Tassiana Rovai

Lençois maranhenses em dezembro

Oi gente. Estou planejano em ir em dezembro conhecer os lençois maranhenses. É uma época boa? Li que uma boa opçao é ficar hospedado em barreirinhas. Bom quem puder me dar dicar aceito todas! Valeu!!

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Tassiana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

8 Respostas

Ordenado por:
Silvia Reis

MELHOR RESPOSTA

Silvia Reis Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Olá Tassiana,

Eu fui em Setembro, teoricamente quando as lagoas começariam a secar. Mas naquele ano (2012) choveu tão pouco que haviam apenas duas lagoas cheias. Andamos muitooo na areia para chegar até uma delas... Em teoria, dezembro não seria a época mais indicada (entre maio e agosto é que as lagoas estão cheias).

Eu fiquei hospedada em Barreirinhas - MA e recomendo porque é distante de São Luís - Maranhão uns 260 kms, só tem um acesso e a estrada não é lá muito boa (ao menos que tenham arrumado algo nestes ultimos tempos).

Os passeios para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 
 finalizam com a vista do por do sol, e penso que ficaria super cansativo ir e voltar pra São Luís no mesmo dia.

Eu contratei pela internet o traslado e hospedagem em Barreirinhas, desde São Luis (eles buscam e trazem do seu hotel) e todos os passeios. Fiquei hospedada na Pousada Portas Da Amazônia no Centro Histórico em São Luis e em Barreirinhas, no Hotel Pousada Do Buriti - Rua Inácio Lins também no centro (a cidade é super pequena).

Mas não deixe de ir ... só leve muito protetor solar e se cubra bem, pois é muito calor e a areia reflete muito o sol.

 Boa viagem :)

Silvia Reis adicionou foto de São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) Foto 1

Silvia Reis adicionou foto de São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) Foto 2

Silvia Reis adicionou foto de São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) Foto 3

Lugares mencionados
  1. Barreirinhas - MA , , Brasil
  2. São Luís - Maranhão , , Brasil
  3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses , , Barreirinhas - MA, Brasil
  4. Pousada Portas Da Amazônia , , São Luís - MA, Brasil
  5. Hotel Pousada Do Buriti - Rua Inácio Lins , , Barreirinhas - MA, Brasil
Mara Sacconi Paschuotti

Mara Sacconi Paschuotti

respondeu 1 ano atrás

Olá Tassiana, acabei de voltar de lá, e vou te dar algumas dicas que pra eu foi útil, Reserve pelo menos 4 dias pra ficar hospedada em Barreirinhas, tem várias pousadas a preços bem legais interessante ir com reserva em alguma. Lá na cidade há varias agências que promovem passeios, fui pela Taguatur.com.br e fui bem acessorada pelo guia Junior e bruno do 4x4  eles oferecem vários passeios, não são baratos, mas vale a pena, e são meio que tabelados. São Luís também tem alguns passeios que valem a pena, tipo Raposa com mangues e a vila das rendeiras , Cidade de Alcantara, com suas ruinas e o próprio centro hístorico de São Luís, se gosta de história vai gostar das lendas e história de Ana Jansen !!!

Espero ter te ajudado, compro sempre os pacotes pelos sites de reservas de hotel e me dei bem!!!

Renyane Bitarães

Renyane Bitarães Belo Horizonte

respondeu 1 ano atrás

Olá Tassiana! Sobre Dezembro eu não sei se é um bom mês ainda. Mehor ir no tempo de mais chuva para que a areia das dunas estejam um pocuo mais compactadas e fique menos perigoso fazer os passeios.

Sobre hospedagem, se você deseja ir pra ficar mais dias nos lençois, se hospede em Barreirinhas sim. Por que a viagem de São Luís até lá dura cerca de umas 3 horas e a estrada não é como está acostumada em SP. E a região é bem pobre e não apresenta muita estrutura não.

Sobre hotel, fiquei hospedada no Porto Preguicas Resort e gostei bastante.

