocolate no bolso sempre ajuda, além de tudo que já falaram anteriormente como o chá a folha de coca, etc. Muita agua também, é muito seco, sempre leve uma garrafa de agua ou hidratante para tomar que ajuda na adaptação. Se vc tiver um bom reparo físico vai sentir menos.

Josiane Ferrari

Josiane Ferrari São Paulo

respondeu 10 meses atrás

Rodrigo, o soroche só é sentido se não tiver pelo menos dois dias de adaptação. Se voce for a Arequipa , já é um bom treino, pois a cidade tem altitude em torno de 2300m, quase a mesma de Machu Picchu . A não ser que você vá fazer a trilha inca, aí as altitudes se levam bastante. Já Cuzco está à mais de 3300 m e requer um pouco de adaptação caso chegue direto de Lima. Evite comidas pesadas, não correr ou andar muito rápido e como quase todos já disseram, muita água, mas mineral. No mais,Josiane Ferrari adicionou foto de Machu Picchu,Peru Foto 1 boa viagem e aproveite porque o Perú é encantador e inesquecível. A foto é de Cuzco, pois fomos de carro saindo do Brasil.

Lugares mencionados
  1. Arequipa ,
  2. Machu Picchu , PE
  3. Cuzco , Cusco Cusco Cusco
Patricia Ramos

Patricia Ramos São Paulo

respondeu 7 meses atrás

Rodrigo,

Sim você pode sentir um pouco de mal estar. O principal conselho é quando chegar em Cusco, não fazer absolutamente nada no primeiro dia. Fique deitado, coma alimentos leves (de preferente caldos e tome bastante chá de coca. Caminhe devagar e se for fumante, evite fumar no primeiro dia. Em casos mais extremos, existe um comprimido que você compra em qualquer farmácia para Soroche

Beba bastante água.

espero ter ajudado.

Andri S

Andri S Curitiba

respondeu 7 meses atrás

Comecei a viagem chegando direto em La Paz.

Senti a pressão da altitude no teleférico (fui no primeiro dia da viagem).

Na trilha inca e no Chacaltaya a respiração ficou ofegante, mas nada que me prejudicasse para continuar a viagem. 

É bom não fazer atividade física no primeiro dia e evitar alcool.

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 8 meses atrás

Olá, isso varia muito de pessoa para pessoa e é importante você consultar um médico antes de ir. No entanto, se não houver problema algum de saúde, o mais importante que você tem a fazer é DEITAR (sim, deitar, não adianta apenas repousar) por umas 3 ou 4 horas após a sua chegada. Já estive lá e na Bolívia (onde já chegamos a 5.000 m de altitude) e foi bem tranquilo. O chá de coca ajuda muito e eu nunca precisei tomar medicação alguma (as pílulas do mal da altitude). Evite no dia seguinte fazer longas caminhadas. As visitas ao Vale Sagrado e também a Macchu Picchu vão te exigir que já esteja totalmente ambientada para que você aproveite, então reserve 1 dia a mais para essa ambientação. No mais, o país é lindo; aproveite! 

Vanise Januario

Vanise Januario

respondeu 9 meses atrás

Oi Rodrigo, eu morei em Cusco 
por dois anos e meio e posso garantir que depois de alguns meses, o corpo se acostuma rsrsrs - Brincadeiras a parte, todas as dicas deixadas aqui são úteis. Chegar e descansar mas lembrando que as caminhadas leves pelos arredores do hotel também ajudam, pois mantém o corpo oxigenado. Chá de coca é mandatório, eu gostava de mascar a folha, acho mais efetivo, mas é um sabor que nem todo mundo gosta. As balinhas de coca também são boas. Evitar bebidas alcoólicas, comidas pesadas, carne e outros alimentos de difícil digestão. Mantenha-se hidratado, principalmente se os sintomas te atacarem em forma de vômito e diarréia. Escrevi um artigo sobre esse tema no site Boa Yoga, fica o link pra você conferir:

Cuidados com a altitude

Grande abraço e boa viagem!

Lugares mencionados
Heitor M. Corrêa

Heitor M. Corrêa Rio de Janeiro

respondeu 9 meses atrás

Realmente, isso vai de pessoa pra pessoa. Eu moro no Rio, recentemente estive no Atacama, que tem altitudes maiores que a de Cusco, e não senti nada (e nem precisei tomar chá de coca!).

Acho que a dica é essa que a galera já disse: primeiro, vá a lugares mais baixos, pra ir se ambientando. Eu tô indo pro Peru esse ano também e, antes de Cusco, vou a Lima e Arequipa.

Boa sorte pra nós! ;)

sandra paula

sandra paula

respondeu 9 meses atrás

Fui em abril do ano passado e realmente passei muito mal por causa da altirude, tomei as pilulas, masquei folha de coca e chupei as balas de coca a viagem inteira.

O pior é o primeiro dia, eu tinha a impressão que estava deitada em uma rede, não fiz nada, passei o dia na cama, terrivel.

Nos outros dias foi melhorando, mas continuei seguindo o mesmo ritual, um conselho tome muita água, ela ajuda a oxigenar o organismo.

Leve muito rinosoro, as narinas ficam entupidas de secreção com sangue.

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 11 meses atrás

Ola Rodrigo, fui em 2014 senti um pouco, mas nada que uns dois dias acostumando não resolva, eu tomei chá de coca, ja que mascar não curti, poie é amarga haha ... abçs ;) 

Stefano  Giorgi

Stefano  Giorgi

respondeu 11 meses atrás

Parceiro, vou te falar que subi até 5000 metros de altura nas cordilheiras para ver os condores. Ali em cima não tem o que fazer. Em Machu Pichu passei mal também. O jeito é comer bem e mascar muita folha de coca, ou tomar chá de coca com hortelã. Foi o que eu fiz!

Sara Mardones

Sara Mardones Roma

respondeu 11 meses atrás

Oi Rodrigo,

O mal-estar da altitude vária de organismo para organismos. Eu, por exemplo, não tive muitos problemas, mas algumas amigas que foram comigo chegaram a vomitar por causa da altitude. 

Acho que por você morar na praia pode ser que sinta um pouco mais. Um dica é mascar folha de coca e se você faz alguma atividade física isso já é uma vantagem porque o organismo fica mais preparado.

Débora Westphal

Débora Westphal

respondeu 1 ano atrás

Muito importante quando chegar, não ingerir bebidas alcoolicas e ficar um dia sem fazer muito exercicios. 

Ciro Marcial Roza Junior

Ciro Marcial Roza Junior

respondeu 1 ano atrás

Ola Rodrigo

Infelizmente esse é o mal de quem visita a região, alguns se arrependem quando vão para lugares assim.

Fiz um cruzeiro uma vez, a minha esposa passou mal e não aproveitou um dia da viagem.

Todavia, devo dizer que a maioria das pessoas que vai para lá acaba se adapatando de alguma forma e parece que tem medicamento naturais que aquele povo tem que muitos turistas utilizam.

De qualquer forma se esse é seu sonho, vai fundo que tudo se ageita, e viver uma aventura sempre é interessante.

Como diria Walt Disney: " Se voçê pode sonhar, você pode realizar."

Boa Viagem!!!

Cleonice Caro

Cleonice Caro

respondeu 1 ano atrás

Oi Rodrigo,

O ideal é tirar um ou 2 dias para aclimatação. O chá de coca me ajudou bastante em Cusco. Machu Pichu é mais baixo, então se você se aclimatar em Cusco vai ficar bem lá.

É dificil dormir no primeiro dia, mas não é recomendado tomar medicamento. 

Responda a dúvida de Rodrigo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.