Simone Camargo

  Halifax

Halifax/Canadá, alguém aqui já esteve por lá?

Boa noite! Gostaria de mais informações sobre esta cidade do Canadá, relatada por brasileiros que tenham morado lá.
Grata, Simone

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Simone

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Lais Azevedo

Lais Azevedo

respondeu 1 ano atrás

A cidade tem o tamanho certo, apenas o número ideal de pessoas para o trânsito ser aceitável, não ter fila nas lojas e serviços e pelo menos uns 2 mercados e uma meia dúzia de restaurantes 24 horas.
As pessoas são muito educadas e gentis (os canadenses de outras regiões acham o povo daqui educado, então isso te dá uma idéia) e existe um bom senso de comunidade.
É uma cidade tranquila, segura e tem uma imensa área rural (onde moramos). Pra quem gosta de água o que não falta são lagos e acesso ao mar. O waterfront em downtown é uma coisa que não cansa.
Muitos parques municipais, provinciais e federais, 90% deles dog-friendly (a maioria permitindo cães sem guia/coleira). Um prato cheio para quem gosta de hiking, trekking, geo-caching, caça e pesca.
A cidade é linda (principalmente no verão) e muito bem cuidada. A prefeitura faz um serviço bem decente de manter as ruas acessíveis durante tempestades de neve. São poucas as vezes que eles não dão conta de manter a neve sob controle.
 
tem poucos imigrantes aqui comparados com outras regiões. Meus amigos são todos canadenses da gema. Brasileiro é uma coisa que quase não se ouve a respeito. Ouvi falar de mais um casal aqui e conheci uma moça casada com um canadense. Pessoas que ficam homesick e querem estar se relacionando com outros brasileiros não vão gostar daqui. Considero uma enorme vantagem que nós nos relacionamos quase exclusivamente com canadenses. Eles não são tão frios quanto as pessoas acham depois que você quebra a barreira inicial. E ao contrário de outros países xenofóbicos aqui sempre tivemos uma boa recepção. Aliás, consideram nosso horrível sotaque “very cute”.
 
Também gosto do fato de ser uma cidade pequena, sossegada. É uma cidade universitária e militar (base naval do leste é aqui) então durante o verão os estudantes vão embora pra casa e o sossego fica maior ainda.
Não falta espaço aqui. Pra mim morar num apartamento simplesmente não é uma opção, mas achar uma casa (afastada da cidade, verdade) não foi difícil.
 
 Em outro aspecto, quem gosta de frutos do mar vai gostar . Tem Lagosta a preço de frango algumas épocas do ano. 
 
Desvantagens: Maior imposto entre todas as províncias, uma das menores médias salariais entre todas as províncias, gasolina mais cara entre todas as províncias. (Percebem um tema aqui?)
Transporte público é bom, mas cobre uma região limitada. Quem mora em regiões mais afastadas precisa de carro.
Também sinto falta de algumas lojas e restaurantes mais bacanas.
 
trabalho não falta. Seja em loja, lanchonete ou em serviços. Agora, se estiver atrás de algo específico e fizer questão de manter um certo status (não quer se “rebaixar”), recomendo fortemente fazer uma pesquisa profunda antes.
Ser fluente em inglês é essencial e você raramente vai encontrar alguém que fale francês.
 
quanto ao clima:
 
No geral o clima é bom o ano todo, mas é bom destacar que a cidade é afetada pelos furacões tropicais que normalmente passam na TV quando atingem a Flórida ou o Caribe. A maior parte deles chega lá também normalmente enfraquecidos e com status de furacão rebaixado para “tempestade tropical”.
Na primavera chove um bocado e no outono a neblina é tão densa que não dá pra ver dois carros à frente. Todas as estações do ano são muito bem marcadas, definidas e tem quase uma personalidade.
 
outra coisa: A municipalidade de Halifax (HRM) é composta de três cidades: Halifax, Dartmouth e Bedford.Aluguel depende da região. Em um bairro você pode alugar um apartamento de 1 quarto por CAD 1500/mês e em outra região uma casa de três quartos e um lago nos fundos pelo mesmo preço. Depende basicamente da infra-estrutura da região, disponibilidade de transporte, etc.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.