E para fazer os passeios até os lençois (que demora cerca de 40 minutos de carro ou de quadriciclo da cidade até a entrada do parque dos Lençois) você pode fazer em uma caminhote que vira como um "pau de arara" (pra ficar mais facil entender) ou por quadriciclo. São os jeitos mais comuns. 

Sugiro muito cuidado com os quadriciclos por que é o jeito mais gostoso de ir... mas p mais perigoso. Eu mesma sofri um acidente lá onde ele capotou pra trás por que a areia das dunas não estavam compactadas (como eles explicaram), por que fui em novembro e não tinha chovido a bastantes dias. E tivemos que ser resgatados de helicoptero até Sao Luis devido ao acidente e a gravidade. Então, sugiro ir de caminhonete. Vai por mim! rsrs

Luis Eduardo Capran

Luis Eduardo Capran São Luís

respondeu 1 ano atrás

BomTassiana, depende muito do tipo de viagem e o tempo que vc tem disponível.

Mas de qualquer forma, dezembro não é uma época boa, a não ser que vc queria curtir as dunas sem lagoas e as praias. O período ideal é de junho a agosto, época em que as lagoas estão cheias.

Existem duas cidades que são entradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses , uma é por Sto Amaro, bem rústico e com pouquíssima infraestrutura, mas que particularmente, eu acho mais bonito e interessante. É a outra cidade de entrada, que é a mais comum é mais visitada é Barreirinhas  , tem um pouco mais de infraestrutura. 

Se vc decidir ir por Sto Amaro, vc tem que pegar uma van ou microônibus e descer no povoado chamado Sangue, lá vc pega um carro 4x4 e chega até a cidade de Sto Amaro. Para fazer os passeios vc tem que pegar outro carro 4x4. Lugares que eu indico são Betânia, Espigão, lagoa da gaivota e Travosa.

Por Barreirinhas é um pouco mais fácil, vc pode pegar van, microônibus e até mesmo ônibus de linha da rodoviária. Em Barreirinhas tem várias agências de turismo que oferece basicamente dois passeios, um vai para as dunas, geralmente depois do meio dia, para ver o por sol e aproveitar as lagoas e o segundo passeio é o passeio do Rio Preguiças que vai até Caburé, que é onde há o encontro do rio com o mar, esse passei leva o dia inteiro, havendo necessidade de almoçar nos restaurantes de lá.

Se vc tiver mais tempo e se quiser interagir com as comunidades locais, eu indico ficar uns dias em Atins  , fica na entrada do Parque e é muito interessante, existem pousadas e acomodações nas casas dos moradores locais.

Bom, espero ter ajudado.

Lugares mencionados
  1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses , Barreirinhas MA BR
  2. Barreirinhas , MA
  3. Atins , Barreirinhas MA
Cristina Ivana Lins Amaral

Cristina Ivana Lins Amaral

respondeu 1 ano atrás

Tassiana, estive nos lençois Maranhenses no mês de Julho, foi um perído legal, fiquei hospedada em Barreirinha, lá existe hotéis legais, melhor do que ficar hospedado em São Luiz, nesse período tinha apresentações culturais todas as noite.

Joce Turella

Joce Turella Erechim

respondeu 1 ano atrás

Oi Tassiana, visitei os Lençois em Junho, que é época de "cheia", ou seja, que as lagoas estão cheias. Em Dezembro a grande maioria esta seca. Fiquei hospedada em São Luis, dá pra fazer um bate e volta bem tranquilo. Mas sim há várias opções de pousadas em Barreirinhas. No mais o lugar e incrível, vale muito conhecer. Boa Viagem!

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes Jundiaí

respondeu 1 ano atrás

Oi!

Nos meses após as chuvas: julho, agosto e setembro são melhores, pois é a época em que as Lagoas ficam cheias...

Sim, em Barreirinha é uma boa opção para ficar.

+ Outras respostas

Responda a dúvida de Tassiana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.